Clássico Radio

Estações com o género Clássico

Música Clássica - o prazer para os seus ouvidos

Há séculos que a música clássica encanta os seus ouvintes e até hoje consegui unir inúmeros fãs. O seu apogeu sucedeu no século XVIII em Viena quando famosos compositores como Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven e Joseph Haydn compunham sinfonias magistrais, concertos de piano e orquestras que foram levados aos grandes palcos musicais. Mas o repertório clássico contém muito mais: comoventes óperas italianas de Verdi até Puccini enlevaram os corações os apreciadores da música clássica.

De onde vem a música clássica?

Difícil de acreditar, mas as origens da música clássica que conhecemos hoje, encontram-se na idade média (500-1400) e na sua música religiosa gregoriana. Eram as igrejas que controlavam o estilo músical e determinaram as regras para a melodia e o ritmo. Ancient FM oucupa-se do simples e agrádavel som dessa era.

A seguinte etapa é a época do barroco (1600-1760) que é caracterizada pelo desenvolvimento de vários estilos músicais e que significam ainda hoje uma grande inspiração para muitos compositores. Esta era é considerada como o início de orquestras óperas, conertos, sonatas e muito mais. Foram produzidos instrumentos únicos e maravilhosos como o realejo, o cravo, o violino baixo ou a guitarra barroca. O som exclusivo de Arcangelo Corelli, Claudio Monteverdi, Henry Purcell, Jean-Philippe Rameau, François Couperin, Alessandro Scarlatti e Domenico Scarlatti possuiam um grande pape,l tanto na vida pública como na vida privada, porque além de ser tocada na igreja, também foi tocada em festas privadas de familias buguesas. Georg Philipp Telemann é um dos representantes mais conhecidos deste estilo. Música para uma pessoa só tornou-se a música para o grande público. Chegue a conhecé-la em RadioTunes - Baroque Period.

Quem são os compositores mais famosos dessa época musical?

Os protagonistas dessa realização musical são sobretudo Johann Sebastian Bach, Georg Frideric Händel e Antonio Vivaldi. Esses artistas ultrapassaram as existentes fronteiras musicais e iniciaram, com as suas melodias novas harmonias complexas, o começo da música clássica (1730-1820). Compositores clássicos como Joseph Haydn cujas influências em relação ao quarteto dos instrumentos de cordas, são visíveis até hoje. Ou Wolfgang Amadeus Mozart, que desenvolveu o concerto do piano e que o afamou e que ainda hoje é bem estimada. O típico estilo simétrico e a strutura das sonatas inspiraram o mundo de música percetívelmente.

Que rádios de música clássica recomendamos?

De prelúdios do pós-modernismo a sinfonias e sonatas, recomendamos aqui as melhores rádios para poder disfrutar da música clássica Klassik Radio, Radio Swiss Classic und NDR Kultur - Belcanto.