Jazz Radio

Estações com o género Jazz

Deixe-se seduzir do ritmo do JAZZ!

New Orleans Jazz, Dixieland Jazz, Chicago, Swing, Bebop, Latin Jazz, Cool Jazz, Hard Pop, Free Jazz, Jazz Fusion - as variedades de jazz são enormes, existe um grande número de subgêneros! O género musical jazz vem originalmente de Nova Orleães, Chicago e Nova Iorque e desde o início de século 20 desenvolveu-se constantemente.

Instrumentos típicos que tornam o jazz único são o saxofone, piano, teclado, trompete, trombone, clarinete, tuba, guitarra, contrabaixo e bateria.

Influenciado por várias tradições religiosas, sobretudo a afro-americana, tornou-se popular e grande. A marca principal do jazz é o seu ritmo execional que se reduz a cultura musical africana.

Representante do New Orleans Jazz é sobretudo Louis Armstrong o famoso trompetista e cantor de jazz que levou o jazz para Chicago e Nova Iorque. Começou como músico mal pago mas com a sua paixão pelo jazz consegui desenvolvé-lo. Um homem simples ascendeu a uma das maiores estrelas do jazz. Outro grande artista é sem dúvida o pianista Nat King Cole que teve um enorme sucesso com as suas músicas românticas em conjunto com a sua voz extraordinária. Junto com Louis Armstrong e Nat King Cole, Bix Beiderbecke foi mais um solista de jazz extremamente influente e conceituado. Com o seu talento para a improvisação e a sua forma de tocar Singin’ in the Blues e I’m coming from Virginia deixou uma grande marca. Bix morreu muito jovem mas a sua morte trouxe-lhe uma enorme fama e tornou-o numa lenda do jazz.

Miles Davis, também conhecido como The Prince of Darkness, é considerado um dos artistas de jazz mais influentes da segunda metade do século XX. O trompetista fez parte da Revolução Bebop e influenciou percetivelmente diferentes estilos de jazz como o Cool Jazz, Hard Bop, Jazzrock e Jazz Modal. A sua grande obra musical tornou-se numa obra-prima e fizeram dele um artista imortal.

Apesar de tudo, o jazz não pertence somente ao passado. Cantores como Michael Bublé, por exemplo, criaram uma forma de integrar o jazz na música mainstream. Os albuns de Bublé foram bem-sucedidos e gozam duma grande popularidade.

Um dos estilos de jazz mais significantes é o Swing que se tornou popular nos anos 30 e que foi arranjado principalmente para grande orquestre. 1930 foi a década do swing em que se destacaram as grandes big bands cujos regentes mais conhecidos são Glenn Miller, Benny Goodman, Tommy Dorsey, Artie Shaw, Duke Ellingtion e Count Basie. Billie Holliday, Dinah Washington e Ella Fitzgerald foram as cantoras mais famosas dessa era.

Muito popular e conhecido é o Latin Jazz, o jazz latino, nasceu em 1947 e além de ser influenciado por ritmos africanos, também é caracterizado pelos ritmos da América Latina. Os diferentes estilos musicais das Caraíbas e o crossover do jazz habitual, contribuiram para o ritmo único do Latin Jazz cujas caracteristicas mais significantes são os instrumentos de percussão. Houve, além disso, também uma fusão com a música brasileira, principalmente com samba e bossa nova. A música mais conhecida é provavelmente The Girl from Ipanema (A garota de ipanema).

O jazz consegui manter a sua popularidade durante décadas e ainda hoje desfrutam inúmeras pessoas dos tons únicos e dos ritmos maravilhosos.

Em Portugal existem mais de dez festivais de jazz. De Lisboa ao Porto até ao Funchal - o jazz está presente em todo o lado.