Pop Radio

Estações com o género Pop

Elvis Presley, Beatles, Madonna, Michael Jackson, Britney Spears ... - as estrelas do Pop são inúmeras!

Fala-se de Pop, fala-se de Michael Jackson, o King of Pop. Mas não foi só ele que tornou este género musical naquilo o que é hoje em dia. É absolutamente necessário mencionar também os Beatles, Madonna, George Michael, Robbie Williams e Britney Spears. O que seria a música pop sem as suas melodias e harmonias que toda gente conhece de cor? Mas o que é pop? Dando atenção às suas origens e influências vai ficamos a saber mais.

Pop, que não significa automaticamente música popular, surgiu nos anos 50 nos Estados Unidos nascido do Rock Rock’n’Roll, Folk e Beat. Foi Elvis Presley quem abriu o caminho à cultura pop. A complexidade de antigos estilos musicais desaparecia de cada vez mais e foi substituido por simples harmonias e melodias que se gravavam facilmente na memória, permitindo consequentemente o acesso a um público maior. Alcançava sobretudo os jovens naquela altura.

Os Beatles começaram a sua carreira exemplar nos anos 60 e são, sem dúvida, uma das bandas mais conhecidas do mundo. Tornaram o pop naquilo que é hoje. As guitarras dominavam a sua música e ela foi um grande exemplo de inspiração, tanto para artistas dessa época como para a geração que os seguia. O filme americano mais destacado nos anos 70 foi com certeza Saturday Night Fever que influenciou a música pop de maneira significativa e cujas músicas dos Bee Gees ou Kool & The Gang mostram a concivção músical desta década.

Quem se recorda dos anos 80 pensa logo em Michael Jackson o King of Pop que se tornou um artista insubstituível, ele será jamais esquecido. O seu album Thriller foi o mais vendido desde sempre e os êxitos Billy Jean ou Smooth Criminal são o cúmulo do pop dessa época.

O mesmo sucesso teve Madonna com os seus êxitos Like a Prayer e Like a Virgin com que consegui tornar-se uma das maiores cantoras desta década. Mas também Whitney Houston com I Wanna Dance With Somebody ou Prince com Purple Rain conseguiram subir ao céu do pop dos anos 80.

Os que causaram sensação na Europa foram sobretudo Phil Collins, Billy Idol, Nena etc...

Com o sucesso do Hip Hop e do R'n'B nos anos 90 houve uma das maiores mudanças na história da música e a música pop foi percetivelmente influenciada por estes dois novos estilos musicais, como os êxitos de Mariah Carey, Janet Jackson, Boys II Men ou TLC demonstram. No final da década surgiu o Teen Pop e bandas como os Backstreet Boys, as Destiny’s Child ou as Spice Girls do Reino Unido, conquistaram os charts do pop. Britney Spears e a sua música Baby One More Time era provavelmente a artista mais conhecida desta época.

O que é que aprendemos? Pop não é sempre igual. A fusão e a inluencia de vários estilos musicais é o que caracteriza marcadamente o género musical pop (é por isso necessário distinguir entre Britpop, Sythie Pop, Soft Pop e muito mais). O facto do pop ser produzido sobretudo para o grande público, fá-lo ser objeto de muitos críticos. Mas isso não traz rupturas à popularidade do pop, cada um consegue encontrar-se de certa forma nas letras duma música. Encontrará com radio.pt inúmeras rádios de pop cujas músicas falam de amor e dor. A diversidade do pop corresponde à grande diversidade de rádios e não para de se desenvolver constantemente. Haverá sempre uma Lady Gaga ou um Justin Bieber que conquistará o mundo do pop.