Rap Radio

Estações com o género Rap

O melhor Rap

Dos cantos mais escuros das ruas de Novo Iorque para a lista dos tops do mundo inteiro: hip hop é provavelmente a maior cultura juvenil dos nossos tempos. No princípio houve muitos que duvidaram do rap e que pensavam que ia desaparecer rapidamente mas até hoje o rap conseguiu desenvolver e progredir-se constantemente e goza duma grande popularidade.

O chamado Jive Talk dos artistas de jazz e os albuns dos Last Poets e de Gil Scott-Heron abriram o caminho ao rap que conhecemos hoje. O primeiro verdadeiro disco de rap foi King Tim III dos Fatback mas só quando os The Sugarhill Gang lançaram a sua música Rapper’s Delight em 1979 foi chamada a atenção da indústria musical. Novos grupos e rappers como Run DMC ou LL Cool J tornaram o hip hop ainda mais popular. Juntaram-se cantoras de rap femininas como Salt-N-Pepa, por exemplo, mas também artistas brancos como os Beastie Boys. O rap tinha ultrapassado as fronteiros dos guetos.

Nos anos 90 estabeleceram-se duas correntes de rap: o Conscious Rap tematizou a história americana e movimento cívico e preocupou-se de problemas sociais. O Gangsta Rap de Ice Cube e N.W.A. revolou a imagem péssima dos guetos e celebrou as carreiras criminosas.

Hoje em dia não se consegue imaginar uma meio musical sem rap. Tanto o rap da ruas como aquele que toca nos bares e discotecas, ele está presente em todo o lado. O rap dos EUA com os representantes como Drake, Kendrick Lamar e zu 50 Cent é conhecido em todo o mundo mas também em Portugal existem inúmeros artistas de rap: Regula, Boss AC, Chullage, Sam The Kid, MC Snake, Da Weasel, Dealema e muito mais!

Com radio.pt encontrará muito mais rap do que nas rádios habituais porque as web rádios aqui disponívies, oferecem uma variedade enorme de rap.