Sensibilizar para a indiferença é um dos objetivos da Associação Larico, que tem como missão potenciar a inclusão na educação escolar. Em conversa com a jornalista Cláudia Pinto, Carolina Chaves-Graça Morais, explica o que a motivou a criação desta associação, a importância da participação de voluntários e os vários projetos criados com o objetivo de chegar à comunidade.
Partilha ainda o desafio de ser mãe de um menino com uma doença rara, da forma como encarou o diagnóstico e do desejo de ver a verdadeira inclusão no futuro como algo mais simples e com menos barreiras.
Para mais informações:
associacaolarico.pt
www.instagram.com/asconquistasdolarico
www.facebook.com/asconquistasdolarico
Host: Cláudia Pinto, Jornalista
Convidada: Carolina Chaves Graça-Morais, presidente da Associação Larico
--------
29:50
--------
29:50
S1E4 - Que direitos sociais para as famílias "raras"?
Que apoios sociais existem para os doentes raros e os seus familiares e cuidadores? Como caminhar no sistema que, muitas vezes, os deixa ainda mais perdidos? O que é ou não comparticipado? Como navegar no site da Segurança Social e como entender as regras? Existem desigualdades no país? É possível decifrar as "entrelinhas" de uma linguagem técnica relativa às prestações sociais que o agregado familiar tem direito? E quais os direitos integrados no estatuto de cuidador informal. São muitas as questões que se colocam na gestão de uma doença rara. "O caminho é longo, mas faz-se", afirma a assistente social Palmira Martins, em conversa com a jornalista Cláudia Pinto sobre as alternativas existentes para apoiar as famílias com filhos com doença rara e descodificar um mundo ainda muito desconhecido. E reforça a "falta de empatia" e de humanismo com que se depara em alguns serviços. Por outro lado, existem empresas que já têm práticas integrativas de pessoas com doenças raras e com deficiência.
Mais informações em www.rdportugal.pt e www.rdportugal.pt/pt/cuidararo
Host: Cláudia Pinto, Jornalista
Convidada: Palmira Martins, assistente social da RD-Portugal
This podcast is powered by Pinecast.
--------
35:04
--------
35:04
S1E3 - A inclusão está dentro de nós
Rosa Neto, vice-presidente do Conselho de Administração e diretora-geral da Cercica, cooperativa onde está desde a sua fundação, em 1976, conversa com Cláudia Pinto sobre a forma como se começou a fazer a diferença na vida de jovens com deficiência "que viviam fechados em casa e sem alternativas". A missão da Cercica é integrar estes cidadãos na sociedade. "A inclusão é normalizar, não é ver a diferença, mas sim as capacidades que estas pessoas têm e como podem ser úteis ao país e a todos nós", defende.
Mais informações em www.cercica.pt
Host: Cláudia Pinto, Jornalista
Convidada: Rosa Neto, vice-presidente do Conselho de Administração e diretora-geral da Cercica
This podcast is powered by Pinecast.
--------
30:11
--------
30:11
S1E2 - A inclusão é acesso, pertença e participação
A inclusão é um direito de todos. Teresa Brito, doutorada em Estudos da Criança e professora auxiliar com agregação no Ispa conversa com a jornalista Cláudia Pinto sobre o que se espera de profissionais da área de intervenção precoce no acompanhamento das crianças com deficiência e as respetivas famílias. "O currículo de um educador deveria ser fluente na língua do desenvolvimento", defende.
Host: Cláudia Pinto - Jornalista
Convidada: Ana Teresa Brito - Doutorada em Estudos da Criança, é professora auxiliar com agregação no ISPA - Instituto Universitário onde dirige a Escola de Educação.
--------
31:52
--------
31:52
S1E1 - Cascais, um concelho para todos
De que forma é que os municípios podem combater a indiferença e promover a inclusão? Em conversa com a jornalista Cláudia Pinto, a vereadora da Câmara Municipal de Cascais, aquando da gravação do podcast, refere que o trabalho desenvolvido visa ter um concelho "mais coeso, solidário e inclusivo" e dá exemplos de respostas que facilitam o acesso a crianças e jovens com deficiência.
Host: Cláudia Pinto - Jornalista
Convidada: Diana Vale - Ex-vereadora da Educação e do Desenvolvimento Social e Diretora Municipal da Câmara Municipal de Cascais
O podcast INdiferença, promovido pela Associação Larico, nasce com o propósito de dar voz às crianças e famílias com diferentes realidades, promovendo uma conversa natural, informada e inspiradora sobre inclusão e empatia. O objetivo é simples, mas essencial: contribuir para um mundo menos indiferente.