Enquanto as montras das lojas se enchem de presentes para o Dia do Pai, muitas escolas decidiram mudar-lhe o nome, transformando-o no Dia da Família, na ânsia de proteger as crianças com um pai ausente, ou com o argumento de que já não faz sentido esta dualidade apenas de pai e mãe. O elefante está na sala, e é preciso reflectir e conversar sobre o assunto com bom senso e sem extremismos, mas também sem medo de uma opinião própria.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
11:10
“Não sejas uma 'adoradora de bebés'” — os conselhos da rainha Vitória para as mães
A rainha Vitória do Reino Unido é uma figura incontornável, associada ao puritanismo que marcou dois séculos, mas a sua visão da mulher, da gravidez, do parto e do papel das mães que encontramos na correspondência que trocou com a sua filha mais velha, quando Vicky casou e se tornou princesa da Prússia, é extraordinária. Diz o que pensa sem meias palavras, num discurso que não pode deixar de nos fazer rir, mas também levanta muitas questões sobre qual é, e continua a ser, o preço que as mulheres pagam pela maternidade. Como quando diz que a dedicação aos maridos é uma coisa muito bonita, mas como os homens são uns egoístas, a devoção acaba em submissão, quando diz que dar à luz pode ser uma coisa muito poética nos livros, mas que ela, pessoalmente, sentiu-se mais uma vaca, ou quando avisa à filha, que acabou de ser mãe, que, por favor, por favor, não se torne numa dessas “adoradoras de bebés” que abdicam de toda a vida intelectual. Assunto de Birras de Mãe, decididamente. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
13:00
“Mãe, porque não me pôs no Ensino Articulado?”
Muita gente não sabe que os seus filhos podem frequentar o Ensino Articulado, associando a dança, a música ou o teatro à sua formação. Sim, na escola pública, e sim, com ganhos extraordinários para a sua vida e para o seu futuro. Mas uma grande maioria de pais desconhece esta possibilidade, o que prova que o Ministério da Educação tem dificuldade em comunicar com as famílias, mesmo quando é para lhes dar conta das coisas boas. Contamos-lhe mais na nossa Birra.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
9:43
A aula de educação sexual a que os avós faltaram (mas da qual precisam muito!)
Soam os alarmes! No mundo ocidental, as doenças sexualmente transmissíveis crescem entre a população com mais de 55 anos, revela o The Economist, superando os mais jovens. O assunto, apesar de delicado, merece uma Birra de Mãe porque, afinal, esta é a geração dos avós que, felizmente — e graças aos medicamentos, dizem os especialistas —, ganhou anos de vida e se sente com direito ao amor e ao prazer. Mas é, também, uma geração que faltou às aulas de educação sexual e nunca prestou grande atenção às campanhas de prevenção, julgando que não lhes diziam respeito. Não é uma conversa confortável, queixa-se a mãe destas Birras, mas a avó insiste em tê-la, porque é importante e é urgente derrubar os tabus, sobretudo quando esses tabus põem em perigo grave a saúde não só do próprio, mas de terceiros. Não deixe de nos ouvir e de partilhar connosco a sua opinião.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
9:56
Mais respeito pelos amores dos adolescentes!
É tempo de ir buscar os seus antigos diários e cartas de amor, ou mesmo as fotografias daquelas férias de Verão em que se apaixonou pela primeira vez. A instrução é de que revisite estas memórias, mesmo que sinta alguma vergonha de si mesma, porque recordar como os primeiros amores foram profundos e sérios impede-nos de desprezar as paixões dos nossos filhos ou netos. Ou de desvalorizar os seus desgostos (por favor, por favor, não diga que ele não a merece ou que há mais peixes no mar!). Em véspera de Dia dos Namorados, e apesar de, aqui pelas Birras de Mãe, nenhuma das duas ser grande adepta de romance com dia e hora marcado, falamos sobre o amor dos mais novos.See omnystudio.com/listener for privacy information.