Ser cuidador informal pode ser um risco para a saúde mental? Quais são os tipos de demência que existem e que exigências têm? O que é a síndrome do cuidador? See omnystudio.com/listener for privacy information.
As Perturbações de Personalidade
14/1/2026 | 36min
O que são e quais são as Perturbações de Personalidade? De que forma interferem nas relações amorosas e na relação com o mundo? Qual a abordagem clínica que pode ser feita? See omnystudio.com/listener for privacy information.
A saúde mental dos portugueses; as relações amorosas e os seus desafios
31/12/2025 | 36min
No último episódio do ano, as relações amorosas e familiares voltam ao centro da conversa, assim como a saúde mental em Portugal. See omnystudio.com/listener for privacy information.
Os mais ouvidos de 2025. O discurso de ódio
27/12/2025 | 39min
[O Observador está a republicar os três episódios mais ouvidos do ano em cada podcast. Este é de 9 de outubro de 2025.] De que forma o discurso de ódio contribui para o aumento dos sinais dos sinais de agressividade e afeta os grupos mais vulneráveis da sociedade. See omnystudio.com/listener for privacy information.
Os mais ouvidos de 2025. O que é uma psicoterapia?
21/12/2025 | 41min
[O Observador está a republicar os três episódios mais ouvidos do ano em cada podcast. Este é de 24 de setembro de 2025.] A definição de psicoterapia e as várias abordagens terapêuticas possíveis dos profissionais de saúde mental. O que pode uma psicoterapia. Os riscos das chamadas psicoterapias selvagens. See omnystudio.com/listener for privacy information.
A Invenção do Amor é um podcast sobre relações amorosas, o que as protege e o que as põe em risco.
Da autoria de José Gameiro, médico psiquiatra, membro fundador da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e terapeuta de casais e famílias há mais de 40 anos, e Raquel Marinho, jornalista por mais de 25 anos, podcaster e divulgadora de poesia, este projeto pretende ajudar pessoas a compreenderem melhor as relações amorosas que têm e querem manter.
O podcast A Invenção do Amor recupera o título de um dos mais bonitos poemas em língua portuguesa, da autoria de Daniel Filipe.