A história de um epifenómeno que nunca o foi: como André se tornou Ventura. Recorde o podcast 'Entre Deus e o Diabo', de Vítor Matos
Neste verão, recorde o podcast 'Entre Deus e o Diabo', um retrato falado de André Ventura sobre o caminho contraditório do líder do Chega para o extremismo político. A narrativa de 2023 que deu origem ao livro Na Cabeça de Ventura, da autoria do jornalista do Expresso Vítor Matos, conta a história de André antes do venturismo, um fura-vidas à procura de uma oportunidade, e que ascende na Igreja, na academia e no comentário, até ceder às tentações da notoriedade e do populismo. Hoje, André Ventura é líder da oposição e o Chega a segunda força parlamentar. Este é o percurso de maior sucesso em menor espaço de tempo na política portuguesa. Por isso, ao longo das próximas semanas, o Expresso relembra todos os capítulos das outras vidas do presidente do partido que passou a condicionar todo o sistema político português.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
2:09
--------
2:09
Livros da semana: a guerra, um policial, Salinger e Camilo
Esta semana, na estante, temos um clássico com mais de dois mil anos: “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu; o detective Pepe Carvalho em “Assassinato no Comité Central”, de Manuel Vásquez Montalbán; duas histórias de J.D. Salinger: “Carpinteiros, Levantai Alto a Cumieira” e “Seymour - Uma Introdução”; e o quarto volume da Obra Édita de Camilo Castelo BrancoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
6:30
--------
6:30
Drama, tragédia, escândalo… e o BanAlmirante
Um drama que se repete e que nos obriga a repetirmo-nos: os incêndios florestais. Um escândalo que tanto pode ser um ‘fait divers’ da ‘silly season’ como uma história política de alto coturno a abalar a Casa Branca: o caso Epstein. Um acordo comercial que há quem considere razoável e quem ache um momento de capitulação da União Europeia: as tarifas de Trump. Uma tragédia a indignar muitos e a convocar os ‘mas’ de alguns. E um texto programático do candidato submarinista a que já há quem chame o “BanAlmirante”. Voltamos em Setembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
51:10
--------
51:10
O sexo e a cidadania, criptonite e responsabilidade
Tão inimigos que eles eram. Montenegro até pôs Ventura em tribunal. Já este ano. Agora considera que o Chega tem sido “responsável”. Um sentido de responsabilidade de que fará parte, porventura, o esquecimento de levar por diante uma comissão parlamentar de inquérito à Spinumviva. Na frente presidencial, continuam a perfilar-se candidatos e proto-candidatos. Talvez as comemorações do 25 de Abril, que ainda decorrem, possam incluir uma rubrica intitulada “50 anos, 50 candidatos”. Entretanto, aquele que chegou a aparecer como vencedor antecipado, parece estar a perder gás. Talvez a farda – que teve de despir – fosse a “criptonite” de Gouveia e Melo. Tudo isto, numa semana em que esteve em exibição a série “O sexo e a cidadania”. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
51:24
--------
51:24
Os livros da semana: Cortázar, Médio Oriente, intelectuais e Márai
Esta semana, temos na estante, o primeiro volume dos “Contos Completos” de Julio Cortázar, reunidos pela primeira vez em edição portuguesa; um ensaio sobre o conflito no Médio Oriente intitulado “Sobre Democracias e Cultos de Morte”, do Douglas Murray; “Intelectuais Portugueses e a Ideia de Esquerda num Tempo de Transição (1968-1986)”, de João Moreira; e a reedição de “As Velas Ardem até ao Fim”, do húngaro Sandór Márai.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Sobre Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer
Para mudar o mundo, eles mantêm-se na sombra. Um programa da SIC Notícias com João Miguel Tavares, Pedro Mexia, Ricardo Araújo Pereira e coordenação de Carlos Vaz Marques