Montenegro rasga o centro e a direita tradicional cede à agenda da extrema-direita?
No Antes Pelo Contrário em podcast, com Daniel Oliveira e José Eduardo Martins, a estratégia de Luís Montenegro para a defesa, a continuidade ou não da garantia do líder do PSD de "não é não" ao Chega, e as demolições nos concelhos de Loures e Amadora, ambos liderados por autarcas socialistas. O entendimento entre o PSD e o Chega em matérias centrais como imigração e nacionalidade marca uma viragem política: o “não é não” morreu. Montenegro optou por negociar com o Chega, alinhando-se com a sua agenda e abandonando a tensão entre centro-direita e extrema-direita. O PS, ao centrar-se, perdeu tração, tornando-se cúmplice desta viragem e cedendo espaço à radicalização. A extrema-direita já não representa um custo para o PSD, mas uma vantagem táctica. O Chega, sem competição séria à direita, reforça a sua influência. A oposição do PS esvaziou-se, e a esquerda mais radical está debilitada. O resultado é um cenário desequilibrado, onde a direita se radicaliza e a esquerda hesita. O Antes Pelo Contrário foi emitido na SIC Notícias a 15 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
21:19
--------
21:19
Vende-se TAP, mas sem indemnizações: quem não convencer, que não sonhe com milhões
TAP vai ser privatizada: e agora? No Antes Pelo Contrário em podcast, com José Eduardo Martins e Pedro Delgado Alves, a análise à privatização da TAP e à detenção de dois polícias por suspeitas de tortura. O Governo aprovou o decreto-lei que abre caminho à privatização de 49,9% da TAP, mantendo o controlo estatal com os restantes 50,1%. A venda, que será feita por fases, inclui 44,9% para investidores e 5% reservados aos trabalhadores, caso estes não comprem, o investidor assume a totalidade. O objetivo é concluir a operação em cerca de um ano, mas o Estado pode abortar o processo sem indemnizações, se os candidatos não forem idóneos ou não cumprirem as exigências. O caderno de encargos impõe obrigações: manter o hub em Lisboa, preservar a marca TAP e as rotas estratégicas (Américas e PALOP). O investidor ficará com a gestão corrente da empresa, mas o Estado manterá poder de veto em decisões estratégicas. Esta primeira venda pode abrir espaço a uma futura privatização total, mediante novo processo e avaliação. A TAP poderá ser vendida a grupos da aviação, fundos de investimento ou investidores internacionais. O Antes Pelo Contrário foi emitido a 10 de julho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
22:32
--------
22:32
Sócrates a ser Sócrates, qual a estratégia do ex-primeiro-ministro português no julgamento da Operação Marquês?
Começam a ser ateadas as primeiras brasas no julgamento de José Sócrates. Os primeiros desenvolvimentos legais provenientes da Operação Marquês têm início. O ex primeiro ministro optou por adotar uma postura acusatória no julgamento, afirmando a ausência de provas. Qual a estratégia de José Sócrates? Ouça o comentário de Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva na versão podcast do programa Antes pelo Contrário, emitido na SIC Notícias a 8 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
22:45
--------
22:45
Onde estão os extremismos no RASI?
No Antes Pelo Contrário em podcast, com Pedro Delgado Alves e Diogo Feio, análise aos grupos de extrema-direita em Portugal e aos 40 anos da adesão à CEE.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
22:26
--------
22:26
A História no último 10 de Junho na história de Marcelo Rebelo de Sousa como presidente
Faz sentido que o último discurso de Marcelo tenha forte pendor sobre misturas históricas? Os discursos e as reações aos mesmos neste Antes Pelo Contrário em podcast, com Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva. No discurso do 10 de Junho em Lagos, Marcelo Rebelo de Sousa celebrou a miscigenação como essência da identidade portuguesa, afirmando que, após 900 anos, ninguém pode afirmar-se mais puro ou mais português do que outro. A cerimónia, marcada também pela intervenção da escritora e conselheira de Estado Lídia Jorge, destacou Lagos como símbolo histórico dos Descobrimentos e do tráfico de escravos, mas também de diversidade e reencontro. Marcelo apelou a um Portugal mais inclusivo, sublinhando a necessidade de "recriar" e "cuidar melhor da nossa gente", e defendeu que este “recriar Portugal” deve ser a prioridade no novo ciclo da história do país. O Antes Pelo Contrário foi emitido na SIC Notícias a 10 de junho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Todas as terças-feiras na SIC Notícias, o debate entre Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva. Às quintas, José Eduardo Martins e Pedro Delgado Alves. Na manhã seguinte, sempre em podcast.