Nova polémica com o Chega na AR e a aprovação da Lei dos Estrangeiros
Neste episódio da Lei da Paridade, Adriana Cardoso, Leonor Rosas e Maria Castello Branco debatem os gestos insultuosos de Filipe Melo, do Chega, para Isabel Moreira, do Partido Socialista, e o processo judicial que envolve a deputada Rita Matias. Na semana em que se aprovou a nova Lei dos Estrangeiros, a Lei da Paridade explica ainda o que que se mantém, o que se altera, e os impactos da nova legislação de imigração em Portugal. Nas clássicas sugestões deixamos a “Ladies Night”, no Lamelas em Porto Covo, e o “Chefs on Fire” em Madrid; “L'enfance d'un chef”, de Jean-Paul Sartre; “A importância de ser Ernesto”, de Oscar Wilde.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
48:25
--------
48:25
Autárquicas à vista e Palestina como Estado
Neste episódio da Lei da Paridade, com Leonor Rosas de regresso, discutimos as incertas e disputadas eleições autárquicas e o recém reconhecimento do Estado da Palestina. Por um lado, avaliamos a disputa eleitoral nas cidades de Lisboa e do Porto, discutimos o futuro do PCP face a estas eleições e a predominância do xenófobo discurso da extrema-direita em várias candidaturas. Por outro, discutimos o reconhecimento do Estado da Palestina, o genocídio que continua sem dar sinal de tréguas, a relação do Hamas com a Autoridade Palestiniana e o potencial do boicote e do isolamento internacional. Como sempre, deixamos as nossas sugestões: “A Odisseia de Penélope”, livro de Margaret Atwood; “West Side Story”, na Gulbenkian;See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
35:02
--------
35:02
Episódio Especial com Leonor Caldeira: 50 Shades da Direita Americana, a morte de Charlie Kirk e o debate autárquico de Lisboa
Neste episódio especial da Lei da Paridade, com a presença da advogada e cronista da Sábado Leonor Caldeira, debatemos a morte do ativista americano Charlie Kirk. As reações, o impacto e o futuro do movimento MAGA. Analisámos ainda o debate autárquico da passada segunda-feira na SIC/SIC Notícias, entre quatro candidatos autárquicos a Lisboa: Carlos Moedas, Alexandra Leitão, João Ferreira e Bruno Mascarenhas. Nas sugestões deixamos o livro “Viver Com Os Homens”, de Manon Garcia; a exposição de Paula Rego e Adriana Varejão no CAM — Centro de Arte Moderna Gulbenkian; e o livro “Por Dentro do Chega”, de Miguel Carvalho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
52:16
--------
52:16
A tragédia no Elevador da Glória e mais uma demissão no governo francês
Neste episódio da Lei da Paridade, Adriana Cardoso e Maria Castello Branco debatem as consequências políticas da tragédia do descarrilamento do Elevador da Glória, que vitimou mortalmente 16 pessoas. Terá isto impacto nas autárquicas em Lisboa? Sairá Moedas incólume politicamente desta tragédia? Ainda, Bayrou caiu e o seu ministro da defesa cessante gerou o quinto governo francês nos últimos anos. Isto, a par com a entrada de drones no espaço aéreo polaco, deixa as mãos atadas politicamente à União Europeia com o discurso de SOTEU prestes a acontecer. Como sempre, nas sugestões deixamos a série “Entre Deus e o diabo, como André se fez Ventura”, podcast narrativo do Expresso da autoria de Vítor Matos, e o evento Chef's on Fire Cascais.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
49:22
--------
49:22
Rentrée política da Lei da Paridade
Neste episódio de regresso de férias, Adriana Cardoso, Leonor Rosas e Maria Castello Branco olham para o verão político, estranhamente parco de episódios inconsequentes e bolas de Berlim, mas cheio de incidentes que vale a pena dar nota. Ainda, olha-se para o regresso do trabalho parlamentar e do executivo, com umas autárquicas no horizonte, e as sempre omnipresentes presidenciais. Nas sugestões deixa-se o "Kaput" de Wolfgang Münchau, o filme "The Apprentice" e a série "Chefe de Guerra".See omnystudio.com/listener for privacy information.
Todas as quartas-feiras três mulheres jovens debatem os temas quentes da semana política. Adriana Cardoso, a centrista da Big Pharma, Maria Castello Branco, a liberal do tarot, e Leonor Rosas, a esquerdista irremediável, juntam-se ao Expresso depois de uma primeira temporada na TSF entre 2022 e 2023