O espião português que gostava da Rússia, da noite e de dinheiro
Em Novembro de 2015, as secretas portuguesas decidiram pedir ao Ministério Público que investigasse um dos seus espiões, denunciado por uma congénere europeia por estar a fazer contra-espionagem para a Rússia. Seis meses depois, em Roma, o agente do SIS foi detido em flagrante delito a vender segredos de Estado e da NATO a um espião russo. A história deste espião que gostava do frio é recordava na revista do Expresso por Hugo Franco e é com ele que fazemos este episódio de domingo.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
19:31
--------
19:31
Gouveia e Melo e Ventura na segunda volta? É possível e o sistema terá de renascer das cinzas
Não é o foto finish que só aparecerá com a contagem dos votos na noite eleitoral. É antes uma foto tirada ainda longe da meta, mas que nos faz pensar que as duas vagas para a segunda volta têm apenas três candidatos. Na frente, Gouveia e Melo e André Ventura, o anti-sistema e o que vem de fora do sistema. Imagine o que isso significará para o sistema partidário se a segunda volta for entre os dois. Analisamos a sondagem com a ajuda da editora de política do Expresso, Eunice Lourenço.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
16:27
--------
16:27
O código postal ajuda a determinar a hora da morte e ser pobre também não ajuda: viver em Barrancos ou em São João da Madeira não é igual
Açores, Madeira, Alentejo e Algarve têm as taxas mais altas de mortalidade e a repetição desse padrão é vista como “preocupante” e um “alerta vermelho”. Concelhos com piores indicadores chegam a ter o dobro da mortalidade comparando com os que têm taxas mais baixas. Neste episódio, conversamos com a jornalista Raquel Albuquerque.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
15:02
--------
15:02
Miguel Castanho: “Vale mais a pena correr para tomar a vacina da gripe do que andar depois a correr para as urgências”
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças avisa que os casos de gripe já estão a aumentar de forma invulgar e precoce e apela a que as pessoas, principalmente os grupos de risco, onde se incluem idosos, crianças, pessoas com doenças crónicas apressem a vacinação. A ministra antecipa um inverno muito duro e teme-se pela “saúde” das urgências hospitalares. Miguel Castanho, investigador da Fundação GIMM - Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular e Professor na FMUL, salienta a importância da vacinação e lembra que nos Estados Unidos, onde a taxa de vacinação desceu para mínimos de 15 anos, já morreram centenas de crianças por causa da gripe. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
15:15
--------
15:15
Bruno Cardoso Reis sobre Ucrânia: “Querer a paz a todo o custo, às vezes, traz mais guerras e piores guerras”
Plano de paz para a Ucrânia, desenhado pela Rússia e pelos Estados Unidos, sofreu grandes mudanças com a entrada do governo ucraniano nas negociações, mas a Rússia não deve aceitar as alterações e pode voltar atrás. Ninguém sabe como reagirá o imprevisível Trump e admite-se que Zelensky vá esta semana a Washington. Para tentar perceber para onde caminhamos, conversamos com Bruno Cardoso Reis, professor no ISCTE e comentador na SIC. See omnystudio.com/listener for privacy information.
Neste podcast diário, Paulo Baldaia conversa com os jornalistas da redação do Expresso, correspondentes internacionais e comentadores. De segunda a sexta-feira, a análise das notícias que sobrevivem à espuma dos dias