Há liberdade na vida de uma pessoa que, mesmo trabalhando, é pobre?
Amanhã celebra-se o dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador. Neste dia, em 1886, iniciou-se uma greve em Chicago para reivindicar a redução da jornada diária de trabalho de 17 para oito horas, direito que demorou ainda meio século a espalhar-se pelas nações industrializadas. De uma forma global, as condições dos trabalhadores melhoraram substancialmente, mas nem sempre trabalhar e ter salário significa ter uma vida digna. Ainda há uma percentagem muito significativa de trabalhadores que vive na pobreza. Podemos dizer que esses trabalhadores vivem em Liberdade? Regressamos a uma conversa com o filósofo e ensaísta José Gil, que poderemos ouvir amanhã na integra, numa viagem pela ideia de Liberdade.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
13:24
Foi o efeito dominó que produziu o apagão, voltar a ligar o país implica repor peça a peça
O país só não ficou às escuras porque o apagão aconteceu ao final da manhã, mas os constrangimentos foram enormes. Como se de um dominó alinhado se tratasse, um incidente entre França e Espanha desligou a Península Ibérica. Repor a normalidade é uma tarefa gigantesca. Para tentar perceber melhor como funciona o sistema eléctrico, conversamos neste episódio com o engenheiro electrotécnico Jorge Liça, vice-presidente da Ordem dos Engenheiros.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
14:35
🕯️ Que apagão é este?
Ainda não se sabe o que provocou a primeira falha, mas é possível perceber porque a partir desse ponto acabou por acontecer um apagão generalizado. Neste episódio extra, gravado às 16h00, conversamos com o especialista em energia Miguel Prado.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
12:42
Mais próximos de Trump e mais prejudicados pela onda patriótica, conservadores podem perder eleições no Canadá
O Canadá tem eleições federais esta segunda-feira e os liberais, no poder, chegam a este dia depois de recuperarem de um atraso de 25 pontos percentuais, que se verificava em Janeiro. Uma das figuras centrais nestas eleições é o Presidente dos Estados Unidos. Donald Trump acabou por prejudicar os seus aliados do Partido Conservador ao anunciar tarifas sobre as importações de produtos canadianos e ao manifestar o desejo de ter o Canadá como 51.º estado norte-americano. Neste episódio, conversamos com o comentador da SIC João Maria Jonet. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
14:47
Episódio Extra com José Gil: “A vocação dos neofascistas é rebentar com o que a Liberdade prometia”
Hoje é o Dia da Liberdade. O que fazemos com ela? O que fizemos com ela de 1974 até agora? Que perigos a rodeiam num tempo em que a extrema-direita cresce em toda a Europa, impulsionada pela vitória de Donald Trump. Se são os que no exercício do poder mais violentam a liberdade de quem pensa diferente, como Bolsonaro ou Trump, a usar o território democrático para se apresentarem como defensores de todas as liberdades, pode acontecer que a Liberdade esteja a precisar de quem a defenda de si própria? Temos de saber antes demais o que falhou. O que define liberdade? Que expectativas criamos à volta do que ela nos podia dar e não foi cumprido. Para que os extremismos, a que José Gil chama neofascismos, cresçam é preciso que as relações de uns com os outros não floresçam num mundo harmonioso, como prometia a modernidade, diz-nos o filósofo e ensaísta com quem fizemos uma viagem à procura de perceber a liberdade, conversa que vamos poder ouvir na integra no dia 1 de Maio. Por agora, neste 25 de abril, propomos que escute um pequeno trecho dessa viagem. Um espaço onde José Gil fala da decência que é posta em causa pela grosseria e brutalidade, porque a vocação dos neofascistas é rebentar com aquilo que a liberdade prometia.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Neste podcast diário, Paulo Baldaia conversa com os jornalistas da redação do Expresso, correspondentes internacionais e comentadores. De segunda a sexta-feira, a análise das notícias que sobrevivem à espuma dos dias