Powered by RND
PodcastsNotíciasBloco Central

Bloco Central

Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira
Bloco Central
Último episódio

Episódios Disponíveis

5 de 61
  • Pedro Marques Lopes: “O Papa Francisco foi um homem bom, mas a Igreja não mudou rigorosamente nada”
    A Semana começou, manhã cedo, com a notícia da morte do Papa Francisco. Partindo um líder que ousou confrontar a Igreja com os seus pecados - abusos sexuais ou ganância, por exemplo - saberão os cardeais que vão escolher o sucessor de Francisco viver com arrependimento e seguir em frente, não fazendo marcha-atrás em nenhum dos caminhos recentemente percorridos pelo Vaticano? A Igreja Católica é o espelho de tensões políticas e religiosas que se vivem também fora dela. As questões da vida - aborto, procriação medicamente assistida, eutanásia -; as questões de género - igualdade entre homens e mulheres e direitos da comunidade LGBT -; as migrações. Enquanto isso, a guerra vai-se fazendo, seja em Gaza, seja na Ucrânia, onde Trump fez saber que, talvez desiludido consigo próprio, se prepara para bater em retirada, desistindo da paz que prometia conseguir em 24 horas, já lá vão mais de três meses. Por cá, a semana passada acabou com o anúncio de uma averiguação preventiva à compra de duas casas por Pedro Nuno Santos e a equivalência que sectores da política e do comentário se apressaram a fazer com os casos e as casas de Luís Montenegro. E na terça-feira, o líder do PS admitiu que a prometida CPI da próxima legislatura, afinal, pode não conhecer a luz do dia. Os frente-a-frente estão a chegar ao fim. Montenegro, que teve apenas dois, terá os dois debates mais importantes. Esta quinta-feira com André Ventura e na segunda com Pedro Nuno. Bloco Central é uma conversa entre Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira com moderação de Paulo Baldaia e sonoplastia de Gustavo Carvalho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    54:04
  • Pedro Siza Vieira: “André Ventura é um agente ao serviço de interesses estrangeiros para dar cabo disto tudo”
    Donald Trump continua apostado em aproveitar todas as oportunidades para mostrar que, na guerra da Ucrânia, está do lado de Putin ao mesmo que prossegue com a sua guerra das tarifas, agora concentrando no braço-de-ferro com a China, que não cede aos interesses norte-americanos nem aos caprichos de Trump. A União Europeia está naturalmente mais disponível para negociar, mas também tem deixado claro que pretende ir à luta. Por cá, é certo que, a 18 de Maio, o voto dos comentadores vale o mesmo que o de qualquer português e é altamente improvável que o último lugar de André Ventura nas avaliações aos debates venha a corresponder a um lugar idêntico na Assembleia da República. Fizemos a meia maratona e vamos entrar na pausa da Páscoa para fechar depois a maratona de debates. O online da CNN fez as contas às notas que os seus comentadores deram a cada um dos debatentes, juntaram as notas do Expresso, da SIC e do Observador e chegaram à conclusão que os líderes dos dois maiores partidos estão melhor na média da avaliação, seguidos de Rui Tavares e Rui Rocha. No Bloco Central, a opinião que conta é de Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    57:35
  • Pedro Marques Lopes: “O que está em causa nestas eleições é o carácter dos candidatos a primeiro-ministro”
    A guerra das tarifas fez estalar o verniz na Casa Branca levando Elon Musk a chamar "burro que nem uma porta" ao principal conselheiro de comércio de Donald Trump. Este é só o exemplo máximo de uma divisão que já se faz sentir entre a base de apoio do presidente dos Estados Unidos. Quem não está a gostar mesmo nada do caminho seguido, que teve impacto nas bolsas em todo o mundo, são os multimilionários que ajudaram a levar Trump à presidência. Com ironia deve dizer-se que os dramas do mundo não parecem ter afectado o optimismo com que os líderes partidários se apresentam na pré-campanha. Os debates começaram e começou a caça ao voto útil, do que ninguém quer falar é de más notícias. Nós por aqui não damos para esse peditório e a conversa com os dois comentadores residentes faz-se com muito realismo. No Bloco Central, a opinião que conta é do Pedro Siza Vieira e do Pedro Marques Lopes.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:00:58
  • Pedro Siza Vieira considera “normal que o governo esteja a ganhar vantagem”
    Esta semana, por utilizar indevidamente fundos europeus, Marine Le Pen foi condenada a quatro anos de prisão, dois deles de pena efectiva com pulseira electrónica e cinco anos de inelegibilidade para cargos políticos. A extrema-direita em França, na Europa e na América acusou a justiça de estar ao serviço da esquerda, a restante classe política viu uma prova da democracia a funcionar com separação de poderes, mas não faltou quem avisasse que a sentença tem o risco de alimentar o monstro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:01:54
  • Pedro Siza Vieira considera que “o líder do PS não deve centrar a sua intervenção no caso Spinumviva”
    Contrariando as expectativas, que apontavam para um aumento da abstenção, os eleitores na Madeira, menos de um ano depois das últimas regionais, foram votar em maior número e apostaram na estabilidade, regressando aos resultados de 2019 com uma maioria absoluta de 24 deputados para o PSD e CDS. PS e Chega foram os grandes derrotados, o partido Juntos pelo Povo passa a liderar a oposição madeirense. E o que é que da Madeira se pode retirar para o que está para acontecer no país a 18 de Maio? Na cabeça de Luís Montenegro tudo, na de Pedro Nuno Santos nada. Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira são os comentadores residentes do Bloco Central, com moderação de Paulo Baldaia.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:04:54

Mais podcasts de Notícias

Sobre Bloco Central

Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes analisam os acontecimentos e os protagonistas da semana, com moderação de Paulo Baldaia. Quinze anos depois da estreia na TSF, os episódios passam a sair à quinta-feira, dia de Conselho de Ministros, no Expresso. A fechar, e como sempre, o bloco central de interesses, com sugestões para as coisas importantes da vida.
Sítio Web de podcast

Ouve Bloco Central, O Bom, o Mau e o Vilão e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Aplicações
Social
v7.16.2 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 5/1/2025 - 5:23:18 AM