O apagão de segunda-feira aterrou no arranque da campanha eleitoral com estrondo e prometendo fazer estragos. O primeiro sinal poderá ser dado no debate desta noite entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos, mas o tom foi deixado já no dia do rescaldo do corte total de energia de que o país foi alvo: a oposição criticou a falta de comunicação mais eficiente do Governo durante as quase doze horas (para alguns pontos do país) de apagão e a ausência de explicações sobre o que o provocou, e reclamou medidas de resiliência da rede.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
16:17
Apagão geral de electricidade em Portugal e Espanha: o que sabemos e como agir agora?
O "apagão geral" começou pelas 11h30 desta segunda-feira e deixou Portugal e Espanha sem electricidade, afectando o funcionamento normal de aeroportos, telecomunicações, hospitais, bancos, transportes e outros serviços. Neste P24 simultâneo com o Soundbite vamos recapitular o que sabemos a esta hora com a jornalista Michelle Coelho e fazemos a análise política com o director do PÚBLICO, David Pontes. Devido ao apagão, o Soundbite desta segunda-feira não será publicado e o P24 retoma a programação habitual, previsivelmente, nesta quarta-feira.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
12:19
O que aconteceu com o Governo para abrir uma polémica sobre o 25 de Abril?
Portugal vai cumprir a partir de hoje, quinta-feira, dia 24, e até sábado, dia 26, três dias de luto nacional em homenagem ao Papa Francisco. A decisão foi aprovada na quarta-feira em Conselho de Ministros. Depois de o Governo ter anunciado que não iria participar nas festividades relacionadas com o 25 de Abril, o ministro António Leitão Amaro, como voz do executivo, vem esclarecer que as cerimónias foram adiadas. Agora, e em comunicado enviado às redacções, o gabinete do ministro da Presidência, Leitão Amaro, sublinha que o Governo "adiou para o dia 1 de Maio o evento festivo na residência oficial do primeiro-ministro". Ou seja, os jardins estarão abertos ao público no dia 25 de Abril, entre as 10h e as 17h, com a distribuição de cravos, mas sem festa e sem a presença de Luís Montenegro. Já os concertos ficam adiados para o 1.º de Maio, por o país estar em luto nacional pela morte do Papa Francisco.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
14:17
A nossa posição é a do papa Francisco
Todos os partidos portugueses homenagearam o papa Francisco na hora da sua morte. Até Ventura, que se esqueceu do que tinha dito antes sobre o papa. Neste Soundbite, com David Pontes a moderar a conversa, discutimos esta unanimidade na política caseira.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
11:49
A pequenina casa de Ventura, tão modesta como ele
O debate entre Mariana Mortágua e André Ventura, nesta segunda-feira na SIC Notícias, ficou marcado por uma frase do presidente do Chega. “A minha casa tem 30 metros quadrados, não é um palacete como os do Bloco”, disse Ventura quando os candidatos estavam a debater o problema do acesso à habitação em Portugal e repetiu-o algumas vezes num despique com a bloquista. Mas já esta terça-feira, Ventura desmentiu-se a si próprio sublinhando que se tratou de um lapso. “São 70 na verdade, eu é que me enganei”, afirmou o deputado do Chega no programa de Júlia Pinheiro na SIC.See omnystudio.com/listener for privacy information.