A bancada parlamentar do PS vai pedir a fiscalização preventiva ao Tribunal Constitucional (TC) das novas regras para obtenção e perda da nacionalidade que estão neste momento para apreciação do Presidente da República. O PÚBLICO apurou que o grupo parlamentar socialista está a preparar o requerimento para enviar ao Palácio Ratton, que terá depois que se pronunciar num prazo de 25 dias. E os deputados do PS já foram avisados do procedimento necessário – na prática, da sua assinatura –, uma vez que são necessários pelo menos 46 subscritores, e não serão convidados a associar-se outros partidos que também votaram contra (Livre, PCP, Bloco e PAN).See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
5:22
--------
5:22
O tractor Luís Montenegro avança contra a UGT
O secretariado nacional da UGT e o conselho nacional aprovaram nesta quinta-feira a convocatória para a greve geral de 11 de Dezembro em convergência com a CGTP, apesar das pressões do Governo para que não avance com o protesto. Ao final da manhã, a resolução foi aprovada por "unanimidade e aclamação" pelos membros do secretariado nacional e, durante a tarde, o mesmo aconteceu no órgão deliberativo entre congressos onde têm assento os dirigentes da central e representantes de todos os sindicatos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
10:19
--------
10:19
Quem tramou Moedas na derrota da Assembleia Municipal?
Carlos Moedas começou o segundo mandato como presidente da Câmara de Lisboa como exerceu o anterior, colocando na oposição o ónus de viabilizar a sua governação na autarquia da capital. De resto, este primeiro discurso não teve absolutamente nada de novo. Já de forma algo inesperada, a presidência da Assembleia Municipal de Lisboa fica para o ex-secretário de Estado do PS André Moz Caldas, que promete ser “isento”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
9:29
--------
9:29
Deve combater-se o Chega na justiça ou não vale a pena?
O presidente da Assembleia da República solicitou, nesta segunda-feira, à Comissão da Transparência a abertura de um inquérito ao deputado do Chega Filipe Melo, acusado pela socialista Eva Cruzeiro de lhe ter gritado palavras racistas e xenófobas. Também o Ministério Público abriu uma investigação aos cartazes da campanha presidencial de André Ventura, em que se lêem frases como “Isto não é o Bangladesh” e “Os ciganos têm de cumprir a lei”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
6:10
--------
6:10
As trapalhadas de Gouveia e Melo
Gouveia e Melo diz que é falsa a notícia de que tentativa de que só decidiu avançar para Belém quando leu uma notícia no Expresso de que Marcelo Rebelo de Sousa pretendia travar a sua candidatura presidencial através da sua recondução como chefe da Armada. O candidato acusou a agência Lusa de mentir, apesar de a agência ter citado um excerto do livro onde estão descritas as razões da candidatura.See omnystudio.com/listener for privacy information.