Moedas aperta o garrote à oposição com a ajuda do Chega
Afinal, as novas regras de funcionamento da Câmara de Lisboa para o mandato que agora se inicia sempre foram aprovadas na reunião de vereação desta quarta-feira. E, para que isso acontecesse, Carlos Moedas teve de fazer algumas concessões ao Chega, permitindo assim a viabilização da proposta de novo regimento do órgão até ao fim deste mandato, em 2029. Os partidos da oposição passam a ter um pouco mais de tempo para participarem em relação à primeira versão do documento. Mas perdem tempo de intervenção política. Uma alteração que o gabinete do presidente da autarquia da capital tem defendido em nome de uma “maior agilidade” e “modernização”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
8:47
--------
8:47
Quem ganhou o debate entre Marques Mendes e António Filipe?
As gravatas azuis de Luís Marques Mendes e de António Filipe foram as únicas coisas em que houve sintonia entre estes candidatos presidenciais. Isso e as acusações de “facção” dirigidas um ao outro. De resto, no primeiro debate televisivo destes candidatos, as posições foram totalmente opostas em matérias como a lei laboral, as cerimónias dos 50 anos do 25 de Novembro, a TAP ou a guerra na Ucrânia. Neste Soundbite, a análise ao debate da SIC, o segundo deste ciclo das eleições presidenciais de 2026.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
11:32
--------
11:32
Quem ganhou o debate entre Seguro e Ventura?
No primeiro debate das eleições presidenciais 2026, os candidatos André Ventura e António José Seguro atropelaram o moderador. O líder do Chega levou os argumentos sobre minorias e imigrantes e a “conversa da treta”; o socialista criticou-o por querer “ser tudo”. Neste Soundbite ouvimos a análise.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
8:05
--------
8:05
PS não espera por Marcelo na Lei da Nacionalidade
A bancada parlamentar do PS vai pedir a fiscalização preventiva ao Tribunal Constitucional (TC) das novas regras para obtenção e perda da nacionalidade que estão neste momento para apreciação do Presidente da República. O PÚBLICO apurou que o grupo parlamentar socialista está a preparar o requerimento para enviar ao Palácio Ratton, que terá depois que se pronunciar num prazo de 25 dias. E os deputados do PS já foram avisados do procedimento necessário – na prática, da sua assinatura –, uma vez que são necessários pelo menos 46 subscritores, e não serão convidados a associar-se outros partidos que também votaram contra (Livre, PCP, Bloco e PAN).See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
5:22
--------
5:22
O tractor Luís Montenegro avança contra a UGT
O secretariado nacional da UGT e o conselho nacional aprovaram nesta quinta-feira a convocatória para a greve geral de 11 de Dezembro em convergência com a CGTP, apesar das pressões do Governo para que não avance com o protesto. Ao final da manhã, a resolução foi aprovada por "unanimidade e aclamação" pelos membros do secretariado nacional e, durante a tarde, o mesmo aconteceu no órgão deliberativo entre congressos onde têm assento os dirigentes da central e representantes de todos os sindicatos.See omnystudio.com/listener for privacy information.