Powered by RND
PodcastsNotíciasPoder Público

Poder Público

Público
Poder Público
Último episódio

Episódios Disponíveis

5 de 372
  • A vitória de João Ferreira, uma espécie de venturodependência e o adulto na sala do OE
    O Poder Público, o podcast que põe a equipa de Política do jornal PÚBLICO a discutir os temas mais importantes da semana, está de volta depois de uma pausa que coincidiu com as férias parlamentares e a silly season. As próximas semanas serão politicamente intensas. Falta menos de um mês para as eleições autárquicas e ainda menos para o Orçamento do Estado, e as presidenciais de 2026 continuam a aquecer. Na segunda-feira aconteceu o debate a quatro sobre os problemas e as soluções para Lisboa. João Ferreira, da CDU, saiu-se bem, demonstrando que o historial e o conhecimento que tem da cidade lhe dão alguma consistência. Mas também houve surpresas. Nos últimos dias, Marcelo Rebelo de Sousa apontou a data das presidenciais para 18 de Janeiro, numa tentativa de evitar que a segunda volta, a existir, aconteça no Carnaval. A novidade mais recente, nesta matéria, foi o anúncio da candidatura de André Ventura, que era uma espécie de segredo mal guardado. Mas até onde pode ir Ventura? E até onde é politicamente conveniente? No final do episódio guardámos uns minutos para o tema do Orçamento do Estado, que será entregue a 10 de Outubro, dois dias antes das autárquicas. O Governo convocou os diferentes partidos para reuniões preparatórias. E hoje, ao PÚBLICO, o ministro Leitão Amaro repete que o Governo não tem um parceiro preferencial? Será mesmo assim? Quem vai ter de desempenhar o papel de adulto na sala? O episódio só termina após o momento Público & Notório e volta para a semana, sem interrupções.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    37:59
  • Montenegro a planar para a direita no estádio da nação
    Excepcionalmente à sexta-feira, para podermos debater o ontem debatido estado da nação, este episódio do Poder Público será também o último desta sessão, digamos assim, legislativa, já que tal como o Parlamento iremos parar para só regressar em Setembro. Não queremos fanfarronar sobre férias, mas antes planar um pouco sobre o debate desta quinta-feira e notar que aquilo que me pareceu foi que mais do que tratar o estado da nação nas diversas áreas sociais e económicas, esteve em causa o “estádio da nação” no sentido da evolução que as legislativas de 18 de Maio promoveram no sistema partidário. O Poder Público regressa em Setembro depois da habitual pausa de verão.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    39:39
  • O regresso de Sócrates, o “animal feroz”, e lei da nacionalidade “feita com os pés”
    O episódio desta quinta-feira não tinha na agenda o anúncio de venda de parte da TAP, mas não evita o assunto. Luís Montenegro fez saber que sairia do Conselho de Ministros ao meio-dia para fazer uma declaração e acabou por anunciar a reprivatização de 49,9% da TAP. Também disse que acredita que vai haver muitos interessados e que haverá detalhes mais tarde. Uma das questões que se nos colocou foi: o que é que isto pode significar no futuro? Não nos adiantámos muito no tema, porque haverá mais pormenores sobre a operação depois desta gravação. Na próxima semana realiza-se o debate do estado da nação, o que fará com que o episódio do Poder Público seja apenas libertado na sexta-feira para já reflectir este importante momento parlamentar. Nesta altura já sabemos que alguns temas vão ficar pelo caminho por causa das férias e um deles é a Lei da Nacionalidade. Neste episódio falamos sobre isso e sobre o papel que os vários partidos tiveram (e estão a ter nos temas ligados à imigração e aos estrangeiros). Nos últimos dias assistimos ao regresso do "animal feroz", cognome que muitas vezes foi dado a José Sócrates (até pelo próprio). Sócrates não regressou à política, mas pela atitude desafiadora que tem tido em tribunal, parece pensar que regressou ao poder. O episódio não termina sem o nosso momento Público & Notório.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    42:24
  • Egos e inimizades nas presidenciais e a guerra entre Montenegro e a Transparência
    Este é o Poder Público de 3 de Julho e a conversa vai andar muito em torno de presidenciais, saídas para o PS, votações do Parlamento e Spinumviva. Nos últimos dias a corrida a Belém conheceu mais dois capítulos: 1) Augusto Santos Silva comunicou que não será candidato e 2) o major general Isidro Morais Pereira (um habitué nos comentários televisivos) admitiu que pode vir a concorrer a Belém. Ao sair da corrida, Santos Silva disse que espera “uma candidatura independente mas agregadora”, uma declaração que pode ser interpretada de vários ângulos diferentes. Vamos falar sobre isso. Mas vamos tentar também perceber qual será o melhor caminho para José Luís Carneiro, o novo líder do PS eleito com mais de 90% dos votos. Além de presidenciais e de PS, antecipamos um dia que vai ser muito importante na Assembleia da República: amanhã será provavelmente o dia em que o PSD vai fazer a sua primeira aliança significativa com o Chega, neste caso em matérias relacionadas com imigração. Será mesmo assim? O Governo ainda está a ter reuniões com vários partidos sobre este assunto, mas o PS já fechou a porta a entendimentos caso a lei se mantenha como está o que significa que pode só restar uma aproximação a André Ventura (que também impôs condições). É o que se verá amanhã. Ainda esta semana, o caso Spinumviva parece ter voltado à vida e não foi por iniciativa de nenhum partido. Desta vez foi a Entidade para a Transparência que fez saber que o primeiro-ministro se opôs à consulta da sua declaração de rendimentos ou pelo menos de parte dela: a verdade há-de estar no meio das duas versões dos factos. O certo é que se deu uma troca de argumentos muito pouco habitual entre estes dois órgãos. Será que o caso da empresa familiar de Montenegro ainda chamusca um primeiro-ministro que já foi a eleições com este caso no encalce, que venceu essas eleições em que o PS passou para o lugar de terceiro partido mais votado e que continua a recusar dar acesso à lista de clientes? Não terminamos o episódio sem o momento Público & Notório.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    38:25
  • Defesa e imigração: da contabilidade criativa ao Alfa e Ómega do país
    O Poder Público é o espaço semanal de troca de ideias sobre política sob a forma de um podcast. Desta vez, e como o episódio foi gravado um dia depois da entrevista de Luís Montenegro à RTP, esse é um tema que ocupou bastante tempo de conversa. As novidades em matéria de IRS eram definitivamente a mensagem mais clara que o primeiro-ministro queria passar, mas houve outros temas e incógnitas: como aumentar os gastos em defesa; quem será parceiro preferencial do Governo e que nova reforma do Estado é esta que nos é agora prometida. Todos esses temas vieram à conversa, assim como, a situação do PS, que está prestes a ter uma eleição interna para escolher o novo líder: e só há um candidato que é José Luís Carneiro. Temos pela frente mais de um mês de Poder Público, uma vez que o podcast costuma interromper durante as férias do Parlamento, antes do final de Julho. Por enquanto, ainda volta para a semana. O final do episódio tem, como sempre, o momento Público & Notório.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    32:25

Mais podcasts de Notícias

Sobre Poder Público

A semana política em debate pela secção de política do PÚBLICO.
Sítio Web de podcast

Ouve Poder Público, Eixo do Mal e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções

Poder Público: Podcast do grupo

Aplicações
Social
v7.23.9 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 9/18/2025 - 5:58:18 PM