PodcastsNotíciasPoder Público

Poder Público

Público
Poder Público
Último episódio

391 episódios

  • Poder Público

    Um peixe fora de água no MAI e um Presidente discreto em Belém

    12/2/2026 | 31min
    O Poder Público está de volta alguns dias passados sobre a eleição de António José Seguro como Presidente da República. Os resultados ainda não são finais, porque há 20 freguesias que adiaram a votação para o próximo domingo, mas já nada mudará a dimensão da vitória. Seguro ultrapassou os três milhões e 400 mil votos e Ventura obteve mais de 1,7 milhões.
    Neste episódio, olhamos para os resultados pela primeira vez e falamos sobre a vitória de António José Seguro e sobre o número muito expressivo de votos atingido por André Ventura. Será que 1,7 milhões é o seu limite ou o presidente do Chega pode ir mais longe em legislativas? E o resultado de Seguro, é seu e só seu? O que dizer das sondagens desta vez, acertaram?
    Passadas estas presidenciais, não se esperam mais eleições a nível nacional nos próximos três anos. E nesta fase, o país tem muito com que se preocupar. O mau tempo vai continuar a impactar o território nos próximos dias e o Governo já teve uma baixa: a ministra da Administração Interna apresentou a demissão, que foi aceite pelo primeiro-ministro. A demissão da ministra aconteceu depois de um artigo de opinião publicado nas páginas do nosso jornal onde Gouveia e Melo defendia que Maria Lúcia Amaral devia deixar o Governo. Coincidência?
    Por enquanto, Luís Montenegro assumiu a pasta da Administração Interna e foi para o terreno (ontem vimo-lo com o Presidente da República debaixo do mesmo guarda-chuva, o que trouxe à memória uma imaginem icónica do passado)— o que levou ao adiamento do debate quinzenal. Ganha tempo para uma remodelação de fôlego, se for essa a intenção, mas no imediato dá peso político ao ministério. Depois de um perfil tão académico, que perfil o primeiro-ministro devia procurar?
    O episódio só termina depois do momento Público & Notório.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Poder Público

    Tempestade: um Governo que chegou tarde, uma ministra sem noção e uma porta aberta ao populismo

    05/2/2026 | 29min
    Faltam três dias para sabermos quem vai ser o próximo Presidente da República, apesar de as sondagens persistentemente apontarem António José Seguro como vencedor incontestado, por uma grande diferença. Serão três dias e muita chuva e mau tempo, como aconteceu na última semana, incluindo o dia de reflexão.
    Neste episódio, vamos dar algum tempo de antena ao mau tempo, avaliando a resposta do Governo e do Presidente da República à tempestade.
    Na entrevista que deu ao PÚBLICO e à Renascença, o ministro das Finanças defendeu nesta quinta-feira a sua colega da Administração Interna, dizendo que é uma “pessoa altamente prestigiada”, uma “académica respeitada” e que se empenhou a fundo. Mas as críticas à sua ausência nos momentos iniciais foram duras.
    O mau tempo acabou também por contaminar as campanhas de António José Seguro e de André Ventura, que foram ao distrito mais afectado pela tempestade Kristin, cada um no seu estilo.
    Na sondagem desta semana, a última antes das eleições. Seguro perdeu ligeiramente terreno para Ventura: desceu de 70% nas intenções de voto para 67 e Ventura subiu de 30 para 33. O ex-líder do PS é o que capta mais votos de eleitores que na primeira volta votaram noutros candidatos. Mas, segundo o relatório da sondagem, ainda há um número significativo de inquiridos que permanece indeciso ou diz que votará em branco ou nulo. Quem pode beneficiar disso?
    O episódio termina depois do Público & Notório.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Poder Público

    Seguro combate a desmobilização e, afinal, Ventura não quer as elites

    29/1/2026 | 32min
    O Poder Público é um podcast em que conversamos sobre actualidade política. E a actualidade que interessa continuam a ser as presidenciais. Neste fim-de-semana muitos eleitores vão votar na segunda volta e já tiveram a oportunidade de conhecer uma sondagem sobre o assunto. Foi feita pelo centro de sondagens da Católica para o Público, a RTP e a Antena 1 e aponta para um resultado de 70% para António José Seguro e 30% para André Ventura.
    A confirmarem-se estes números, vamos ter António José Seguro como Presidente. O que significa que já podemos especular sobre a convivência entre Montenegro e Seguro. É um dos temas da conversa. Assim como o grande adversário de Seguro, que pode ser a desmobilização do seu eleitorado.
    Entretanto, a campanha voltou à estrada esta semana depois de os dois candidatos terem participado num frente-a-frente televisivo. Falamos sobre a prestação dos dois, num debate surpreendentemente calmo. E também dedicamos uns minutos a discutir os apoios dos candidatos.
    Há cada vez mais gente (de vários quadrantes políticos, do CDS ao Bloco de Esquerda) a assumir que vai votar em Seguro. Que fenómeno é este que pôs Seguro a passar de “poucochinho”, em 2014, a “incontornável”, em 2026? E o que mudou para o candidato do Chega ter começado por pedir o apoio da AD e da IL e agora dizer que quer é o povo?
    O episódio termina depois do momento Público & Notório.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Poder Público

    Presidenciais: a táctica de Montenegro, a estratégia de Ventura e o desafio de Seguro

    22/1/2026 | 36min
    Estamos de volta com a resposta à pergunta que mais fizemos nos últimos tempos. Quem passa à segunda volta das presidenciais? Ditaram os portugueses que fosse António José Seguro e André Ventura, separados por mais de 400 mil votos.
    No pelotão do meio ficaram, por esta ordem, João Cotrim Figueiredo, com quase um milhão de votos; Gouveia e Melo, com quase 700 mil; e Marques Mendes com mais de 600 mil. Juntando-lhe mais 315 mil dos pequeninos, há dois milhões e meio de votos a disputar até ao dia 8 de Fevereiro.
    Com tantos votos em disputa, a vitória é possível para qualquer um dos candidatos e o nível da participação eleitoral terá uma palavra a dizer na definição do vencedor. Assim como os apoios e, desde a noite eleitoral, tem havido sucessivas manifestações públicas e alguns silêncios. Luís Montenegro escolheu não endossar os votos da AD, assim como a líder da Iniciativa Liberal, Mariana Leitão, ou o CDS.
    Entretanto, os candidatos já começaram a ensaiar a estratégia para a segunda volta e ainda ontem, Pedro Pinto, do Chega, pôs as coisas entre o candidato socialista e o que combate o socialismo. O desafio para Seguro é descolar do PS. A sua estratégia passar por ser o rosto da candidatura pela democracia liberal.
    Nos próximos dias e semanas vamos voltar a ter duas campanhas na rua, que é uma situação política que já não vivíamos há 40 anos. E nós estaremos por aqui pelo menos mais duas vezes antes das eleições. Até à próxima quinta-feira.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Poder Público

    A semana (mais) louca das presidenciais de 2026

    15/1/2026 | 30min
    Este episódio do Poder Público foi gravado no penúltimo dia da campanha das presidenciais. Hoje é quinta-feira. Não vamos falar de outra coisa que não sejam estas eleições. André Ventura vai à frente nas sondagens e nas tracking poles. Gouveia e Melo, que começou na frente, está agora em quinto. É mais do que certo que haverá uma segunda volta. E o pelotão da frente tem um candidato improvável: Cotrim Figueiredo deu um salto de gigante durante a campanha, apesar de todos os constrangimentos, e apareceu em terceiro lugar no estudo de opinião divulgado na terça-feira pelo PÚBLICO, pela RTP e pela Antena 1.
    Na semana passada, Marques Mendes apelava ao voto útil e estava em crescendo. Esta semana, Cotrim Figueiredo escreveu uma carta ao primeiro-ministro a apelar à desistência de Marques Mendes. Como é que isto aconteceu? Como é que Cotrim se transformou num sempre em pé? E será mesmo um sempre em pé ou está já a evidenciar algum desgaste?
    Desde o início, sempre dissemos aqui que esta era uma corrida com figuras pouco entusiasmantes. Será isso que pode explicar a instabilidade das projecções? E tendo em conta eleições anteriores, é expectável que a abstenção suba ou diminua?
    Este episódio não é definitivo. Mas é o "estado da arte" na recta final da campanha.
    Quando voltarmos, para a semana, já teremos novidades sobre a segunda volta. Não deixem de acompanhar a nossa noite eleitoral. Este ano temos uma nova página de resultados, onde pode ver ao mesmo tempo os números e as notícias mais importantes e acompanhar o seu distrito, concelho ou freguesia sem esforço. Esperamos que no domingo vá a publico.pt para perceber melhor o que lhe dizemos.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mais podcasts de Notícias

Sobre Poder Público

A semana política em debate pela secção de política do PÚBLICO.
Sítio Web de podcast

Ouve Poder Público, Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções

Poder Público: Podcast do grupo

Informação legal
Aplicações
Social
v8.6.0 | © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 2/18/2026 - 11:28:39 PM