
Venezuela invadida por Trump e a deposição de Maduro
04/1/2026 | 51min
Convidados: Leonardo Trevisan, prof. de Relações Internacionais da ESPM; e Oliver Stuenkel, prof. de Relações Internacionais da FGV e pesquisador da Universidade Harvard e do Carnegie Endowment. AVISO: O Assunto volta com episódio novo na terça-feira, 6 de janeiro. Sábado, 3 de janeiro de 2026. Ainda durante a madrugada, uma operação com soldados da tropa de elite dos EUA capturou Nicolás Maduro dentro de um complexo militar na capital Caracas. Maduro, que governava a Venezuela há 12 anos, foi pego junto com sua mulher e, depois, levado para os EUA, onde, segundo autoridades locais, será julgado por narcoterrorismo e outros três crimes. O ataque de Trump foi colocado em curso após meses de escalada na tensão no Caribe. Desde agosto, os EUA realizaram operações marítimas perto da costa da Venezuela, e Trump por várias vezes ameaçou regime agora deposto. A ação do presidente dos EUA foi criticada pelo governo brasileiro e por diversos países, mas recebeu apoio de alguns líderes, como o argentino Javier Milei. Neste episódio especial, Natuza Nery recebe Leonardo Trevisan, professor de Relações Internacionais da ESPM, e Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da FGV e pesquisador da Universidade Harvard e do Carnegie Endowment. Leonardo explica quais acordos internacionais Trump desrespeitou ao invadir o território venezuelano, pegar Maduro e levá-lo aos EUA. O professor da ESPM avalia quais são os reais interesses de Trump na Venezuela, a começar pelo petróleo – para ele, Maduro funcionou como um “troféu” para Trump. Leonardo responde o que pode acontecer a partir de agora. Oliver analisa como fica a relação do Brasil com Trump após a invasão dos EUA a um país da América Latina e a posição das grandes potências mundiais e suas áreas de influência. Ele explica também por que é possível considerar que os fatos em curso neste 3 de janeiro inauguram uma nova era da história da geopolítica.

O cérebro multitarefa (e a importância do ócio)
02/1/2026 | 30min
Convidado: Fernando Gomes, neurocirurgião, neurocientista e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP. Neste primeiro episódio de 2026, O Assunto responde a uma pergunta: qual é a importância de fazer uma “faxina mental” e dar tempo de descanso para o seu cérebro? Em conversa com Natuza Nery, o neurocientista Fernando Gomes responde a esta e a outras questões relacionadas ao principal órgão do sistema nervoso humano. Fernando detalha como o cérebro humano funciona – e qual é a nossa real capacidade de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. O médico explica o que acontece quando há superestímulo – embora nosso cérebro possa alternar o foco de atenção, o modo “multitarefa” pode levar a problemas como estresse, ansiedade e perda de memória, além de alterações na pressão arterial. Na conversa, Fernando fala da crença cultural de que mulheres são, naturalmente, mais aptas a realizar várias tarefas ao mesmo tempo. O neurocientista avalia que o ato de fazer muita coisa ao mesmo tempo é uma "grande falácia" do ponto de vista biológico. Por fim, Fernando ressalta a importância do ócio e de manter a qualidade do sono para a saúde cerebral.

REPRISE - Ana Maria Gonçalves, a 1ª mulher negra na ABL
30/12/2025 | 34min
Convidada: Ana Maria Gonçalves, autora de "Um defeito de cor". 2025 marcou um capítulo histórico para a cultura brasileira: a escritora Ana Maria Gonçalves chegou à Academia Brasileira de Letras. Foi a primeira vez em 128 anos que uma mulher negra assumiu uma cadeira na ABL. Nesta terça-feira, 30 de dezembro, O Assunto reprisa a conversa de Natuza Nery com Ana Maria Gonçalves, gravada dias antes da posse da escritora na ABL. A autora do livro que se tornou um marco de nossa cultura contemporânea discute o lugar da mulher negra na literatura brasileira. Ana Maria conta como foi a construção da protagonista Kehinde, mulher africana que sobrevive à travessia do Atlântico e à violência da escravidão no Brasil. Kehinde foi inspirada na vida de Luísa Mahin, mãe do poeta e advogado Luiz Gama – figura-chave do abolicionismo brasileiro. Na conversa, Ana Maria discorre sobre as diferenças entre o Brasil de 2006 – ano em que seu principal romance foi publicado – e o país de hoje. "Um defeito de cor" venceu o Prêmio Casa de las Américas, em 2007, um dos mais importantes da América Latina. Em 2024, o livro foi tema do samba-enredo da escola de samba Portela. Ao longo do episódio, trechos de “Um defeito de cor” são lidos pela jornalista Maju Coutinho e pelo ator Lázaro Ramos – ele dá voz a estrofes do poema “Minha Mãe”, de Luiz Gama, e de cartas escritas pelo autor.

REPRISE - Crise mental: o impacto no trabalho
29/12/2025 | 36min
Convidadas: Poliana Casemiro, repórter do g1; e Renata Paparelli, professora de Psicologia e coordenadora da Clínica do Trabalho na PUC-SP. Todos os anos, doenças relacionadas à saúde mental afastam 500 mil brasileiros do trabalho. Ansiedade, depressão e estresse estão entre os diagnósticos. Trata-se de uma crise global com impactos também na economia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que questões relacionadas à saúde mental causam prejuízos na casa de US$ 1 trilhão por ano no mundo. Nesta segunda-feira, 29 de dezembro, O Assunto reprisa um episódio que discute o que está por trás da explosão dos afastamentos por questões relacionadas à saúde mental. E analisa o que isso diz sobre o ambiente de trabalho no Brasil e em outros países. Natuza Nery conversa com Poliana Casemiro, repórter do g1 que fez o levantamento com base em dados exclusivos obtidos com o Ministério da Previdência Social. Poliana faz um raio-x dos números que revelam a existência de uma crise de saúde mental entre trabalhadores brasileiros. Ela conta o que ouviu de quem trabalha e relata como empresas atuam para mitigar o problema. Depois, Natuza conversa com a psicoterapeuta Renata Paparelli. Professora de Psicologia e coordenadora da Clínica do Trabalho na PUC-SP, Renata também coordena o Núcleo de Ações em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. É ela quem analisa o que está por trás da explosão de casos de afastamento do trabalho por problemas como depressão e ansiedade.

REPRISE - O PCC na Faria Lima
26/12/2025 | 43min
Convidados: César Tralli, apresentador da Globo e da GloboNews, e Bruno Tavares, repórter da Globo. Em agosto de 2025, a megaoperação Carbono Oculto expôs um esquema complexo que envolve a facção criminosa PCC, o setor de combustíveis e o coração do sistema financeiro brasileiro: a Faria Lima. A investigação mostrou como o PCC infiltra agentes em fintechs e fundos de investimento para esconder o dinheiro sujo do crime organizado. Segundo a receita federal, R$ 52 bilhões foram movimentados em quatro anos. Foi a partir dessa operação que novas camadas do crime organizado começaram a ser desvendadas, revelando uma rede ainda mais profunda e sofisticada. Nesta sexta-feira, 26 de dezembro, O Assunto reprisa o episódio mais ouvido do ano. “Fintechs viraram um buraco negro”, resume César Tralli em conversa com Natuza Nery neste episódio. Apresentador da Globo, Tralli relata o que ouviu de investigadores e conta como a investigação contra o crime organizado chegou ao coração financeiro do país. Antes, Natuza conversa com Bruno Tavares, repórter da Globo que primeiro revelou a megaoperação contra o PCC. Ele explica como essa investigação nasceu e responde por que o setor de combustíveis é tão atrativo para a prática de crimes.



O Assunto