Ofensiva de Putin: Reservistas russos, defesa interna e Masha e o Urso
A Rússia está a preparar uma ofensiva total? “O plano do Kremlin é tomar o Donbass até dezembro”, diz Nuno Rogeiro. No Guerra Fria em podcast, os comentadores da SIC lançam análises exclusivas sobre o documento secreto da NATO que expõe a nova estratégia russa para a guerra na Ucrânia, incluindo ataques à defesa aérea ucraniana e tentativas de dividir a União Europeia. José Milhazes alerta para a escassez de combatentes ucranianos. O papel da NATO aparenta ganhar uma maior relevância, mais ainda quando Putin aborda o tema armas nucleares. Terá a Europa problemas logísticos? O programa foi emitido na SIC a 2 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
23:43
--------
23:43
As sanções mais devastadoras da história: A Rússia à beira do colapso?
Neste episódio, Nuno Rogeiro e José Milhazes analisam a situação geopolítica atual, com destaque para a guerra na Ucrânia e as sanções à Rússia. Discutem o caso Pierre Malinowski e suspeitas de infiltração russa em França, a eficácia das sanções económicas, o impacto na indústria militar russa e o apoio internacional crescente à Ucrânia. Abordam ainda as ameaças nucleares de Moscovo e o papel dos drones em cenários de contaminação. O debate inclui possíveis consequências internas para Putin e as dinâmicas entre Estados Unidos, União Europeia e China, num contexto de grande tensão internacional. * A sinopse deste episódio foi criada com o apoio de IA. Saiba mais sobre a aplicação de Inteligência Artificial nas Redações da Impresa ----O link para o estatudo editorial do Expresso: https://expresso.pt/sobre/estatuto-editorial/2020-01-20-estatuto-editorial-3c79f4ec O link para o estatudo editorial da SIC Notícias: https://sicnoticias.pt/institucional/2013-12-27-estatuto-editorial-sic-noticias-e84e2755 See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
20:27
--------
20:27
A guerra mudou e a Ucrânia treina outros países para conflitos reais
Neste episódio do Guerra Fria em podcast, Clara de Sousa modera a análise com Nuno Rogeiro e José Milhazes sobre o novo “mapa da paz” apresentado por Vladimir Putin a Donald Trump, levantando dúvidas sobre as verdadeiras intenções russas e as consequências para a Ucrânia. Rogeiro detalha as propostas territoriais e lembra o fracassado Memorando de Budapeste, enquanto Milhazes critica a postura de Trump e alerta para o risco de cedências desastrosas. O debate estende-se à guerra tecnológica, ao reforço militar ucraniano e à ameaça nuclear em Zaporizhia, destacando também operações secretas russas e o clima de espionagem na Europa. O Guerra Fria foi emitido a 19 de outubro na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
21:13
--------
21:13
Drones, minas e política: a batalha moderna da Ucrânia contra a Rússia
A frente de batalha na Ucrânia está longe de ser estática. Segundo Nuno Rogeiro, “os combates mais intensos concentram-se em três pontos críticos no leste e sudeste do país, onde se luta pelo controlo de cidades e pequenas extensões territoriais”. ma das inovações mais marcantes do conflito é a utilização de drones para lançar minas remotamente. Esta tática representa uma mudança significativa na forma como a Ucrânia responde à ofensiva russa. No plano internacional, o Guerra Fria aborda as polémicas declarações de Donald Trump sobre o fornecimento de mísseis Tomahawk à Ucrânia e a alegada presença de 5.000 cubanos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
21:23
--------
21:23
Da lua-de-mel ao divórcio político: a relação Trump–Putin estremece e Moscovo reage em choque
No Guerra Fria, Nuno Rogeiro e José Milhazes analisam o abalo na relação entre Donald Trump e Vladimir Putin, após declarações do ex-presidente norte-americano que surpreendem ao admitir apoio à Ucrânia na recuperação de todo o território perdido desde 2014, incluindo a Crimeia. Discutem-se as consequências para Moscovo, em crise económica e sob críticas internas, e o discurso de Lavrov na ONU, marcado por retórica da Guerra Fria e revisionismo histórico. O debate passa ainda pelos avanços lentos e recuos das tropas russas em Kharkiv e Donetsk, pela polémica acusação de drones húngaros em território ucraniano e pela crescente capacidade militar de Kiev. O encerramento de arquivos históricos na Rússia, as eleições na Moldávia sob suspeita de interferência pró-Kremlin e o envio de ajuda humanitária portuguesa para a Ucrânia completam a análise deste Guerra Fria de 28 de setembro, na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.