“Eu acho que o Papa viu o diabo em JD Vance e morreu”
Neste episódio de Miguel Sousa Tavares de Viva Voz, o cronista do Expresso fala abundantemente sobre Francisco, o melhor de “todos, todos, todos“ os que lideraram um dia o VaticanoSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
21:11
“Há uma atuação política do MP: não acredito em coincidências” e a “aldrabice” dos custos na Defesa
Miguel Sousa Tavares comenta o processo de averiguação preventiva de que o líder do PS é alvo para questionar o momento escolhido pelo Ministério Público. O cronista critica ainda o Governo por "não dizer toda a verdade" sobre os custos do investimento em Defesa e aponta o dedo à falta de uma reação do Estado português perante o "absurdo" imposto por Trump às universidades.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
16:39
“Estão a atacar-nos com um canhão e respondemos com um mata-moscas”
Miguel Sousa Tavares reflete sobre a NATO e o papel de Portugal para lançar a pergunta: "E se saíssemos da NATO?". Para o cronista, a organização ("ao sabor dos humores de um Presidente") não serve os interesses da Europa e deve surgir outra organização militar que a substitua, "não quero estar sob o comando militar e politico americano para defender a Europa". Falamos ainda da importância dos debates pré-eleitorais nas TV'S, "essenciais" na visão do comentador.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
21:53
“Estamos à mercê de um pistoleiro que entra num ‘saloon’ e dispara para cima de toda a gente”
Falamos das tarifas anunciadas por Trump e das suas consequências no mundo e nos EUA. Miguel Sousa Tavares defende uma resposta europeia que passe por diversificar os mercados exportadores. Como tema central, em análise os "bons ventos" que chegam de Espanha com o cronista a comparar os investimentos espanhóis que têm resultados à vista e as opções portuguesas: "o que fizemos de grandioso?".See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
19:49
“Os americanos votam com a carteira”, não será “uma desilusão politica” que afectará a relação com Trump
Miguel Sousa Tavares analisa o momento da politica americana, dentro e fora dos EUA. Deixa o alerta perante sinais de pressão: "se fosse habitante da Gronelândia, estava a preparar-me para o pior". Fala do papel que pode vir a caber ao partido Democrata e à sociedade civil. Destaque ainda para os números (positivos) da execução fiscal portuguesa, com um conselho a Miranda Sarmento: "seria honesto se reconhecesse que este é um trabalho de longo curso".See omnystudio.com/listener for privacy information.
Da edição semanal do Expresso para o formato podcast. A opinião de Miguel Sousa Tavares, de viva voz, todas as sextas-feiras à tarde. Com um tema extra, improvisado, para descobrir na parte final de cada episódio