“O Governo pôs o carro à frente dos bois e agora está alarmado porque lhe disseram não, assim não brincamos”
Sousa Tavares critica a forma como o Governo apresentou as alterações à legislação laboral, sem discutir com os parceiros sociais, mas acha que ainda há caminho para entendimentos, apesar da greve. Destaque ainda para a polémica que envolve a BBC e Trump: "Atacar a BBC é atacar o fundamento da democracia inglesa" See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
21:36
--------
21:36
“Os tarefeiros comportam-se como o sindicato dos estivadores da medicina” e a declaração “insustentável” da ministra da Saúde
Sousa Tavares distribui criticas entre Ana Paula Martins: "um responsável pela Saúde Pública não pode lamentar-se que um doente não tenha dinheiro para se ir tratar no privado" e os médicos: "O SNS está prisioneiro de interesses coorporativos". Defende uma revolução no sector e diz que a ministra "está auto excluída". Falamos ainda de uma "Europa acossada" e do patriotismo em torno da bandeira nacional.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
20:39
--------
20:39
“Sinto uma revolta quando vejo os cartazes (do Chega): onde estão os valores cristãos? Tenho o maior desgosto em ver o PSD ir atrás destas ideias”
Sousa Tavares fala da imigração e das polémicas a envolver Ventura que acusa de fazer "um exercício de desonestidade intelectual" num país de "muitos católicos e poucos cristãos". O cronista critica os portugueses que não gostam da liberdade que não "valorizam como valor absoluto". Em análise ainda a "gestão desastrosa e a superioridade moral" de Mortágua no BE. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
22:41
--------
22:41
Balsemão "divertia-se muito mais em estar à frente do negócio de jornalismo do que do Governo" e ainda a memória de "um momento histórico"
Sousa Tavares recorda Pinto Balsemão, a quem o país "ficou a dever muito" e teme que a sua morte nos deixe, nos media, "desprotegidos". Não tem dúvidas de que o fundador do Expresso e da SIC preferia o jornalismo ao poder político. Sobre as presidenciais, falamos do candidato "mais Seguro" e confessa-se "farto de vendedores da banha da cobra" See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
17:04
--------
17:04
“Francisco Pinto Balsemão foi o melhor patrão que tive até hoje. À frente do grupo estava alguém que tinha o jornalismo como primeiro e único objetivo”
Em declarações em direto à SIC por telefone, Miguel Sousa Tavares recorda o papel de Francisco Pinto Balsemão, fundador do Expresso e da SIC falecido hoje aos 88 anos, no jornalismo em Portugal e na liberdade de imprensa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Da edição semanal do Expresso para o formato podcast. A opinião de Miguel Sousa Tavares, de viva voz, todas as sextas-feiras à tarde. Com um tema extra, improvisado, para descobrir na parte final de cada episódio