
“O (aborrecido!) negócio da F1 que tem pouco a ver com o desporto” e a vitória de Montenegro que deixa coisas por esclarecer
18/12/2025 | 16min
Sousa Tavares contesta a decisão de investir no regresso da F1 a Portugal. Considera que a ideia de "pôr o país no mapa" já "não faz sentido" e diz que vários países utilizam a competição como "detergente de nódoas" dos regimes. Sobre o caso Spinumviva, entende que "está resolvido no plano político" mas que, do ponto de vista ético e mediático, há questões por responder.See omnystudio.com/listener for privacy information.

Greve geral: “Percebo a revolta, ninguém gosta de ser desconvidado para a mesa onde vai ter de comer”. Os erros e “as coisas boas e más” da proposta
12/12/2025 | 18min
O cronista fala das motivações da greve e critica o Governo: "só partiu para o diálogo quando percebeu que ia levar com uma greve em cima, foi tarde". Sousa Tavares diz que terá de existir um recuo, mas defende uma mudança porque "não podemos continuar colados a direitos laborais que faziam sentido há 50 anos". Falamos ainda da distinção da "Economist" e da proibição das redes sociais para menores.See omnystudio.com/listener for privacy information.

Ucrânia: “A bola está do lado de Putin” na guerra que “dá biliões a ganhar” e as presidenciais: quem surpreende mais e menos
04/12/2025 | 26min
Miguel Sousa Tavares analisa as negociações de paz para concluir que Putin tira partido de "um momento favorável do ponto de vista militar e diplomático", enquanto Zelensky "sabe que está a perder a guerra", perante líderes europeus "nervosos". Sobre a política caseira, falamos dos debates nas TV's onde um nome, para o cronista, se destaca pela positiva. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Os poderes (“não exercidos”) do PR, os candidatos a “estátuas da República” e os que estão “em concursos de misses”
27/11/2025 | 21min
Sousa Tavares fala das competências que a Constituição confere aos presidentes da República e que não são exercidas, por "atitude defensiva", o que o leva a questionar se não devem ser reduzidas ou se o país não deve acabar com a eleição por sufrágio (o que não defende). Em análise, a importância de assumir o pensamento político nos debates das TV'S e a solução "mais próxima" para a guerra na Ucrânia.See omnystudio.com/listener for privacy information.

O que têm em comum Ronaldo e Trump? E a ausência “impensável” do capitão no apuramento da equipa
21/11/2025 | 15min
Sousa Tavares comenta o encontro na Casa Branca entre dois "multimilionários que não terão grande preocupação com os direitos humanos no mundo". Questiona ainda "quem e o quê representa Ronaldo" quando visita Trump. No artigo no Expresso lembra "o melhor atleta que o futebol já viu" mas não faltam criticas a ausências importantes do capitão. Falamos ainda do plano dos EUA para a Ucrânia: "As coisas podem ser feitas, mas tem de haver uma alternativa para pôr fim à guerra" See omnystudio.com/listener for privacy information.



Miguel Sousa Tavares de Viva Voz