POD Pensar

Deco Proteste
POD Pensar
Último episódio

68 episódios

  • POD Pensar

    Mobilidade: o futuro é elétrico, mas estamos prontos para o carregar? | POD Pensar | Ep. 67

    22/12/2025 | 1h 6min

    A mobilidade elétrica está a ganhar terreno em Portugal. Em setembro de 2025, as vendas de carros 100% elétricos ultrapassaram, pela primeira vez, as dos veículos a combustão. Mas estará o país preparado para carregar esta transição? Neste episódio do POD Pensar, analisamos o presente e o futuro dos veículos elétricos, os principais desafios da rede pública de carregamento, a falta de transparência nos preços, as dificuldades sentidas pelos consumidores e o impacto do novo regime jurídico da mobilidade elétrica, publicado em agosto de 2025. Com a participação de Pedro Faria, presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, Elsa Agante, da área de energia e sustentabilidade da DECO PROteste, e Diogo Teixeira, cofundador da Razão Automóvel, discutimos o comportamento dos consumidores, a evolução do mercado automóvel, a regulação do setor, os direitos dos utilizadores e as condições necessárias para tornar a mobilidade elétrica mais simples, justa, transparente e sustentável. Um episódio para perceber se o futuro é, de facto, elétrico — e se estamos preparados para o carregar.

  • POD Pensar

    Inteligência Artificial no mundo do trabalho | POD Pensar | Ep. 66

    29/9/2025 | 59min

    A Inteligência Artificial (IA) entrou, sem pedir licença, em fábricas, escritórios ou hospitais, e trabalha ao nosso lado de forma invisível, silenciosa, veloz e inquietante. Quase como um colega com duas faces: a da oportunidade, com novas profissões, ganhos de eficiência e avanços científicos e económicos; e a do risco, com funções que desaparecem, sobretudo as rotineiras, dilemas éticos e a ameaça da exclusão para quem não acompanha a mudança. Tanto promete libertar-nos, como desafiar-nos, num equilíbrio que ainda pende mais para o campo das incertezas. Neste episódio do POD Pensar, o podcast com ideias para consumir da DECO PROteste, Aurélio Gomes mergulha no tema da IA no mundo do trabalho com os seus convidados: 👉 Arlindo Oliveira, professor catedrático do Instituto Superior Técnico, no departamento de Engenharia Informática e de Computadores, e presidente do Instituto de Sistemas e Computadores (INESC); 👉e João Santos Pereira, diretor executivo e professor associado da Católica Medical School, e especialista em Inteligência Artificial.

  • POD Pensar

    Índice de felicidade dos portugueses | POD Pensar | Ep. 65

    18/7/2025 | 54min

    Mais do que calor e dias longos, as férias trazem consigo tempo para parar, descansar e usufruir de momentos descontraídos, jantares com amigos, e para sair da rotina. É nesta pausa, tantas vezes aguardada durante meses, que arriscamos a dizer que estamos mais felizes, longe das urgências do dia-a-dia. E é também esta pausa que nos convida a refletir, a fazer balanços. Serão os portugueses felizes? O World Happiness Report, estudo anual que mede o índice de felicidade entre mais de 140 países no mundo, publicado pela ONU em conjunto com a Universidade de Oxford, tem valido a Portugal neste tema posições medianas. Este ano, os portugueses ocuparam o 60.º lugar no ranking de países mais felizes do mundo, tendo caído cinco lugares em relação ao ano anterior, numa tabela que a Finlândia lidera há oito anos consecutivos. Outro estudo, o Global Flourishing Study, indica que as pessoas se sentem mais felizes hoje por volta dos 50 anos. Já os jovens, pelo contrário, estão cada vez menos felizes e confiantes. Neste episódio do POD Pensar, o podcast com ideias para consumir da DECO PROteste, Aurélio Gomes mergulha no tema da felicidade em tempo de férias com as suas convidadas. Com ele estão Paula Senra, especialista em psicologia positiva e presidente da Associação de Psicologia Positiva e Florescimento Humano e Societal, e Rita Coelho do Vale, professora de Marketing na Universidade Católica e uma das autoras dos estudos sobre felicidade e bem-estar dos portugueses para o Observatório da Sociedade Portuguesa.

  • POD Pensar

    Jovens e redes sociais: é melhor proibir? | POD Pensar | Ep. 64

    20/6/2025 | 1h 8min

    Aos 15 anos, mais de metade dos adolescentes dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) passam, pelo menos, 30 horas semanais agarrada aos ecrãs, segundo um relatório publicado recentemente. E são as redes sociais o seu palco principal. É lá que socializam, mas também é lá que são expostos a conteúdos ilimitados e aditivos, mais ou menos violentos, ao cyberbullying e a outras formas de assédio, e também à manipulação, seja à conta dos algoritmos ou dos influencers que seguem. Que conteúdos consomem? Espanha já subiu a idade mínima, dos 13 para os 16 anos, para a criação de um perfil nas redes sociais, tal como a Austrália e o Reino Unido. E por cá? Portugal também deve proibir o acesso às redes sociais a menores de 16 anos? O debate está mais aceso do que nunca, sobretudo depois do êxito da série "Adolescência", que voltou a acordar a sociedade para a forma como crianças e adolescentes se relacionam com as redes sociais, e o impacto que tal pode ter no seu desenvolvimento cerebral, emocional e físico. Neste episódio do POD Pensar, o podcast com ideias para consumir da DECO PROteste, Aurélio Gomes reflete sobre este tema com Filipa Novais, médica psiquiatra e professora auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; e Mariana Reis, cofundadora e presidente da direção da Associação Mirabilis.

  • POD Pensar

    Risco sísmico: vulnerabilidade máxima, proteção mínima

    15/5/2025 | 58min

    Alguns estudos sugerem que Lisboa é a segunda cidade europeia mais exposta ao risco sísmico, a seguir a Istambul. Uma vulnerabilidade à ameaça sísmica que levanta preocupações sérias quanto à capacidade de resposta do Estado e dos cidadãos, perante abalos de maior magnitude. Por essa razão, desde 2010 que se discute a criação de um fundo sísmico, que garanta mais proteção a todos, embora continue sem avançar. Tanto a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) como a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) lutam pela criação de um sistema de proteção de riscos catastróficos, com cobertura de fenómenos sísmicos nos seguros multirriscos-habitação, proposta que já foi entregue ao Governo. Atualmente, apenas cerca de 20% das habitações portuguesas estão protegidas das perdas decorrentes dos abalos sísmicos, uma vez que estes são seguros de contratação facultativa e que encarecem o prémio. Também a DECO PROteste reivindica a obrigatoriedade da cobertura dos fenómenos sísmicos e a criação de um sistema de mutualização do risco, em caso de catástrofe. Será agora que irá avançar? Neste episódio do POD Pensar, o podcast de ideias para consumir da DECO PROteste, Aurélio Gomes reflete sobre o tema com os seus convidados: José Galamba de Oliveira, engenheiro mecânico e presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS); Luís Guerreiro, engenheiro civil, professor no Instituto Superior Técnico e presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica; e Sandra Justino, especialista em seguros na DECO PROteste.

Mais podcasts de Notícias

Sobre POD Pensar

POD Pensar é o podcast de ideias para consumir da DECO PROteste. Conversas com os melhores especialistas sobre os temas que dão norte à missão de defesa do consumidor.
Sítio Web de podcast

Ouve POD Pensar, Eixo do Mal e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções

POD Pensar: Podcast do grupo

Informação legal
Aplicações
Social
v8.2.1 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 12/30/2025 - 7:03:57 AM