A paz pela força de Trump desmorona a segurança internacional?
No Antes Pelo Contrário em podcast, com Pedro Delgado Alves e José Eduardo Martins, em debate a cimeira da NATO e a apresentação do pacote de medidas do Governo sobre migrações e nacionalidade. Trump reforçou a ideia de “paz pela força”, mas esta abordagem instável pode comprometer negociações futuras com outras potências, que passaram a desconfiar da fiabilidade dos EUA. A guerra expôs as limitações da diplomacia coerciva, tendo provocado instabilidade global e levantado questões sobre a eficácia de normas jurídicas internacionais. Apesar de ter danificado infraestrutura nuclear iraniana, o ataque não eliminou o conhecimento técnico, e o Irão poderá intensificar o seu programa nuclear. A posição dos EUA como potência equilibradora no Médio Oriente foi comprometida, enquanto aliados ocidentais expressam nervosismo quanto à liderança de Trump. O Antes Pelo Contrário foi emitido a 26 de junho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
22:15
A guerra começou ou nunca acabou? O Irão como último obstáculo ao poder de Israel
Guerra Israel-Irão: afinal, o que se passa? O que vai acontecer daqui para a frente? Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva analisam o conflito Israel-Irão e a posição dos EUA como mediação, no Antes Pelo Contrário em podcast. Israel, com o apoio dos Estados Unidos, concretizou uma ofensiva que destruiu importantes instalações nucleares iranianas, num movimento que resultou num ganho político claro para Donald Trump. A operação contou com o envio de bombardeiros B-2 americanos e fragilizou o eixo antiocidental, reforçando a posição global dos EUA. A China e a Rússia optaram por não intervir, deixando o Irão isolado e questionando a credibilidade destas potências como aliadas estratégicas noutras regiões. Moscovo expressou apoio ao Irão, mas sem sinais de envolvimento direto, preocupada com o risco de colapso do regime iraniano. O receio de uma operação militar prolongada EUA-Israel, que destrua a economia iraniana, paira sobre o Kremlin. Ao mesmo tempo, os sucessos de Israel devem-se em larga medida à eficácia da espionagem, revelando fragilidades internas graves no sistema de segurança iraniano. O Antes Pelo Contrário foi emitido a 24 de junho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
22:01
AD, PS e Chega: para dançar o tango da governabilidade são necessários três?
Montenegro vai dançar com todos os partidos, seduz o Chega mas fica claro que privilegia o PS?No Antes Pelo Contrário em podcast, Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva debatem o programa do Governo. Luís Montenegro dirigiu-se especialmente ao PS, com nova liderança a caminho, garantindo disponibilidade para um diálogo “leal e genuíno”. No Parlamento, colocou o ónus da estabilidade nos dois maiores partidos da oposição, avisando que só uma coligação entre eles poderia antecipar eleições. Montenegro afirmou liderar um “governo polivalente” que quer “marcar golos”, ou seja, ser consequente e agir, mesmo quando há oposição inerte. Ao PS, reconheceu responsabilidade histórica, mas sublinhou que espera ver se os novos protagonistas estarão à altura. Já ao Chega, acenou com medidas concretas: mudanças na lei da nacionalidade, combate à criminalidade e criação de uma nova unidade de fronteiras, esperando “dar uma segunda oportunidade” ao partido de Ventura, que chumbou essas propostas no passado. O Antes Pelo Contrário foi emitido a 17 de junho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
23:25
Quais os pontos principais do discurso de Montenegro na tomada de posse?
O novo Governo já tomou posse os primeiros discursos já foram ouvidos. Luís Montenegro e Marcelo Rebelo de Sousa falaram ao país. Quais as conclusões a retirar do primeiro discurso de Montenegro? Ouça a análise de Pedro Delgado Alves e de José Eduardo Martins na versão podcast do programa Antes pelo Contrário, emitido na SIC Notícias a 5 de junho. Para ver a versão vídeo deste episódio, clique aquiSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
23:25
O primeiro dia do resto da vida da nova legislatura
Arrancaram os trabalhos na Assembleia da República. Nova legislatura, novos tempos. Aguiar Branco não demorou a adjetivar este novo ciclo, dizendo que “será uma das legislaturas mais difíceis em democracia”. O que esperar dos trabalhos na AR? Ouça a análise de Daniel Oliveira e de Pedro Gomes Sanches na versão podcast do programa Antes pelo Contrário, emitido na SIC Notícias a 3 de junho. Para ver a versão vídeo deste episódio, clique aquiSee omnystudio.com/listener for privacy information.
Todas as terças-feiras na SIC Notícias, o debate entre Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva. Às quintas, José Eduardo Martins e Pedro Delgado Alves. Na manhã seguinte, sempre em podcast.