100 episódios
“A discussão que o PS e a AD estão a ter sobre as mudanças na lei do arrendamento não mudam a vida de ninguém”
23/10/2026 | 16minPedro Delgado Alves e José Eduardo Martins partem das declarações do presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) sobre os “sacrifícios” que esta geração está disposta a fazer, por comparação com as anteriores, para debater a crise da habitação. Uma geração que cresceu com a crise financeira, a troika e a pandemia e que arrisca viver pior do que os pais. Em análise estão também as causas da subida dos preços e os dois comentadores trocam acusações sobre as responsabilidades dos governos do PS e do atual Executivo, a falta de empatia de Luís Montenegro perante os protestos e o futuro incerto da lei do arrendamento. Ouça o Antes Pelo Contrário em podcast, emitido na SIC Notícias a 22 de outubro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.Protestos pela habitação: “Se o Estado quiser insistir nas cargas policiais, o Governo pode correr o risco de perder o apoio popular”
21/10/2026 | 16minEsta semana, Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva olham para os protestos pela habitação a decorrer no país e para a resposta do Governo e da PSP às reivindicações dos manifestantes e às “acampadas” no Porto e em Lisboa, entretanto desmobilizadas. Daniel Oliveira lembra que acampamentos semelhantes foram tolerados no passado e acusa o Governo de transformar as tendas num braço de ferro político. Francisco Mendes da Silva, embora reconheça o direito à manifestação, critica a ocupação ilegal do espaço público e as assembleias populares, que considera um desafio à democracia representativa. Ouça a análise completa dos comentadores neste episódio do Antes Pelo Contrário em podcast, emitido na SIC Notícias a 20 de outubro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.Intervenção policial no protesto pela habitação no Porto: “Era possível uma solução proporcional, diferente da que vimos”
16/10/2026 | 14minPedro Delgado Alves e José Eduardo Martins comentam os incidentes da madrugada no Porto e a intervenção policial no protesto pela habitação. Em debate está a proporcionalidade do uso da força pela PSP, o papel do presidente da Câmara do Porto no aumento da tensão e a hipótese de os manifestantes terem procurado o confronto para dar mais visibilidade ao protesto. Em análise está também a venda de quase metade da TAP à Lufthansa e o papel dos sucessivos governos ao longo deste processo. Ouça este episódio do Antes Pelo Contrário em podcast, emitido na SIC Notícias a 15 de outubro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.- Pedro Passos Coelho deu a primeira grande entrevista televisiva desde que abandonou a atividade política, há oito anos. No rescaldo da conversa, Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva analisam as implicações das suas declarações para o PSD e para o Governo de Luís Montenegro. A relação com o Chega está também em discussão: enquanto o primeiro-ministro reafirma que não se governa o país com base em “birras e cismas de alguém” e mantém o “não é não”, os comentadores debatem a existência de uma maioria de direita no país e o que os resultados das presidenciais revelaram sobre o eleitorado. Ouça o Antes Pelo Contrário em podcast, emitido na SIC Notícias a 13 de outubro.
See omnystudio.com/listener for privacy information. - Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva debatem a nova Lei do Arrendamento, que vai esta quarta-feira ao Parlamento com o voto contra anunciado do Partido Socialista, e o que se pode esperar das negociações para a aprovação (ou não) do Orçamento do Estado. Ouça este episódio do Antes Pelo Contrário em podcast, emitido na SIC Notícias a 29 de setembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mais podcasts de Notícias
Podcasts em tendência em Notícias
Sobre Antes pelo contrário
Todas as terças-feiras na SIC Notícias, o debate entre Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva. Às quintas, José Eduardo Martins e Pedro Delgado Alves. Na manhã seguinte, sempre em podcast.
Sítio Web de podcastOuve Antes pelo contrário, Hoje e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt
- Guardar rádios e podcasts favoritos
- Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
- Carplay & Android Audo compatìvel
- E ainda mais funções
Obtenha a aplicação gratuita radio.pt
- Guardar rádios e podcasts favoritos
- Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
- Carplay & Android Audo compatìvel
- E ainda mais funções


Antes pelo contrário
Leia o código,
descarregue a aplicação,
ouça.
descarregue a aplicação,
ouça.
Antes pelo contrário: Podcast do grupo







































