Neste “país de papel, que em dois dias de chuva se desfaz” continuamos sem investir na “prevenção”
A Depressão Cláudia está a provocar estragos um pouco por todo o país, com imagens de caos e das fragilidades também estruturais. Como é que podemos mitigar tudo isto? Pedro Delgado Alves alerta que “é mais eficaz economicamente gastar mais e melhor antes das ocorrências do que depois ter todos os custos dos danos causados”; José Eduardo Martins aponta que em “dois dias de chuva se desfaz” o país e que é preciso “assumir que há sítios em que moram pessoas e não deviam morar”. Os comentadores analisam ainda a campanha das eleições presidenciais. Ouça o comentário no Antes Pelo Contrário em podcast, emitido na SIC Notícias a 13 de novembro. Para ver a versão vídeo deste episódio clique aquiSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
30:17
--------
30:17
Gouveia e Melo tinha tudo a seu favor, mas corre o risco de “parecer um catavento”: vetava a lei laboral, mas elogiou o espírito reformista do governo
A caminho das presidenciais, Gouveia e Melo tem encontrado problemas na comunicação, ficando claro que “uma coisa é ter instinto político ou outra coisa é ter experiência política”. André Ventura continua na “viciado em atenção”, desde os polémicos cartazes. Daniel Oliveira considera que “há o risco sério de Gouveia Melo começar a parecer um catavento”, Francisco Mendes da Silva afirma que Ventura tem a “ânsia de aparecer sempre com coisas cada vez mais chocantes”. Oiça a análise dos comentadores no Antes Pelo Contrário em podcast, emitido na SIC Notícias a 11 de novembro. Para ver a versão vídeo deste episódio clique aquiSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
21:58
--------
21:58
Os cartazes do Chega são “uma oportunidade para explicar que o racismo é uma burrice” e que Ventura “quer assumir um papel racista”
A Comissão Nacional de Eleições diz não haver ilícito eleitoral nos cartazes do Chega que têm as frases “Isto não é o Bangladesh” e “Os ciganos têm de cumprir a lei”. A CNE remete agora as queixas para o Ministério Público. Apesar da polémica, era inevitável esta decisão? Pedro Delgado Alves reforça que o caso “está no Ministério Público, onde vai ser avaliado”, já que a CNE só avalia “ilícitos eleitorais”; José Eduardo Martins realça que é uma oportunidade para “explicar em casa que o racismo é uma burrice e uma iniquidade” e que “os cartazes no limite da lei” são uma estratégia da extrema-direita. Ouça a análise dos comentadores no Antes Pelo Contrário em podcast, emitido na SIC Notícias a 6 de novembro. Para ver a versão vídeo deste episódio clique aquiSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
21:35
--------
21:35
Renúncia do advogado de Sócrates: “Acredito que se sinta ofendido e mal tratado”
Justiça, política e saúde. No Antes pelo Contrário em podcast, Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva abordam a recente renúncia do advogado de José Sócrates do caso judicial. Seria uma manobra da defesa? Enquanto isso, no setor da saúde os problemas continuam. Entre instabilidade e problemas estruturais, a saída da ministra da saúde parece inevitável. Qual o motivo que está por trás do adiamento da demissão de Ana Paula Martins? Emitido na SIC Notícias a 4 de novembro. Para ver a versão vídeo deste episódio, clique aquiSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
20:56
--------
20:56
“A única coisa que distingue Ventura de um salazarista confesso é a falta de coragem”: o sonho do líder do Chega com o milagre da multiplicação de Salazar
André Ventura, em entrevista à SIC, disse que o país precisava de “três Salazares”. O líder do Chega e candidato à Presidência da República defendeu também os cartazes do partido com a mensagem “Isto não é o Bangladesh”. Daniel Oliveira considera que “a todos interessa ter Ventura na segunda volta, as taxas de rejeição são tão fortes que está decidida”, Francisco Mendes da Silva acredita que o líder do Chega voltou à carga porque “acha que as autárquicas não lhe correram muito bem”. Ouça a análise de Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva no Antes Pelo Contrário em podcast, emitido a 28 a outubro na SIC Notícias. Para ver a versão vídeo deste episódio clique aqui.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Todas as terças-feiras na SIC Notícias, o debate entre Daniel Oliveira e Francisco Mendes da Silva. Às quintas, José Eduardo Martins e Pedro Delgado Alves. Na manhã seguinte, sempre em podcast.