Há interesses económicos que estimulam os incêndios em Portugal?
Durante quase um mês, uma vaga de incêndios praticamente incontrolável já consumiu mais de 220 mil hectares de áreas rurais e de floresta em Portugal. É um drama humano para as populações que têm de enfrentar o fogo, muitas vezes sem qualquer espécie de ajuda. O próprio governo reconheceu que houve descoordenação. O secretário de Estado da Protecção Civil disse que foi momentânea, mas o que parece haver é descoordenação estrutural no terreno e nos comandos mesmo ao mais alto nível. É também uma autêntica tragédia ambiental e económica, com muitos milhões de euros de prejuízos e muita biodiversidade destruída. No Negócios da Semana, em podcast, tentamos perceber que motivações podem existir para sermos o país campeão das ignições de fogo na Europa e até no mundo. As causas humanas são estatisticamente preponderantes, mas será que é só negligência e motivos fúteis? Ou existe mesmo um forte conjunto de incentivos económicos para que a floresta arda com tal intensidade? Há ou não muitos negócios associados ao fogo rural e florestal que dão lucros a muita gente? São convidados de José Gomes Ferreira o jurista João Massano, bastonário da Ordem dos Advogados e autor de propostas de revisão da legislação penal sobre incendiarismo criminoso; Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão; Clemente Pedro Nunes, especialista de energia, professor universitário, gestor e também proprietário rural; e ainda Vítor Andrade, jornalista do Expresso que viveu esta semana a experiência de combater o incêndio na sua aldeia natal.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
39:28
--------
39:28
Corrupção, má gestão e os desafios da justiça em Portugal
Arrancou esta semana o julgamento de José Sócrates no âmbito da Operação Marquês. Acusado de 22 crimes: três de corrupção, 13 de branqueamento de capitais e 6 de fraude fiscal. Ao longo de mais de dez anos foram diversas as peripécias em torno deste processo. Fernando Negrão (jurista) e Henrique Neto (empresário e investidor) são os convidados de José Gomes Ferreira para o debate no programa Negócios da Semana. Emitido na SIC Notícias a 9 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
38:26
--------
38:26
Manuel Castro Almeida: “40% do sistema de incentivos às empresas tem de ser utilizado em territórios de baixa densidade. Isto é um incentivo razoável para que se opte por instalar empresas no interior”
Além do ministério da reforma do Estado, o governo de Luís Montenegro trouxe também a novidade da junção dos ministérios da coesão e da economia. A entrada em funções do novo governo acontece numa altura em que a procura externa baixou, afetando as exportações. Luís Montenegro admitiu que o pedido de urgência na aprovação da baixa do IRS servirá para deixar mais dinheiro no bolso das famílias e para dinamizar a atividade económica. Esta situação acontece a menos de um ano e meio do prazo final de aplicação das verbas do PRR. Ouça a entrevista exclusiva a Manuel Castro Almeida, ministro da economia e da coesão territorial. Emitido na SIC Notícias a 2 de julho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
38:24
--------
38:24
Os gastos na defesa de Luís Montenegro
O primeiro ministro comprometeu-se na cimeira da NATO em Haia a aumentar os gastos anuais diretos com Defesa até 3,5 por cento do PIB em 2035. No ano passado, a despesa pública nesta área foi de 1,5 por cento do PIB, pouco mais de 4 mil milhões de euros. Neste caminho para uma economia mais virada para a guerra, qual a evolução da economia europeia e mundial? João Moreira Rato, (economista) Catarina Castro (analista de mercados financeiros) e João Leão (antigo ministro das finanças) são os convidados de José Gomes Ferreira da emissão de Negócios da Semana, emitido na SIC Notícias a 25 de junho. Para ver a versão vídeo deste episódio, clique aquiSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
37:11
--------
37:11
O dilema da reforma do Estado: governar para todos ou para alguns?
José Gomes Ferreira convida Armindo Monteiro e António Nogueira Leite para discutir a reforma do Estado e as propostas do novo governo de Luís Montenegro. Entre críticas à lentidão da justiça e à asfixia Judicial, Armindo Monteiro e António Nogueira Leite concordam que é preciso subir os salários e que o governo não deverá ceder às manifestações que poderão existir num futuro próximo. O Negócios da Semana foi exibido dia 18 de junho na SIC Notícias.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Negócios da Semana é um programa de José Gomes Ferreira. Os termos e realidades da Economia nacional e internacional explicados todas as semanas na SIC Notícias. Passa na televisão quarta-feira, às 23h, e é publicado em podcast na quinta.