
Vítor Bento: “As pessoas quando votam escolhem quem promete a defesa dos trabalhadores mas depois compram o produto mais barato”
04/12/2025 | 38min
O economista e gestor olha para as tarifas de Trump como uma arma geopolítica. Avisa que a Europa é “o reino da burocracia” mas garante que Portugal pode sair a ganhar neste novo contexto internacional. A Europa “atingiu um nível de afluência muito elevado, sentou-se confortavelmente em cima dessa afluência e começou a assumir uma espécie de missão de salvar o mundo, de impor uma moralidade ao mundo”. O alerta é de Vítor Bento que considera que a Europa se assumiu “como tendo uma superioridade moral sobre o resto do mundo e que isso lhe dava um dever de educar o resto da Humanidade” e acabou por “descurar os aspetos práticos da competitividade, os aspetos práticos, de facto, da capacidade de inovação”. É isso que explica a perda de competitividade europeia, que foi diagnosticada pelo célebre relatório do ex-presidente do Banco Central Europeu Mario Draghi. “Prendeu-se muito àquilo que chamo de economia de manual, nomeadamente no caso da política de concorrência da Europa.” Economia de manual são os modelos dos livros onde “não há pessoas e o que existe são abstrações funcionais das pessoas: consumidores, aforradores, trabalhadores, investidores”. Este episódio teve moderação de João Silvestre e contou com a participação de Vitor Bento. A edição esteve a cargo de João Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.

Luís Rodrigues, da TAP: “Andar de avião já foi muito mais divertido do que é hoje”
27/11/2025 | 50min
O presidente da companhia aérea garante que a empresa pode ser rentável e diz que o Brasil deve ser a grande aposta. E mostra surpresa com a coincidência das buscas na véspera de apresentar contas. Este episódio teve moderação de João Silvestre e João Vieira Pereira e contou com com a participação de Luis Rodrigues, presidente da TAP. A edição esteve a cargo de João Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.

Horta Osório: “Continuo a trabalhar 5 dias por semana, 10 horas por dia, mas tenho 15% do stress”
20/11/2025 | 49min
O gestor garante que a banca portuguesa está hoje muito mais sólida e não vê riscos na rápida subida do crédito. Mantém atividade permanente, em vários países, mas com muito menos stress do que quando era CEO. E avisa que França pode ser um problema. Este episódio teve moderação de João Silvestre e João Vieira Pereira e contou com a participação de António Horta Osório. A edição esteve a cargo de João Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.

Miguel Maya: “Há 20 anos, um cliente, ia uma vez por mês ao balcão. Hoje vai 34 vezes”
13/11/2025 | 44min
O presidente do BCP não quer, para já, falar em lucros recorde este ano e afasta aquisições em Portugal. E admite estar disponível para continuar a liderar o banco. Este episódio teve moderação de João Silvestre e João Vieira Pereira e contou com a participação de Miguel Maya, presidente do BCP. A edição esteve a cargo de João Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.

CEO da Mota-Engil: “O Estado não está a meter um euro no TGV”
06/11/2025 | 46min
Carlos Mota Santos acredita que o risco financeiro para o Estado das grandes obras públicas é baixo e revela que a próxima aposta da consultora é a Arábia Saudita. Este episódio teve moderação de João Silvestre, editor-executivo do Expresso, e João Vieira Pereira, diretor do Expresso, e contou com a participação de Carlos Mota Santos, CEO da Mota-Engil. A edição esteve a cargo de João Martins.See omnystudio.com/listener for privacy information.



Money Money Money