Francisco Pinto Balsemão, chairman do Grupo Impresa (1937-2025): O que resta quando a cadeira do eterno líder fica vazia?
Esta é a primeira vez que o podcast “O CEO é o limite” é gravado com uma cadeira vazia. Francisco Pinto Balsemão, mentor e fundador do Expresso e da SIC deixou-nos a 21 de outubro, aos 88 anos. Foi mais, muito mais, do que o político e empresário. Muito mais do que um nome nos media, do que um primeiro-ministro numa década difícil e desafiante para Portugal. Foi - e continuará a ser - o arquiteto de uma forma de pensar a liderança: ponderada, exigente, virada para o futuro e livre, sempre livre. Fundou o Expresso quando a Liberdade ainda era sonho de um país. Acreditou que a informação podia ser serviço público, mesmo quando o poder não o queria ouvir. Fez da SIC a primeira televisão privada de Portugal, alargando horizontes num país que ainda aprendia a olhar para o futuro. E Francisco Pinto Balsemão foi sempre futuro, o seu tempo era o futuro e ensinou-nos - às várias gerações de jornalistas que ajudou a formar e às centenas de pessoas com quem trabalhou - a construí-lo melhor do que qualquer herança do passado.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
20:23
--------
20:23
Leonel Simões, administrador da Luís Simões
É um dos herdeiros do fundador da Transportes Luís Simões, o mais velho dos três irmãos que nas últimas décadas perpetuaram o legado da família e alavancaram a transportadora nacional no mercado global. Do caminho que percorreu retira como lição que “a sorte não aparece se não formos atrás dela”. Leonel Simões, administrador da Transportes Luís Simões, é o convidado deste episódio do podcast “O CEO é o limite”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:01:33
--------
1:01:33
Américo Pinheiro, CEO da Ferreira de Sá Rugs
Durante quase vintes anos geriu várias marcas de luxo do grupo Louis Vuitton Moët Hennessy em Portugal, mas também em outros países da Europa. O luxo é um mercado que trata por “tu”, mas na hora de gerir equipas e empresas, sobretudo aquelas que enfrentam dificuldades, Américo Pinheiro, atual CEO da tapeçaria de luxo Ferreira de Sá, garante que o desafio é o mesmo: ganhar as pessoas. É o convidado deste episódio de “O CEO é o limite”See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:05:37
--------
1:05:37
Filipa Jardim Silva, CEO da Transformar
Quantas vezes associamos o talento a uma entrega sem limites? E quantas vezes chegamos ao topo, mas a desmoronar por dentro? A insegurança permanente e noção de que nunca se é bom o suficiente é o rastilho para uma síndrome que afeta 70% das pessoas, 50% dos CEO e 80% das mulheres em cargos de liderança: a síndrome do impostor. É dela que falamos neste episódio do podcast “O CEO é o limite”, um pouco diferente dos habituais, na primeira pessoa, com a psicóloga e CEO da Transformar, Filipa Jardim Silva.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
54:28
--------
54:28
Nelson Ferreira Pires, CEO da Jaba Recordati
Começou a trabalhar cedo para conquistar independência. Vendia enciclopédias, enquanto concluía o 12º ano à noite. Aos 23 anos já liderava equipas na indústria farmacêutica e aos 37 chegou a diretor-geral da Jaba Recordati em Portugal. É o líder há mais tempo em funções na empresa a nível mundial e admite que é tempo de passar o testemunho: “certamente virá alguém melhor do que eu”. Nelson Ferreira Pires, é o convidado deste episódio do podcast “O CEO é o limite”See omnystudio.com/listener for privacy information.
O podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer.