Tiago Caiado Guerreiro sobre IVA a 6%: “é uma medida democrática que beneficia as pessoas que não podem comprar, mas querem construir casa”
O governo entregou, a 2 de dezembro, na Assembleia da República, a proposta de lei para reduzir o IVA na construção. A medida tem ainda de ser aprovada pelo parlamento e pode ser sujeita a alterações. Mas já são conhecidos alguns detalhes. Neste episódio, explicamos como o governo pretende aplicar a medida. A proposta do governo prevê que as casas construídas ou reabilitadas para habitação própria permanente, de preço até 648 mil euros paguem o equivalente a 6% de IVA. O mesmo pode acontecer a casas construídas de raiz ou reabilitadas para serem colocadas no mercado com uma renda mensal até 2300 euros.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
17:58
--------
17:58
Nuno Rico, da DECO Proteste: “Está na altura ideal de olhar para o seu contrato de crédito e preparar-se para um cenário mais difícil”
A prestação do crédito habitação sobe em dezembro para a maioria das famílias com taxa variável. É a primeira subida em quase dois anos. Apenas as famílias com a Euribor a 12 meses escapam para já ao agravamento. A DECO avisa que o ciclo de descidas terminou e que as próximas prestações podem trazer novos agravamentos. O economista Nuno Rico, da DECO Proteste, diz por isso que é um bom momento para renegociar os contratos ou para amortizar o crédito habitação.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
17:44
--------
17:44
Horacio Morales Blum: “O coliving é uma solução interessante para um jovem até tomar a decisão de ter casa própria”
As dificuldades em aceder a uma casa acessível nas grandes cidades está fazer questionar a forma como habitamos, impulsionando novas formas de habitação, mais assentes na partilha e em critérios como a flexibilidade, conveniência e estilo de vida. É neste contexto que surgem cada vez mais projetos ligados a novos conceitos como o Flexliving e o Coliving. Neste episódio tentamos perceber que espaço estes modelos poderão ocupar no mercado português, com o fundador da consultora Our House. Oiça aqui o podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
16:30
--------
16:30
Eduardo Brito-Henriques: “As pessoas vêem nas ruas onde moram, os alojamentos a desaparecerem e os AL a surgirem"
A maioria dos portugueses quer mais controlo do turismo e apoia a redução do Alojamento Local. O Barómetro do Turismo, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, revela que a maioria reconhece o peso do turismo na economia mas defende maior controlo sobre o seu crescimento e efeitos na habitação. Oiça aqui o podcast.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
13:51
--------
13:51
Pedro Lancastre sobre Built to Rent: “O mercado está praticamente na estaca zero em Portugal. É uma questão de tempo”
O governo voltou a colocar o arrendamento no centro da política de habitação e a promover o chamado modelo Built to Rent, com a disponibilização de imóveis públicos para projetos com renda acessível. Mas será que este formato, assente em construir para arrendar, tem condições para crescer em Portugal? É o que tentamos perceber com o CEO da Dils Portugal. Oiça aqui o podcast. See omnystudio.com/listener for privacy information.
Novo podcast do Expresso dedicado às grandes notícias do setor imobiliário. No ‘Chave na mão’ estamos atentos à evolução dos preços, das taxas de juro à construção de novos projetos, sem esquecer as tendências de mercado. Todas as sextas feiras, a jornalista Rita Neves leva até si o essencial dos principais temas, com a análise de especialistas e protagonistas do mercado imobiliário.‘Chave na mão’ tem o apoio de APPII - Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários e Vitória Seguros.