
Ep. 150 - Rita Nabeiro
17/12/2025 | 43min
A CEO da Adega Mayor, administradora executiva do Grupo Nabeiro e presidente do BCSD Portugal (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), defende que as estratégias ambientais e sociais não existem apenas para conquistar prémios ou reconhecimento, mas que geram valor real e pode ser traduzido em negócio.Responsável pela estratégia de sustentabilidade do grupo, Rita Nabeiro considera que esta é um aspeto crítico para a ambição de posicionar a Delta entre as dez maiores marcas mundiais de café. Ao longo da conversa, aborda o percurso da exploração de produção de vinho, as políticas de educação que estão a ser desenvolvidas em Campo Maior e os objetivos de avançar com projetos de inclusão numa região marcada por elevados níveis de imigração e por uma comunidade cigana com expressão significativa. Sobre a imigração, sublinha que o grupo não sentiu impactos diretos resultantes das recentes mudanças de política, embora identifique dificuldades sentidas pelos clientes, sobretudo no setor da restauração.

Ep. 149 - João Guerra
10/12/2025 | 44min
João Guerra é o convidado de Conversas com CEO.Ir ao quiosque ou à tabacaria da terra para abrir uma conta, depositar ou levantar dinheiro é hoje uma possibilidade graças à Nickel, uma instituição de pagamentos criada em França e posteriormente adquirida pelo BNP Paribas. A empresa conta com 700 agentes em Portugal, o mais recente em Arouca, e avança para um total de 15 mil na Europa.O CEO da Nickel Portugal recorda a crise financeira iniciada em 2008 para explicar o espaço de mercado aberto pela reestruturação da banca tradicional, que deixou várias zonas do país sem serviços bancários. Foi nesse contexto que surgiu a oportunidade para a Nickel, inicialmente pensada para pessoas com rendimentos mais baixos, mas que expandiu a sua atuação para todos os que procuram serviços bancários simples.

Ep. 148 - Ricardo Pacheco
03/12/2025 | 44min
Ricardo Pacheco é o convidado de Conversas com CEO.O diretor-geral da Iberdrola BP Pulse em Portugal fala da recente liberalização do mercado da mobilidade elétrica e das suas consequências, reconhecendo ser necessário encontrar soluções para aumentar mais rapidamente a infraestrutura para a mobilidade elétrica, evitando assim que se diga “não quero adotar um carro elétrico porque depois não sei onde carregar”. Este é o alerta deixado por Ricardo Pacheco, por causa do tempo que levam os licenciamentos. Sugere a criação de um balcão único “para dar suporte particularmente às câmaras que estão a iniciar os seus gabinetes técnicos”. Uma das suas preocupações está no atraso da eletrificação dos pesados, considerando que pode ser necessário adotar medidas para acelerar esse processo.

Ep. 147 - Maria João Toscano
26/11/2025 | 41min
Maria João Toscano é a convidada de Conversas com CEO.A directora executiva da Associação Dignitude explica que a instituição ofereceu a sua plataforma do programa de medicamentos “abem” para que o Estado pudesse concretizar a medida prevista no Complemento Solidário para Idosos, que previa um acréscimo de 50% na comparticipação dos medicamentos prescritos. A proposta surgiu porque, se as pessoas não conseguiam pagar os medicamentos, dificilmente poderiam aceder à comparticipação. O Governo da altura não aceitou e optou por desenvolver a sua própria plataforma, processo que demorou um ano a ficar concluído. “É para isto que temos de olhar de forma diferente”, afirma Maria João Toscano.A responsável aborda ainda o papel que as parcerias podem desempenhar no enfrentamento dos problemas na área da Saúde, bem como as razões pelas quais alguns municípios não aderem a estes programas.

Ep. 146 - Maria João Carioca
19/11/2025 | 46min
A Co-CEO da Galp explica como o conflito na Ucrânia trouxe para Portugal e para a Europa uma lógica de soberania energética, tendência que se reforçou com acontecimentos como a eleição de Donald Trump e o relatório Draghi. As conversas sobre financiamento de empresas petrolíferas, como a Galp, tornaram-se “mais educadas”, embora persistam desafios como o facto de o hidrogénio “não ser considerado, na taxonomia europeia, um investimento de descarbonização para efeitos de financiamento bancário”. Maria João Carioca fala sobre o investimento de cerca de 600 milhões de euros em combustíveis renováveis e hidrogénio, o papel das regras europeias na transição sustentável, as diferenças entre tipos de petróleo, os desafios de ser Co-CEO e as razões pelas quais ainda há poucas mulheres no topo das empresas.



Conversas com CEO