Gabriela Almeida é a convidada de Conversas com CEO.A CEO da NS2 – Nitrogen Sensing Solutions explica que começou a doer-lhe deixar a investigação de doutoramento na gaveta e que, aos 50 anos, com os filhos criados, decidiu fazer um curso que mudou a sua vida. Pouco tempo depois, lançava a startup que desenvolve biossensores para detetar nitratos, nitritos e amónio no local e em tempo real, com transferência de dados para uma aplicação.A aquacultura e a agricultura de precisão são alguns dos setores que precisam de um produto como este. Gabriela Almeida partilha o caminho que percorreu, os objetivos que tem a curto prazo e o sonho de um dia vender a empresa porque, diz, “era a maior validação” para o trabalho que tem desenvolvido.
--------
38:36
--------
38:36
Ep. 135 - Pedro Leitão
Pedro Leitão é o convidado de Conversas com CEO.O presidente do Banco Montepio defende que o mercado de capitais precisa de mecanismos que funcionem como fontes alternativas de financiamento. Com a dimensão da economia portuguesa, “podíamos fazer mais”, afirma.“A cultura come a estratégia ao pequeno-almoço.” A frase é citada por Pedro Leitão a propósito da declaração de guerra do Governo à burocracia, enquadrando-a no percurso de mudança do Banco Montepio desde que assumiu a liderança, em janeiro de 2020. As mudanças fazem-se com as pessoas, sublinha, lembrando que o plano estratégico da instituição contou com a participação de 200 colaboradores.Pedro Leitão fala sobre o presente e o futuro da banca. Reconhece que investir em cibersegurança é “mais caro, mais criativo e evolui mais rapidamente” do que investir em portas de segurança num balcão bancário. Sobre o futuro da rede física, diz que depende dos clientes e admite que a banca não está na vanguarda da oferta digital, tendo de aprender, nomeadamente com o setor da Saúde. Considera ainda que, mais do que concorrência em Portugal, falta garantir condições iguais face à banca europeia.
--------
53:51
--------
53:51
Ep. 134 - Sandra Silva
Sandra Silva é a convidada de Conversas com CEO.A presidente executiva da Veolia Portugal, empresa que atua nas áreas da gestão de resíduos, água e energia, afirma que espera começar a injetar biometano na rede de gás já no próximo ano. Considera que esta é uma das áreas a que o Governo deve dar prioridade, assim como ao fim do estatuto de resíduo, para que alguns materiais possam regressar à economia.A eletrificação, com o objetivo de descarbonizar e tornar a Europa independente dos combustíveis fósseis, está a criar dependência de matérias-primas críticas. Para alcançar uma verdadeira independência, defende que a Europa tem de tornar a economia circular.
--------
42:13
--------
42:13
Ep. 133 - Pedro Fontes Falcão
Pedro Fontes Falcão é o convidado de Conversas com CEO.O co-diretor do Executive MBA do ISCTE Executive Education refere que muita coisa mudou desde que os casos do BES e da PT expuseram problemas na governação, como, por exemplo, a existência de mais administradores não executivos e independentes, o que ajuda no escrutínio das decisões. No seu entender, ainda falta uma cultura de desafio, principalmente dos não executivos aos executivos, de questionar as decisões sem receio.Pedro Fontes Falcão relembra a difícil experiência como administrador não executivo da CGD, quando o então ministro das Finanças, Mário Centeno, quis substituir a administração. E fala do que mudou na governação das empresas desde a crise financeira, alertando que “não há proteção contra pessoas claramente desonestas e malformadas”.
--------
40:11
--------
40:11
Ep. 132 - Luís Portugal
Luís Portugal é o convidado de Conversas com CEO.O diretor e fundador do Grupo Actuarial fala dos desafios da Segurança Social e do SNS e, sobre os seguros de saúde que os governos gostariam que fossem vitalícios, diz que as companhias não estão em condições de os oferecer. Coloca como alternativa um esquema em que o Estado funcionaria como ressegurador.A liderar um grupo que presta serviços atuariais às seguradoras e está presente em 21 países, com escritórios em Lisboa, Dubai e Hong Kong, Luís Portugal defende, para Portugal, a criação de um plano nacional de gestão com todos os riscos, e não apenas incluindo os terramoto.
O Jornal de Negócios lançou, em 2020, a iniciativa Negócios Sustentabilidade 20|30, o maior projeto editorial em Portugal em matéria de sustentabilidade, divulgando os desafios e as boas práticas nas diferentes áreas: ambiental, social e governance.A urgência da ação é hoje maior, seja na erradicação da pobreza, na redução das desigualdades, no combate às alterações climáticas, na proteção dos ecossistemas, na melhoria da educação e da saúde, na construção de sociedades mais inclusivas, com respeito pela igualdade e diversidade..