Luís Menezes é o convidado de Conversas com CEO.O presidente executivo do grupo Ageas Portugal afirma que há “um repensar do ramo” dos seguros de saúde e que esta estratégia permite que o cliente beneficie por estar mais saudável, “o que vai ajudar a reduzir o seu custo do seguro”. Fala do tempo em que foi deputado, do burnout que mudou a sua vida e da importância ou peso que é, ou foi, ser filho de Luís Filipe Menezes. Garante que não pretende regressar à política e mostra-se preocupado com a dificuldade em atrair os melhores para este campo.Aborda os riscos ambientais, as estratégias de investimento da companhia e a regulação europeia, feita de siglas e relatórios que, diz, não se percebe quem os vai ler. Sobre as pensões, deixa o alerta: se não investirmos em complementos de reforma, será difícil manter o estilo de vida na última fase da vida. Este é o último episódio da quarta temporada do “Conversas com CEO”. A próxima temporada regressa depois do Verão.
--------
53:05
--------
53:05
Ep. 137 - Pedro Gouveia
Pedro Gouveia é o convidado de conversas com CEO.O médico cirurgião especializado em cancro da mama e fundador do Laboratório de Cirurgia Digital da Fundação Champalimaud é um entusiasta da aplicação da robótica, da inteligência artificial e da realidade aumentada à medicina. Fala dos óculos de realidade aumentada, já em uso na Fundação, que oferecem ao cirurgião uma visão sobre-humana da anatomia do doente. É esta a nova medicina, que já começou a transformar a prática clínica e a forma como as consultas são conduzidas.O tradicional "Dr. Google" está a ser ultrapassado por aplicações que permitem ao doente chegar à consulta já com um rastreio efetuado, o que altera profundamente a dinâmica entre médico e paciente. Esta revolução tecnológica vai exigir mudanças profundas no ensino da medicina e na educação em geral, com impacto desde os primeiros anos de escolaridade.Os exemplos não se esgotam. Há aplicações de telemóvel capazes de detetar diabetes através da voz e implantes que devolvem a capacidade de dar passos a quem depende de uma cadeira de rodas.
--------
51:14
--------
51:14
Ep. 136 - Gabriela Almeida
Gabriela Almeida é a convidada de Conversas com CEO.A CEO da NS2 – Nitrogen Sensing Solutions explica que começou a doer-lhe deixar a investigação de doutoramento na gaveta e que, aos 50 anos, com os filhos criados, decidiu fazer um curso que mudou a sua vida. Pouco tempo depois, lançava a startup que desenvolve biossensores para detetar nitratos, nitritos e amónio no local e em tempo real, com transferência de dados para uma aplicação.A aquacultura e a agricultura de precisão são alguns dos setores que precisam de um produto como este. Gabriela Almeida partilha o caminho que percorreu, os objetivos que tem a curto prazo e o sonho de um dia vender a empresa porque, diz, “era a maior validação” para o trabalho que tem desenvolvido.
--------
38:36
--------
38:36
Ep. 135 - Pedro Leitão
Pedro Leitão é o convidado de Conversas com CEO.O presidente do Banco Montepio defende que o mercado de capitais precisa de mecanismos que funcionem como fontes alternativas de financiamento. Com a dimensão da economia portuguesa, “podíamos fazer mais”, afirma.“A cultura come a estratégia ao pequeno-almoço.” A frase é citada por Pedro Leitão a propósito da declaração de guerra do Governo à burocracia, enquadrando-a no percurso de mudança do Banco Montepio desde que assumiu a liderança, em janeiro de 2020. As mudanças fazem-se com as pessoas, sublinha, lembrando que o plano estratégico da instituição contou com a participação de 200 colaboradores.Pedro Leitão fala sobre o presente e o futuro da banca. Reconhece que investir em cibersegurança é “mais caro, mais criativo e evolui mais rapidamente” do que investir em portas de segurança num balcão bancário. Sobre o futuro da rede física, diz que depende dos clientes e admite que a banca não está na vanguarda da oferta digital, tendo de aprender, nomeadamente com o setor da Saúde. Considera ainda que, mais do que concorrência em Portugal, falta garantir condições iguais face à banca europeia.
--------
53:51
--------
53:51
Ep. 134 - Sandra Silva
Sandra Silva é a convidada de Conversas com CEO.A presidente executiva da Veolia Portugal, empresa que atua nas áreas da gestão de resíduos, água e energia, afirma que espera começar a injetar biometano na rede de gás já no próximo ano. Considera que esta é uma das áreas a que o Governo deve dar prioridade, assim como ao fim do estatuto de resíduo, para que alguns materiais possam regressar à economia.A eletrificação, com o objetivo de descarbonizar e tornar a Europa independente dos combustíveis fósseis, está a criar dependência de matérias-primas críticas. Para alcançar uma verdadeira independência, defende que a Europa tem de tornar a economia circular.
O Jornal de Negócios lançou, em 2020, a iniciativa Negócios Sustentabilidade 20|30, o maior projeto editorial em Portugal em matéria de sustentabilidade, divulgando os desafios e as boas práticas nas diferentes áreas: ambiental, social e governance.A urgência da ação é hoje maior, seja na erradicação da pobreza, na redução das desigualdades, no combate às alterações climáticas, na proteção dos ecossistemas, na melhoria da educação e da saúde, na construção de sociedades mais inclusivas, com respeito pela igualdade e diversidade..