Maria João Toscano é a convidada de Conversas com CEO.A directora executiva da Associação Dignitude explica que a instituição ofereceu a sua plataforma do programa de medicamentos “abem” para que o Estado pudesse concretizar a medida prevista no Complemento Solidário para Idosos, que previa um acréscimo de 50% na comparticipação dos medicamentos prescritos. A proposta surgiu porque, se as pessoas não conseguiam pagar os medicamentos, dificilmente poderiam aceder à comparticipação. O Governo da altura não aceitou e optou por desenvolver a sua própria plataforma, processo que demorou um ano a ficar concluído. “É para isto que temos de olhar de forma diferente”, afirma Maria João Toscano.A responsável aborda ainda o papel que as parcerias podem desempenhar no enfrentamento dos problemas na área da Saúde, bem como as razões pelas quais alguns municípios não aderem a estes programas.
--------
41:22
--------
41:22
Ep. 146 - Maria João Carioca
A Co-CEO da Galp explica como o conflito na Ucrânia trouxe para Portugal e para a Europa uma lógica de soberania energética, tendência que se reforçou com acontecimentos como a eleição de Donald Trump e o relatório Draghi. As conversas sobre financiamento de empresas petrolíferas, como a Galp, tornaram-se “mais educadas”, embora persistam desafios como o facto de o hidrogénio “não ser considerado, na taxonomia europeia, um investimento de descarbonização para efeitos de financiamento bancário”. Maria João Carioca fala sobre o investimento de cerca de 600 milhões de euros em combustíveis renováveis e hidrogénio, o papel das regras europeias na transição sustentável, as diferenças entre tipos de petróleo, os desafios de ser Co-CEO e as razões pelas quais ainda há poucas mulheres no topo das empresas.
--------
46:10
--------
46:10
Ep. 145 - José Maria Ferreira
José Maria Ferreira é o convidado de Conversas com CEO.O presidente executivo da Havelar propõe que se use uma parte dos campos de futebol abandonados para fazer bairros de cerca de 50 casas, que tanto podem ser impressas como de construção industrial, considerando que seria muito rápida a concretização desses projetos. José Maria Ferreira identifica as vantagens da técnica da impressão na construção em matéria de economia circular e redução de resíduos, condições de trabalho e até resolução do problema da falta de mão-de-obra. Neste momento tem parcerias com a Cimpor, a Amorim e ainda com a Universidade da Coruña, envolvendo a Inditex para a concepção de materiais de impressão que integrem resíduos têxteis.
--------
43:09
--------
43:09
Ep. 144 - José Germano de Sousa
Germano de Sousa é o convidado de Conversas com CEO.O co-CEO do Grupo Germano de Sousa fala sobre os avanços da ciência e sobre como a possibilidade de identificar a doença antes de ela surgir pode contribuir não apenas para melhorar a qualidade de vida, mas também para reduzir os custos na saúde. José Germano de Sousa aborda ainda a acusação de cartelização, os desafios que a inovação acelerada coloca à gestão, as vantagens de uma empresa familiar e a forma como se gere a sucessão num grupo que acaba de completar meio século de existência.
--------
49:09
--------
49:09
Ep. 143 - José Teixeira
José Teixeira é o convidado de conversas com CEO.O presidente do Grupo DST defende que os ministros e os empresários deviam ter psicólogos sociais, para perceberem como se tomam decisões e porque é que esse mecanismo é egoísta, enquadrando assim a razão pela qual apenas uma pequena fração da descida do IVA para 6% na construção irá para quem compra casa. Deveriam ler obrigatoriamente o livro do Nobel da Economia Daniel Kahneman, “Pensar, Depressa e Devagar”.José Teixeira aponta para a construção industrial aposta que está a fazer com arquitetos de referência. “Um pobre vai ter uma casa desenhada por Aires Mateus.”Os condicionalismos da contratação pública, que limita a inovação, um código de construção antigo, a falta de resposta da E-Redes e as garantias bancárias são alguns dos obstáculos que identifica como prioritários a resolver para termos mais habitação e menos cara.Com uma abordagem inovadora na gestão de recursos humanos, fala-nos ainda das iniciativas culturais dirigidas aos trabalhadores. O seu desafio é dar condições de liberdade às equipas, porque “atrás da liberdade vem a criatividade e, através da criatividade, o negócio”.
O Jornal de Negócios lançou, em 2020, a iniciativa Negócios Sustentabilidade 20|30, o maior projeto editorial em Portugal em matéria de sustentabilidade, divulgando os desafios e as boas práticas nas diferentes áreas: ambiental, social e governance.A urgência da ação é hoje maior, seja na erradicação da pobreza, na redução das desigualdades, no combate às alterações climáticas, na proteção dos ecossistemas, na melhoria da educação e da saúde, na construção de sociedades mais inclusivas, com respeito pela igualdade e diversidade..