
Sandro Conceição: “Já fizemos uma casa de 60 metros quadrados em dois dias”
24/12/2025 | 48min
Sandro Conceição, diretor de co-processamento e energia da Cimpor, veio à Liga dos Inovadores falar de casas feitas em dois dias, de uma rede de 5G completamente autónoma, de veículos autónomos nas pedreiras e de formas inovadoras de redução do C02. “Não estamos sozinhos no mercado, mas os outros estão ou a copiar-nos ou a fazer coisas semelhantes”, garante. As matérias primas naturais estão progressivamente a ser substituídas por produtos de reciclagem, como resíduos de outras indústrias, e, em breve também pelas chamadas argilas calcinadas, e, nos fornos onde as matérias primas são cozidas para darem lugar ao cimento, os combustíveis fosseis estão a ser progressivamente substituídos por fontes de energia alternativos. Há três anos a cimenteira fixou como objetivo a redução das emissões de CO2 em 37% até 2030 mas a meta será antecipada - “vamos atingi-lo muito antes”, garante Sandro Conceição.See omnystudio.com/listener for privacy information.

“Ser CEO de uma empresa que se criou é uma experiência bastante dolorosa. É algo que se faz por amor a um problema”
17/12/2025 | 49min
Luis Valente, presidente da iLoF, passou pela Liga dos Inovadores para falar do presente e do futuro. Nomeado pela Forbes como um dos 30 jovens abaixo dos 30 anos de idade mais promissores a área da Ciência e Saúde, fala-nos da quantidade de informação que está no sangue que nos corre nas veias, e de como isso pode jogar a favor da investigação. O futuro na medicina será disruptivo, antecipa.See omnystudio.com/listener for privacy information.

“Na meritocracia os trabalhadores competem e atropelam-se uns aos outros: temos de investir em mais cooperação”
10/12/2025 | 1h
José Teixeira, presidente da DST, fala sobre a mudança de paradigma que a construção modular representa, do papel social da arquitetura nas construções e na importância de "levar beleza para tudo o que fazemos". Fala também das inovações na gestão do seu grupo e lamenta a revisão laboral que conduzirá à greve geral desta semana. É uma batalha sem sentido, influenciada por “alguns empresários muito conservadores”. See omnystudio.com/listener for privacy information.

Betão não é só cimento com água, areia e brita: “Pode aquecer o ambiente, carregar um automóvel, medir a tensão arterial, avisar um médico”
03/12/2025 | 51min
Os processos de fabrico de cimento da Secil estão a passar por uma transformação que visa poupar nos recursos e na energia de forma a tornar o betão num material mais sustentável. Usar menos materiais, reutilizar, reciclar e reduzir o consumo energético são algumas das iniciativas que a Secil tem introduzido nas suas fábricas, como conta Ângela Nunes, diretora de inovação da cimenteira do grupo Semapa, de passagem no podcast Liga dos Inovadores.See omnystudio.com/listener for privacy information.

Roupa que retarda o envelhecimento da pele? “Já há e haverá muito mais. As substâncias ativas que existem nos cremes podem ser passadas para os têxteis”
26/11/2025 | 50min
Rui Martins, da Inovafil, diz que a a inovação na indústria têxtil avança a passos largos, com malhas feitas a partir de fibras de batata, de ananás, de bactérias ou de resíduos e até fios que retardam o envelhecimento da pele. Onde não se avança como se devia é na reciclagem dos resíduos têxteis.See omnystudio.com/listener for privacy information.



Liga dos Inovadores