“A Coreia do Sul era muito pobre e apostou em seis empresas que mudaram o país: em Portugal tentamos agradar a todos e depois não temos dinheiro”
Carlos Alves fundou a HFA há 30 anos, com mais dois sócios e, hoje em dia, é um dos maiores empregadores em Águeda. Despertou para a eletrónica ainda jovem e hoje depende dela — “tenho um pacemaker, vivo graças à eletrónica”, graceja. Ouça-o, na Liga dos Inovadores.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
49:00
--------
49:00
A temperatura no trabalho incomoda-o? Não está sozinho: “Mais de 90% das queixas nos edifícios estão relacionadas com o ar condicionado”
Um “agente de inteligência artificial” consegue ser mais eficiente a gerir a temperatura num edifício do que um humano. A garantia é deixada por Márcia Pereira, fundadora da Bandora, que através do seu software já conseguiu reduzir custos energéticos aos clientes em 70%. De passagem pela Liga dos Inovadores, a empreendedora explica como funciona a tecnologia, e antecipa o futuro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
47:11
--------
47:11
“A China primeiro quis deixar de ser pobre, depois dependente, depois quis ser rica e agora quer ser poderosa. À Europa falta motivação”
Isabel Rocha, vice-reitora na Universidade Nova de Lisboa, e Ricardo Paes Mamede, professor associado no ISCTE, analisam a proposta de Orçamento do Estado para 2026, a proposta de fusão da ANI com a FCT, a WebSummit e as lições a tirar do prémio Nobel da Economia — um recado para a Europa e para os governos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
50:18
--------
50:18
“Venho do zero, no dia em que criei a empresa não tinha dinheiro para pagar o almoço à minha namorada”: como cresceram os sapateiros da AMF
Vamos falar de sapatos com a AMF mas “não vão pensar que esta é uma fábrica com sapateiros de 50 e 60 anos”. 20% dos quadros têm licenciatura e “temos muita engenharia, design, economia, malta da sustentabilidade, malta da logística e compras, inteligência artificial, agora, também dados”. Albano Fernandes, fundador e presidente da AMF, passou pela Liga dos Inovadores.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
48:30
--------
48:30
Vem aí a marmita do futuro: sensores vão alertar para qualidade da comida e avisar quando for hora de trocar o recipiente
A Vangest lidera uma agenda mobilizadora do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) à procura da “embalagem do futuro”, que passa pela “aplicação de sensores dentro das marmitas que fazem não só a monitorização do estado da comida como também do ciclo de vida”. Hugo Oliveira, diretor de marketing, veio à Liga dos Inovadores explicar que o paradigma de industrialização está a mudar.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Liga dos Inovadores mostra o que de mais criativo e distintivo está a ser feito nas empresas em Portugal. A dupla de jornalistas Elisabete Miranda e Pedro Lima explora bons exemplos de inovação, que conquistaram mercado e, passo a passo, contribuem para a transformação económica do nosso país.
Um podcast que conta com a colaboração técnica do antigo ministro da Economia António Costa Silva, a professora Isabel Rocha e o economista Ricardo Paes Mamede. Com o apoio da NOS.