“Daqui, só podemos expandir-nos para o mar ou para o espaço”: novo foguetão europeu tem a altura de um prédio de 20 andares e dedo português
A Omnidea vai participar na construção do próximo foguetão europeu. A Europa só tem, até agora, três. De passagem pela Liga dos Inovadores, Tiago Pardal explica que um foguetão é “um sistema muito complexo, e algumas partes terão de ser compradas no exterior, mas a engenharia, o desenho, o produto será desenvolvido, montado e integrado cá em Portugal”. Projeto obrigará a Omnidea a alargar substancialmente a equipa de profissionais.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
34:48
--------
34:48
“Uma boa rolha faz com que um grande vinho seja ainda melhor”: as inovações da Corticeira Amorim
Aos 155 anos de idade a Corticeira Amorim procura acelerar o crescimento dos sobreiros e a extração da cortiça de forma a tornar-se mais produtiva. António Rios Amorim preside à empresa desde 2001 e veio à Liga dos Inovadores apresentar as inovações que a sua empresa tem desenvolvido: uma das mais recentes ajudou a cortiça a evitar o declínio com o fim do chamado ‘gosto a rolha’.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
51:40
--------
51:40
Os mais ouvidos de 2025 (IV). Morcegos, abelhas, minhocas, aves de rapina são aliados da vinha e do vinho: “Já não podemos olhar para uma quinta como um chão de fábrica”
António Graça, responsável pelo Departamento de Investigação e Desenvolvimento da Sogrape, veio à Liga dos Inovadores falar sobre quatro dos 34 projetos que a empresa tem a correr. Fala do “património absolutamente único” de diversidade genética da videira, do efeito das alterações climáticas, da importância de perceber o papel de cada organismo – desde os micro aos predadores – no equilíbrio do ecossistema, porque o tempo em que as quintas eram olhadas como chãos de fábrica já passou. Deixa ainda o nome de dois gestores cujo percurso admira especialmente e fala dos vinhos de que mais gosta, num episódio publicado originalmente a 16 de abril de 2025.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
46:52
--------
46:52
Os mais ouvidos de 2025 (III). “Até à minha reforma vamos ultrapassar os italianos em marcas de têxtil. Eles estão em decadência e nós em crescimento”
Porque é que Portugal não tem uma Zara, como os espanhóis da Inditex, ou uma Max Mara ou uma Fendi, como os italianos? Ricardo Silva é engenheiro químico, presidente executivo da Tintex, uma empresa de Vila Nova de Cerveira fundada pelo pai, e não tem dúvidas de que é uma questão de tempo.Este episódio foi publicado originalmente a 2 de julho de 2025.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
53:52
--------
53:52
Os mais ouvidos de 2025 (II). “Portugal tem uma invenção que transformou a nossa vida: o multibanco. Na Holanda tinha de procurar o meu banco para levantar dinheiro”
António Costa Silva, Isabel Rocha e Ricardo Paes Mamede identificam as melhorias registadas no ecossistema da inovação em Portugal nos últimos anos e as falhas que é preciso colmatar. Os três compõem o conselho de curadores da Liga dos Inovadores, ajudando a organizar ideias, despistar dúvidas e hierarquizar escolhas. Juntaram-se para refletir sobre o que é a inovação, em que medida as empresas portuguesas são inovadoras e o papel das políticas públicas. Cada um enumera também a maior inovação empresarial das últimas décadas em Portugal, num episódio publicado originalmente a 26 de fevereiro de 2025 See omnystudio.com/listener for privacy information.
Liga dos Inovadores mostra o que de mais criativo e distintivo está a ser feito nas empresas em Portugal. A dupla de jornalistas Elisabete Miranda e Pedro Lima explora bons exemplos de inovação, que conquistaram mercado e, passo a passo, contribuem para a transformação económica do nosso país.
Um podcast que conta com a colaboração técnica do antigo ministro da Economia António Costa Silva, a professora Isabel Rocha e o economista Ricardo Paes Mamede. Com o apoio da NOS.