PodcastsNegóciosEconomia Sem Fronteiras

Economia Sem Fronteiras

Podcast Jornal de Negócios
Economia Sem Fronteiras
Último episódio

43 episódios

  • Economia Sem Fronteiras

    Temporada 3 | Episódio 14 | António Rios de Amorim

    23/12/2025 | 22min
    O presidente e CEO da Corticeira Amorim partilha a visão estratégica de um grupo com mais de 150 anos de história que se afirmou como líder mundial do setor da cortiça. Aborda o percurso de internacionalização do grupo, hoje presente em mais de 100 países, o papel decisivo da cotação em bolsa na consolidação financeira e na expansão internacional, bem como a aposta contínua na investigação e desenvolvimento para responder à concorrência de materiais alternativos e alargar o mercado das aplicações da cortiça.António Rios de Amorim destaca ainda os desafios recentes do setor, nomeadamente a quebra do consumo mundial de vinho, com impacto direto na venda de rolhas, e explica a estratégia de diversificação para áreas como a construção, a indústria automóvel, o setor aeroespacial e, mais recentemente, a defesa. A sustentabilidade surge como eixo central, com a cortiça afirmada como um material único, renovável e com pegada de carbono negativa, e com investimentos relevantes na inovação florestal e na subericultura.
  • Economia Sem Fronteiras

    Temporada 3 | Episódio 13 | Eduardo Ramos

    16/12/2025 | 19min
    O CEO da Via Verde explica como a empresa evoluiu de um sistema de cobrança eletrónica de portagens para um ecossistema digital de mobilidade e serviços, com ambição europeia. A inovação tecnológica, a aposta no digital, a utilização intensiva de dados e de inteligência artificial, bem como a eficiência operacional, surgem como pilares centrais desta transformação. O papel do mercado português enquanto laboratório de experimentação, a relação com a academia, a gestão estratégica de talento e o ciclo virtuoso entre crescimento, investimento e competitividade internacional estão igualmente em destaque.
  • Economia Sem Fronteiras

    Temporada 3 | Episódio 12 | Miguel Farinha

    09/12/2025 | 20min
    O country managing partner do Cluster Português da EY, explica como Portugal tem vindo a ganhar peso na estratégia global da consultora, assumindo-se como hub de inovação e nearshoring para a Europa. A inteligência artificial surge como eixo central da transformação, tanto na automatização de processos como na redefinição do valor acrescentado do trabalho humano. A aposta em parcerias tecnológicas, o crescimento acelerado do cluster português e o reforço do talento local em Angola, Moçambique e Cabo Verde evidenciam uma estratégia integrada de expansão. Um retrato claro de como a tecnologia, a internacionalização e a qualificação das pessoas moldam o futuro da EY e do setor dos serviços profissionais.
  • Economia Sem Fronteiras

    Temporada 3 | Episódio 11 | Sandra Santos

    02/12/2025 | 19min
    A CEO da Logoplaste analisa a estratégia de crescimento global da empresa, que se encontra numa nova fase de expansão, com foco nas Américas e na consolidação do modelo “wall-to-wall”, que revolucionou a indústria das embalagens. Destaca o papel central da inovação em materiais, design e reciclagem, o que permitiu à Logoplaste atingir 25% de incorporação de reciclado em 2024, posicionando-a no topo do ranking mundial da Ellen MacArthur Foundation.
    Sandra Santos sublinha que a funcionalidade da embalagem, a redução da pegada de carbono e a manutenção da identidade de cada produto são desafios técnicos decisivos. A CEO aborda ainda a relevância das parcerias para acelerar a circularidade dos plásticos e reforça que o mandato da gestão passa por crescer mais depressa e em mais geografias, aumentando a complexidade e as equipas. Com mais de 60 fábricas em 16 países, a Logoplaste mantém uma cultura “flat”, empreendedora e colaborativa, que considera essencial para atrair talento e sustentar a internacionalização.
  • Economia Sem Fronteiras

    Temporada 3 | Episódio 10 | Bruno Figueroa

    25/11/2025 | 20min
    O embaixador do México em Portugal desde 2022 destaca o momento excecional das relações bilaterais e sublinha que Portugal, apesar da sua dimensão, é uma verdadeira potência diplomática. O diplomata evidencia o peso político português na União Europeia e o papel do país como parceiro estratégico do México, num momento em que está concluída a modernização do acordo de livre comércio entre o México e a UE.

    O turismo, a crescente procura de produtos mexicanos, o potencial do Porto de Sines na entrada de mercadorias e as assimetrias estatísticas no comércio bilateral são os temas centrais da conversa. O episódio mostra também o México como plataforma essencial para empresas portuguesas que pretendem crescer na América do Norte, destacando o exemplo da Mota-Engil e o dinamismo de setores como a energia, o agroalimentar, a aeronáutica e os componentes eletrónicos.

    Uma perspetiva sobre como a diplomacia económica, a conectividade e a internacionalização empresarial podem aprofundar a ponte entre Portugal e o México.

Mais podcasts de Negócios

Sobre Economia Sem Fronteiras

O programa do canal de televisão Now conduzido por Miguel Frasquilho, ex-presidente daAICEP, está também disponível em formato de podcast no Negócios.O programa promove as exportações e a internacionalização das empresas portuguesas como forma de fomentar o crescimento económico e o desenvolvimento do tecido produtivonacional, destacando ainda o papel da diplomacia económica no reforço dos laços com oexterior e a importância de atrair investimento estrangeiro para o país.Gestores de grandes empresas nacionais partilham as suas experiências, revelando o quecorreu bem, e menos bem, nos seus processos de internacionalização. Em simultâneo,embaixadores nacionais e estrangeiros apresentam as oportunidades de crescimento para aeconomia portuguesa e de investimento em diversas geografias do mundo.
Sítio Web de podcast

Ouve Economia Sem Fronteiras, The Diary Of A CEO with Steven Bartlett e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções

Economia Sem Fronteiras: Podcast do grupo

Informação legal
Aplicações
Social
v8.3.0 | © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 1/22/2026 - 6:20:27 AM