NEM TUDO É CHINA. A resposta da KIA e da MITSUBISHI em PORTUGAL
Nem tudo o que chega do outro lado do mundo é chinês. Há muitos anos que as marcas japonesas e coreanas fazem parte do mercado europeu e são protagonistas relevantes num setor cada vez mais competitivo.Ainda assim, há uma pergunta que continua a pairar no ar: o que é que as marcas chinesas têm de diferente para estarem a agitar não só a Europa, mas toda a indústria automóvel?É precisamente isso que vamos discutir no mais recente episódio do Auto Rádio, o podcast da Razão Automóvel com o apoio do piscapisca.pt. Para nos ajudar a encontrar respostas, contamos com um convidado que conhece de perto a realidade das marcas japonesas, coreanas e chinesas — e também o mercado português. Francisco Geraldes, diretor-executivo da Astara Portugal, importadora de marcas como a Kia, Mitsubishi, KGM, Isuzu, Fuso e Piaggio Comercial.Estrutura:00:00:00 Introdução00:02:20 Há espaço para todas as marcas?00:04:10 Como correu o primeiro ano da KGM00:05:25 Marcas como a Kia e a Mitsubishi têm argumentos suficientes para contrariar esta ofensiva e continuar a vingar no mercado europeu?00:09:20 A União Europeia está a ir longe de mais naquilo que está a propor ao mercado automóvel?00:11:00 O consumidor está preparado para se despedir dos motores a combustão já a partir de 2035?00:13:30 Como olha para o facto da Comissão Europeia estar a tentar dizer as marcas aquilo que devem produzir?00:16:36 Para as marcas chinesas conseguirem vencer cá vão ter de seguir a mesma receita que seguiu a Toyota, a Hyundai, a Kia, de montarem centros de desenvolvimento e fábrica na Europa?00:20:30 O que é que as marcas chinesas têm de especial para fazerem tantos construtores tremerem?00:22:36 O que é que correu mal com a Aiways?00:23:07 O que é que a Maxus tem de diferente da Aiways?00:24:12 Os chineses estão a aprender connosco?00:26:05 Os concessionários estão cá para ficar?00:29:39 O que é que podemos esperar da Kia e da Mitsubishi para o próximo ano?00:31:10 Quais são os argumentos que a Kia vai ter para dar resposta sobretudo no campo dos elétricos às marcas chinesas?00:32:46 Vamos ter de esperar quanto tempo até vermos um ciclo de produto 100% desenvolvido pela Mitsubishi?00:33:56 Perspetivas para 2026 no mercado automóvel português00:34:45 Notas Finais Moderador: Guilherme CostaConvidado: Francisco Geraldes, diretor-executivo da Astara PortugalRégie: Pedro AlvesEdição: Pedro Contreiras
O Auto Rádio é um podcast da Razão Automóvel, com o apoio do Pisca Pisca, o portal de usados onde podem encontrar o vosso próximo carro: https://bit.ly/3YXSWGn 🎧 Disponível no YouTube, Spotify e Apple Podcasts
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FAZ SENTIDO limitar a POTÊNCIA e a ACELERAÇÃO dos carros?
Com a eletrificação, a potência deixou de ser um luxo reservado aos superdesportivos. Hoje é possível tirar a carta de condução de manhã, e à tarde estar ao volante de um SUV familiar com mais de 1000 cv e que acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 3s.Naturalmente, isto levanta uma série de questões, ao ponto de alguns países já terem em marcha soluções para tentar controlar este aumento de potência e performance que os carros sofreram nos últimos anos.Mas será que faz sentido haver legislação que limite a potência e a aceleração dos automóveis novos? É sobre isso que vamos falar neste Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do PiscaPisca.pt.Estrutura:00:00:00 Introdução00:03:00 Faz sentido os legisladores limitarem a potência e a performance dos carros?00:09:25 Devem-se criar condições para que os limites sejam levantados mediante algumas condições?00:13:30 Exemplos concretos00:14:22 O caso da China00:21:42 Quem tem de resolver a questão?00:23:52 O caso da Austrália do Sul00:28:40 Deve haver uma distinção nas coimas entre os condutores com formação especial para carros com mais potência e condutores «normais»?00:34:00 Formação na condução00:37:00 Desbloquear níveis de potência como acontece com os motociclos00:40:00 Notas FinaisApresentador: Miguel DiasEquipa: Fernando Gomes, Diogo TeixeiraRégie: Pedro ContreirasEdição: Pedro Alves
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NINGUÉM QUER desportivos ELÉTRICOS. Porquê?
Durante os últimos anos, fizeram-nos acreditar que o futuro da performance e dos desportivos era 100% elétrico. Mas as vendas destes modelos teimam em não arrancar.Ao ponto de nos vermos obrigados a questionar: será que o mercado nunca quis desportivos elétricos? Foi isso que debatemos no mais recente episódio do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do PiscaPisca.pt.Será o preço elevado? Será o peso excessivo? Ou simplesmente a falta de vibrações e barulho do motor de combustão interna? Fizemos o diagnóstico e procurámos encontrar soluções para um problema que parece, cada vez mais, de resolução difícil. Estrutura:00:00:00 Introdução00:01:05 O que é que está a faltar para que as vendas de elétricos sejam mais expressivas?00:09:12 Passagens de caixa simuladas00:17:00 Mercado de usados00:24:00 Transportes públicos00:29:54 Potência dos carros elétricos00:37:00 Nürburgring00:39:55 Lançamentos de elétricos desportivos00:44:57 Razões de compra de carros00:50:00 Comprar carro em Portugal00:52:55 Como convencer as pessoas a comprar desportivos elétricos00:55:00 Notas finaisMorador: Miguel DiasEquipa: Fernando Gomes, Guilherme CostaRégie: Pedro AlvesEdição: Pedro Alves
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Comprar DACIA ou RENAULT em Portugal. SEGREDOS REVELADOS para 2026
A Renault é um nome incontornável para o mercado automóvel nacional. Toda a gente tem alguém na família que já teve um carro desta marca francesa, que a dado ponto, chegou mesmo a produzir modelos em Portugal.A ligação da marca do losango a Portugal é, por isso, quase umbilical. Tanto que, durante mais de uma década, o automóvel mais vendido do nosso país foi o Renault Clio. Mas agora, com uma forte aposta na eletrificação e com a invasão chinesa em «mãos», para onde caminha a Renault?Foi sobre tudo isto que falámos no mais recente episódio do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do piscapisca.pt, que contou com a participação de José Pedro Neves, Diretor-Geral do Grupo Renault Portugal.Estrutura:00:00:00 Introdução00:02:15 Fiscalidade em Portugal00:07:15 Quais são as alternativas para mudar o parque automóvel em Portugal?00:09:36 Como está a correr o ano para a Dacia e para a Renault?00:12:29 Faz sentido não haver incentivos ficais para o GPL?00:13:20 Concorrência Interna entre a Renault e a Dacia00:14:57 Concorrência chinesa00:17:45 É possível manter a competitividade com produtos europeus?00:20:20 2035 é uma meta realista?00:22:16 Dacia Hipster00:23:45 Dacia C-Neo00:28:16 Renault Twingo00:30:47 E se a fórmula do revivalismo se esgotar?00:32:55 Alpine00:38:15 Qual é a motivação para continuar no Grupo?00:41:00 Modelo de distribuição do Grupo Renault00:42:00 Notas FinaisModerador: Guilherme CostaConvidado: José Pedro Neves, diretor-geral do Grupo Renault em PortugalRégie: Pedro AlvesEdição: Pedro Alves
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NINGUÉM QUER desportivos ELÉTRICOS. Porquê?
Durante os últimos anos, fizeram-nos acreditar que o futuro da performance e dos desportivos era 100% elétrico. Mas as vendas destes modelos teimam em não arrancar.E isso levanta uma questão inevitável: será que o mercado alguma vez quis desportivos elétricos? Tentámos descobrir a resposta no mais recente episódio do Auto Rádio, o podcast da Razão Automóvel com o apoio do PiscaPisca.pt.Artigos mencionados no vídeo:A prova do «futuro»? Toyota instala motor elétrico e a hidrogénio no lendário AE86: https://www.razaoautomovel.com/noticias/tokyio-auto-salon-toyota-ae86-prototipo-hidrogenio-eletrico/Estes modelos têm alcunhas mais famosas do que os seus nomes: https://www.razaoautomovel.com/classicos/lista-10-automoveis-alcunhasEstrutura:00:00:00 Introdução00:03:15 O que é que se está a passar com os desportivos elétricos?00:06:20 O peso é a maior condicionante?00:07:45 Há falta de identidade nos elétricos desportivos?00:13:10 Renault 5 vs. Alpine A29000:16:10 Acham que há uma questão de expectativas?00:17:28 Abarth 600e00:21:00 Volvo EX3000:24:00 A proximidade entre as versões base e desportivas pode ser um problema?00:25:00 Passagens de caixa simuladas00:33:50 Vaga de novos desportivos elétricos que estão para chegar00:38:00 Ter um Volkswagen ID.2 vai ser importante para impulsionar a gama de elétricos da Volkswagen?00:42:00 Elétricos premium00:49:00 Conclusão00:53:00 Notas FinaisModerador: Miguel DiasEquipa: Guilherme Costa e Fernando GomesRégie: Pedro ContreirasEdição: Pedro Contreiras
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