Corvo Seco

Corvo Seco
Corvo Seco
Último episódio

477 episódios

  • Corvo Seco

    #485 - Sarada Devi - Desapegue-se do Mundo

    23/1/2026 | 13min
    Citações de Sarada Devi.

    Sarada Devi (1853-1920) foi uma mestra espiritual indiana, esposa e principal discípula de Sri Ramakrishna.

    Nascida em uma vila de Bengala, casou-se ainda jovem com Ramakrishna, mas sua relação transcendeu os laços matrimoniais, sendo baseada na devoção e na espiritualidade. Após a morte de Ramakrishna, Sarada Devi assumiu um papel central na orientação dos discípulos e na consolidação da Ramakrishna Mission. Com serenidade e compaixão, tornou-se uma fonte de força e inspiração para a crescente comunidade espiritual.

    Sarada Devi ensinava a simplicidade, o amor incondicional e a importância da vida espiritual em meio às responsabilidades cotidianas. Defendia a equanimidade diante das dificuldades e a necessidade da pureza de coração para a realização espiritual. Sua mensagem enfatizava que todas as pessoas, independentemente de sua origem, têm o potencial de alcançar a iluminação. Ela também destacava o serviço altruísta como uma expressão do amor divino.

    Reverenciada como a “Santa Mãe”, Sarada Devi foi uma das primeiras figuras femininas do Vedanta moderno a ocupar um papel de liderança espiritual. Seu exemplo de humildade e compaixão continua a inspirar devotos e praticantes ao redor do mundo, sendo um pilar essencial da tradição Ramakrishna.
  • Corvo Seco

    #484 - Lama Yeshe - Desapegue-se do Temporário

    21/1/2026 | 10min
    Citações e trecho do livro “When the Chocolate Runs Out”, de Lama Yeshe.

    Lama Thubten Yeshe (1935-1984) foi um grande mestre da tradição Gelug do budismo tibetano e escritor.

    Lama Yeshe nasceu perto da cidade tibetana de Tolung Dechen, mas foi enviado para o mosteiro Sera em Lhasa no Tibete aos seis anos de idade. Ele recebeu a ordenação completa aos vinte e oito anos de idade de Kyabje Ling Rinpoche .
    Em 1950, após a invasão chinesa no Tibet, Yeshe continuou estudando e meditando na Índia até 1967. Dois anos depois, ele estabeleceu o Monastério de Kopan, perto de Kathmandu, para ensinar o Budismo aos ocidentais.
    Em 1974 começou a viajar e ensinar no Ocidente e estabeleceu a Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana.

    Os ensinamentos de Lama Yeshe não eram discursos secos, acadêmicos, mas métodos práticos, para olharmos para dentro e compreendermos a mente.
    Yeshe sempre desafiava a descobrir quem somos e o que somos. Ele desafiava a examinar os nossos preconceitos sem medos e a perceber como tudo vem da mente; como criamos os nossos próprios sofrimentos e felicidade; como devemos ter responsabilidade pessoal por tudo que experimentamos, seja bom ou ruim.
  • Corvo Seco

    #483 - Swami Vivekananda - Conselhos ao Coração

    18/1/2026 | 14min
    Citações e trechos do texto “Message to the Youth”, de Swami Vivekananda.

    Nascido como Narendranath Datta, Swami Vivekananda (1863 - 1902) foi um monge hindu, filósofo e um dos mais célebres líderes espirituais da Índia.

    Vivekananda, que significa: “A bem-aventurança do discernimento da sabedoria”, foi principal discípulo de Sri Ramakrishna e um dos pioneiros na divulgação da filosofia indiana no Ocidente.
    Em 1893, ficou mundialmente conhecido por representar o hinduísmo no Parlamento Mundial das Religiões, em Chicago, onde sua eloquência e visão universal impressionaram o público, tornando-o um embaixador espiritual da Índia no Ocidente.

    Seus ensinamentos foram baseados principalmente nos ensinamentos espirituais de Ramakrishna, como a harmonia entre religiões, a universalidade da espiritualidade e a realização do potencial humano através de Deus. Ele propagava a filosofia do Vedanta e do Yoga, enfatizando a prática espiritual como um meio de empoderamento pessoal e social. Sua mensagem destacava a unidade de todos os seres, o serviço altruísta e a autoexploração como caminhos para a verdade. Ele defendia a importância de equilibrar o trabalho, a meditação e o serviço como pilares de uma vida plena.
  • Corvo Seco

    #482 - Nisargadatta Maharaj - Viveka e Vairagya - O Discernimento e o Desapego

    16/1/2026 | 10min
    Trechos do livro “I Am That”, de Nisargadatta Maharaj.

    Nisargadatta Maharaj (1897-1981), nascido Maruti Shivrampant Kambli, foi um renomado mestre espiritual indiano da tradição Advaita Vedanta.

    Nisargadatta nasceu em uma família humilde e viveu uma vida simples como comerciante de cigarros. Após conhecer seu guru, Sri Siddharameshwar Maharaj, Nisargadatta alcançou à Auto-realização. Ainda assim, ele continuou sua vida cotidiana, ensinando de forma despretensiosa em sua casa em Mumbai, onde recebia discípulos de todo o mundo.

    O ensinamento central de Nisargadatta é a realização de que você é o Eu absoluto, além do corpo, da mente e da personalidade. Ele insistia na introspecção direta, encorajando os buscadores a abandonarem a identificação com o ego e a reconhecerem a sua verdadeira natureza como a pura Consciência.

    Nisargadatta alcançou reconhecimento mundial através da publicação de 1973, de "Eu Sou Aquilo" (I Am That). Suas conversas, transcritas neste livro abordam a essência da não-dualidade, enfatizando que a libertação espiritual está disponível para todos, sem a necessidade de práticas elaboradas ou crenças religiosas.
  • Corvo Seco

    #481 - Sadhu Om - O Método Correto de Investigação

    14/1/2026 | 16min
    Citações e trechos retirados do livro “The Paramount Importance of Self Attention”.

    Sri Sadhu Om ou Sri Sadhu Om Swamigal (1922 - 1985), foi poeta, autor e discípulo direto de Ramana Maharshi.

    Sadhu Om nasceu no distrito de Thanjavur em Tamil Nadu, Índia.
    Ele naturalmente foi dotado de uma mente que sempre buscou o Divino, e em 1943 descobriu o livro “Suddhananda Bharati Sri Ramana Vijayam”, uma biografia Tamil de Ramana Maharshi. Dois anos depois, ele encontrou Ramana pela primeira vez.
    Assim ele descreveu sua chegada:
    “Quando entrei no corredor, queria ver Bhagavan, mas só vi um sofá e ninguém sentado nele. Fiquei surpreso ao ver, no entanto, que todo mundo estava fazendo namaskarams (curvar-se perante um mestre) em direção ao sofá. Quando eu estava hesitando em fazer namaskarams, comecei a notar o contorno vago de uma figura humana sentada no sofá. Imediatamente me prostrei. Quando me levantei, vi aquela figura lentamente se solidificando e se tornando clara. Só então pude reconhecê-lo como Sri Bhagavan”.

    A associação de Sri Sadhu Om com Ramana Maharshi durou quatro anos, de julho de 1946 até a morte de Ramana em abril de 1950.
    Sadhu Om praticou incansavelmente a Auto-Inquirição em uma casa remota (Sri Arunachala Ramana Nilayam) no interior de Thiruvannamalai, por 30 anos, e anotou escrupulosamente as dificuldades enfrentadas por ele em sua prática, e também os métodos pelos quais ele as superou.
    Outros discípulos diretos de Ramana o consideravam uma autoridade nos ensinamentos de Ramana, e seu livro sobre a Auto-indagação é muitas vezes considerado o livro-texto definitivo sobre essa prática.
    Sri Muruganar, muitas vezes considerado o principal discípulo de Ramana, designou Sri Sadhu Om como seu executor literário porque, de acordo com David Godman: “Ele era a única pessoa que entendia completamente suas obras”.

Mais podcasts de Religião e espiritualidades

Sobre Corvo Seco

🎯 Jnana-Yoga, não-dualidade e autoinvestigação. 👇 Conheça nosso canal: https://youtu.be/9glzusfll7U
Sítio Web de podcast

Ouve Corvo Seco, Café Com Deus Pai | Podcast oficial e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Informação legal
Aplicações
Social
v8.3.0 | © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 1/25/2026 - 2:39:57 AM