O filme de Francesco Rosi lançado em 1962 mantém-se um retrato impressionante das consequências dos actos de uma pessoa numa comunidade, filmado num espantoso preto e branco. Vi o filme gravei uns 27 minutos sobre ele, mas também sobre outros realizadores italianos e outros filmes do próprio Rosi. É um episódio a solo que serve para anunciar uma pausa de temporada: os restantes 11 episódios começarão a sair em Setembro ou Outubro. Até lá!
--------
27:40
--------
27:40
A Vida de Adèle (com Daniel Louro)
O podcaster Daniel Louro (do VHS e da página The World is a Set) voltou a este antro de imperdoáveis porque ainda não tinha visto o filme que valeu a Palma de Ouro em 2013 a Abdellatif Kechiche. Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux protagonizam esta história "coming of age" que deu muito que falar, com várias polémicas na altura da sua estreia. Doze anos depois, o que fica deste filme em quem o vê? É o que vamos descobrir nesta conversa, juntamente com outras considerações sobre sexo, relações e outros tabus.
--------
34:30
--------
34:30
O Terceiro Passo (com Tiago Laranjo)
O argumentista e podcaster Tiago Laranjo ("Na Gaveta") também nunca tinha visto "The Prestige", um dos filmes mais célebres de Christopher Nolan. Estreado em 2006, é uma adaptação do romance de Christopher Priest em que Christian Bale e Hugh Jackman são dois mágicos em constante competição. Sucedem-se os truques, as surpresas e os desnortes narrativos, num filme pontuado também pelas presenças de Scarlett Johansson, Michael Caine e David Bowie. Um pretexto para o duo dinâmico tecer comentários nada politicamente correctos e falar da sua relação com outros filmes de Nolan, aquelas caixas de magia para crianças com um nome facilmente parodiável, e o que separa a arte e o seu artista das circunstâncias da vida.
--------
59:17
--------
59:17
O Inquilino Sinistro
Mais um episódio a solo, desta vez para ver o mais famoso filme mudo de Alfred Hitchcock. "The Lodger", de 1927, tem já muitas das marcas que valeram ao realizador a alcunha-cliché de "mestre do suspense", e resiste, com quase cem anos, como uma peça de engenhosa narrativa visual. Um filme que deu azo a revisitar outras obras do cineasta, e também tocar noutros temas como as bandas sonoras que se fazem para filmes mudos, o livro de entrevistas conduzidas por Truffaut, entre outros.
--------
32:38
--------
32:38
Control (com Pedro Cinemaxunga)
O blogger e podcaster Pedro Cinemaxunga (Nalgas do Mandarim, Rádio Cinemaxunga) regressa para falar do filme de 2007 realizado por Anton Corbijn que traça o percurso de Ian Curtis, o músico que mudou uma era com os Joy Division e teve uma vida curta, mas intensa. Além do filme, falámos do impacto da banda na actualidade, do biopic das Doce, t-shirts dos Ramones, telediscos portugueses, há opiniões desagradáveis sobre outros artistas e uma análise do passado musical do convidado.(entretanto já vi o documentário dos Led Zeppelin e é ok)
Toda a gente tem aquele filme que custa admitir em público que nunca viu. Todas as semanas, Rui Alves de Sousa e convidados vão passar vergonhas a corrigir esses pecados. Dos grandes clássicos aos maiores fenómenos de popularidade, vamos descobrir essas falhas... imperdoáveis.