Das 64 raças autóctones de Portugal, quatro são galinhas. Originárias da região noroeste do país, estas aves estão bem adaptadas ao clima e à vegetação e fazem parte das tradições agrícolas locais. O modelo de criação respeita o crescimento lento e o choco natural. No entanto, estas raças estão em risco de extinção, devido à introdução de espécies avícolas mais produtivas. Neste episódio do podcast Biosfera aprenda a identificar as quatro raças de galinhas autóctones.
--------
27:15
Porque treme a terra?
O terramoto de 1755 mudou por completo o traço urbanístico de Lisboa. Contudo, a falta de uma memória próxima de um grande sismo fez esquecer que Portugal também está exposto ao movimento de diferentes placas tectónicas.Estará o edificado de hoje mais preparado para um sismo de grande magnitude? Esta é a grande pergunta a que vamos tentar responder com a ajuda da investigadora Mónica Amaral Ferreira do Centro CERIS do Instituto Superior Técnico.
--------
17:14
Café e cacau
O café e o chocolate estão entre os alimentos mais populares do mundo. No entanto, raramente pensamos no percurso que fazem antes de chegarem ao nosso organismo. Desde processos térmicos até à adição de aditivos artificiais e outros ingredientes, estes produtos passam por várias transformações — e nunca chegam totalmente "crus" ao corpo humano.No episódio desta semana do podcast Biosfera, falamos com a nutricionista clínica Daniela Seabra, que nos ajuda a compreender os efeitos do café e do cacau no corpo humano.
--------
22:05
Os tons do greenwashing
Existem mais de 400 rótulos ecológicos, mas será que todos são realmente certificados por uma entidade externa? O que querem dizer as expressões “ECO” ou “sustentável” que vemos nas embalagens dos produtos?Que "mentiras verdes" são usadas pelas empresas como forma de marketing? Neste episódio do podcast Biosfera conversamos com Susana Fonseca, vice-presidente da associação ZERO, para perceber de que forma o greenwashing tem impacto na mentalidade dos consumidores.
--------
31:57
Leguminosas
As leguminosas têm um baixo teor calórico e são ricas em vitaminas e proteínas. No entanto, são um dos grupos alimentares da dieta mediterrânica mais ausentes das refeições diárias dos portugueses. Marta Vasconcelos, Professora na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, explica os benefícios para o solo do cultivo de leguminosas e apresena projetos científicos que visam estimular a produção nacional.