
Aprender, porquê e para quê?
12/12/2025
O presidente da Iniciativa Educação defende que, da mesma forma que os alunos nunca devem deixar de aprender, os professores não devem ter medo do verbo ensinar. No último episódio desta temporada do "Educar Tem Ciência", Nuno Crato destaca também a importância das metas na aprendizagem.

A inteligência artificial é amiga da aprendizagem?
05/12/2025
Estudos recentes indicam que a Inteligência Artificial generativa pode complementar a aprendizagem, mas nunca a poderá substituir. Neste episódio do "Educar Tem Ciência", a professora da Universidade Lusófona Célia Oliveira afirma que é uma ferramenta que deve incentivar o esforço mental dos alunos e não ser usada apenas a pensar nos resultados.

Os bebés já nascem a saber contar?
27/11/2025
A capacidade de perceber e de manipular quantidades nasce connosco e deve ser estimulada no pré-escolar.Neste episódio do "Educar Tem Ciência", a professora da Universidade Católica Joana Rato defende as vantagens de expor as crianças de tenra idade aos números, até para desenvolver o gosto pela Matemática.

É tudo uma questão de escala?
21/11/2025
É cada vez mais necessário dar respostas a problemas transversais nas escolas, como o declínio na aprendizagem, a falta de professores ou o aumento do número de alunos não falantes de português. Neste episódio do "Educar Tem Ciência", o investigador da Universidade de Oxford e da Nova SBE Pedro Freitas fala sobre os fatores a ter em conta para passar da pequena para a grande escala.

A Matemática está em crise?
14/11/2025
O declínio nos resultados dos alunos portugueses a Matemática é o ponto de partida para este episódio do "Educar Tem Ciência" com João Marôco. O professor da Universidade Lusófona analisa os dados do PISA e do TIMSS e explica as causas estruturais do problema e os fatores de sucesso.



TSF - Educar tem Ciência - Podcast