Powered by RND
PodcastsCiênciaLet's Rock - Um podcast da Idade da Pedra

Let's Rock - Um podcast da Idade da Pedra

Sara Cura
Let's Rock - Um podcast da Idade da Pedra
Último episódio

Episódios Disponíveis

5 de 33
  • Domesticação - o conceito e um estudo caso: a papoila-do-ópio (com Hugo Oliveira)
    Neste episódio do Let’s Rock mergulhamos no conceito de domesticação, frequentemente utilizado mas nem sempredefinido com precisão. O nosso convidado é o Hugo Oliveira, com formação em Biologia e Arqueologia,  investigador integrado do Icarehb com extenso e relevante trabalho desenvolvido em arqueogenómica e arqueobotânica. Discutimos a complexidade em torno do termo domesticação, os seus limites conceptuais e as suas implicações ideológicas. Exploramos ainda os contributos da genética e da arqueologia para compreender a transição para a agricultura e analisamos um caso específico e fascinante : a domesticação da papoila-do-ópio. A partir de evidências arqueobotânicas e genómicas, revisitamos a sua origem no Sul da Europa e debatemos as motivações que terão levado ao cultivo desta planta — alimentares, medicinais ou psicotrópicas. Ainda houve tempo para conhecer como o trabalho do Hugo tem aplicações directas na melhoria da agricultura contemporânea.Neste episódio falamos de diversos livros e aqui ficam asreferências:O Princípio de Tudo - Uma Nova História da Humanidadede David Graeber e David WengrowThe Invention of Prehistory - Empire, Violence, and Our Obsession with Human Origins de Stefanos Geroulanos Against the Grain de  James C. ScottThe Creation of Inequality: How Our Prehistoric Ancestors Set the Stage for Monarchy, Slavery, and Empire de Joyce Marcus & Kent V. Flannery Milk of Paradise: A History of Opium de Lucy Inglis
    --------  
    54:12
  • Let's Rock Stories: Mel, Cera e Abelhas
    Neste episódio, celebro as abelhas, heroínas discretas da biodiversidade, a propósito do seu dia mundial a 20 de maio. Muito além do mel, a sua importância ecológica é imensa — e hoje elas enfrentam sérias ameaças como pesticidas, poluição e perda de flora. Viajamos até à Pré-História para descobrir como o ser humano sempre valorizou o mel, com provas desde a arte rupestre até resíduos arqueológicos de cera de abelha. Exploramos práticas com as dos povos Hadza da Tanzânia, que arriscam escalar baobás em busca de mel, usando técnicas ancestrais e ferramentas adquiridas através de trocas com outros povos, como os Datoga. Este episódio mistura ciência, Pré-História e etnoarqueologia para mostrar como, desde a Pré-História, fomos seduzidos pela doçura do mel e pela utilidade da cera produzida pelas abelhas. Para saber mais: Alyssa N. Crittenden (2011): The Importance of Honey Consumption in Human Evolution, Foodand Foodways, 19:4, 257-273Chasan R, Rosenberg D, Klimscha F, Beeri R, Golan D, Dayan A, Galili E, Spiteri C. 2021 Bee products in the prehistoric southern levant: evidence from the lipid organic record. R. Soc. Open Sci. 8: 210950. https://doi.org/10.1098/rsos.210950Dunne, J., Höhn, A., Franke, G. et al. Honey-collecting in prehistoric West Africa from 3500 years ago. Nat Commun 12, 2227 (2021). https://doi.org/10.1038/s41467-021-22425-4Frank W. Marlowe, J. Colette Berbesque, Brian Wood, Alyssa Crittenden, Claire Porter, Audax Mabulla, Honey, Hadza, hunter-gatherers, and human evolution, Journal ofHuman Evolution, Volume 71, 2014, Pages 119-128, ISSN 0047-2484, https://doi.org/10.1016/j.jhevol.2014.03.006.
    --------  
    7:53
  • Educação Patrimonial, Território e Comunidade: o projeto do Outeiro do Circo (com Miguel Serra)
    Neste episódio fui ao encontro do Miguel Serra, arqueólogo e investigador, para uma conversa centrada no Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo – um extenso povoado da Idade do Bronze Final localizado no Baixo Alentejo. Conversamos sobre o percurso profissional do Miguel, os desafios de desenvolver um projeto de escavação e investigação e os seus contributos para o conhecimento da Idade do Bronze nesta região. Mas sobretudo falamos sobre a forte componente comunitária e educativa do projeto, com destaque para a relação com a aldeia de Mombeja e as múltiplas iniciativas de educaçãopatrimonial que têm sido desenvolvidas desde 2008. Uma reflexão profunda sobre o papel social e cultural da Arqueologia.Para saber mais: https://outeirodocirco.blogspot.com/
    --------  
    1:02:32
  • Let's Rock Stories: Lanças de Madeira
    Sabias que as armas mais antigas da humanidade eram feitas de madeira? Sim, esse material frágil que tão raramente sobrevive ao tempo. E no entanto, há cerca de 300 mil anos, o sítio arqueológico de Schöningen revela que já se faziam lanças tão bem desenhadas que podiam matar um cavalo a vinte metros de distância. Este podcasté da Idade da Pedra, mas neste episódio vamos falar de madeira. Como eram feitas estas lanças tão antigas e como eram utilizadas?
    --------  
    6:48
  • Bifaces, Migrações e o Acheulense da Península Ibérica (com Carlos Ferreira)
    Neste episódio, viajamos até ao Paleolítico Inferior com oarqueólogo Carlos Ferreira, investigador da UNIARQ e especialista no tecno-complexo Acheulense com foco especial no seu estudo no território atualmente português. A partir de Madrid, onde está a estudar coleções arqueológicas, o Carlos ajuda-nos a compreender o que é o Acheulense, a importância dos seus icónicos bifaces e o que estes nos dizem sobre a cognição humana e a possível emergência de sentido estético. Conversamos ainda sobre as rotas migratórias entre África e a Europa, sobre as características do Acheulense ibérico e os desafios de investigar sítios muito antigos em contextos fluviais. Um episódio essencial para quem se interessa pelas dinâmicas das primeiras ocupações humanas em Portugal.
    --------  
    1:01:49

Mais podcasts de Ciência

Sobre Let's Rock - Um podcast da Idade da Pedra

Este é um podcast em que os convidados e convidadas são os arqueólogos e arqueólogas, e não só, que se dedicam ao estudo da Pré-História. As nossas conversas pretendem contribuir para a partilha do conhecimento sobre Pré-História, sobre quem a investiga e, claro, também como é feita essa investigação. O Let's Rock - um podcast da Idade da Pedra é uma iniciativa de Sara Cura. Tem a edição de Nuno Portugal da Escola Superior de Comunicação Social.
Sítio Web de podcast

Ouve Let's Rock - Um podcast da Idade da Pedra, Making Sense with Sam Harris e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Aplicações
Social
v7.18.7 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 6/24/2025 - 11:40:37 AM