PodcastsCiênciaMais lento do que a luz

Mais lento do que a luz

David Marçal e Carlos Fiolhais
Mais lento do que a luz
Último episódio

84 episódios

  • Mais lento do que a luz

    Luísa Ferreira Nunes e as lições da Natureza

    04/05/2026 | 25min
    Neste episódio, recebemos Luísa Ferreira Nunes, engenheira florestal e bióloga que tem dedicado a sua vida ao estudo da ecologia de insectos e à biomimética — isto é, a procura soluções para problemas humanos inspirando-se nas estratégias desenvolvidas pela Natureza ao longo da evolução. Actualmente, é professora na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco e investigadora no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa. Tem também um trabalho continuado na divulgação científica, sendo autora do livro Lições da Natureza e do podcast Lições Naturais, no PÚBLICO.
    A conversa começou pelo seu percurso: de onde nasceu o seu interesse pela ecologia e como surgia a especialização nos insectos, seres fundamentais para o funcionamento dos ecossistemas. Depois entrámos no domínio da biomimética — o que é, como funciona e de que forma a observação do mundo natural pode inspirar soluções em áreas tão diversas como a medicina, a arquitectura ou a organização social.
    Num momento em que enfrentamos desafios ambientais complexos, discutimos também o papel do conhecimento científico e da atenção à Natureza na construção de um futuro sustentável. Pode a evolução — esse longo laboratório natural — ajudar-nos a tomar melhores decisões?
    Falámos ainda da sua actividade como comunicadora de ciência: a passagem dos artigos científicos para o contacto directo com o público, a experiência do podcast Lições Naturais e o processo de escrita dos seus livros. E, num registo mais pessoal, discutimos também a dimensão artística do seu trabalho e a forma como a ciência e arte se cruzam.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Mais lento do que a luz

    Rui Agostinho e a Artemis II: o regresso da humanidade à Lua

    20/04/2026 | 34min
    Neste episódio, recebemos Rui Agostinho, astrónomo, professor aposentado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Ao longo de uma carreira dedicada ao estudo da Via Láctea e da dinâmica estelar, com trabalho em observatórios internacionais — nomeadamente no Chile —, Rui Agostinho tem sido uma figura central na astronomia em Portugal, tanto no plano institucional como no da divulgação científica.
    A conversa começou pelo percurso pessoal: como nasce uma vocação para a astronomia e que momentos ou influências ajudam a definir um caminho científico. Como passou a acumular a investigação com a comunicação de ciência?
    Mas falámos principalmente da actual exploração espacial, com destaque para a missão Artemis II e o regresso de missões tripuladas à órbita da Lua, mais de meio século depois do programa Apollo. Discutimos o que está em causa neste novo ciclo: os desafios tecnológicos, os objectivos científicos e o fascínio público — ainda hoje alimentado por imagens icónicas do espaço — na justificação destes investimentos. Será este o início de uma nova era de exploração humana fora da Terra? E até que ponto a Lua é um passo intermédio para Marte?
    Por fim, descemos à Terra — literalmente — para falar do debate europeu sobre o fim da mudança sazonal da hora. Rui Agostinho explica o que está em jogo e indica que solução faria mais sentido para Portugal.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Mais lento do que a luz

    Os Açores debaixo de água, com João Pedro Barreiros

    06/04/2026 | 30min
    O nosso convidado é João Pedro Barreiros, professor na Universidade dos Açores e investigador em biodiversidade, biogeografia e conservação. Especialista em comportamento animal e ecologia marinha, o seu trabalho é muitas vezes feito debaixo de água! A nossa conversa começou, como é habitual, pelo seu percurso - como nasceu o seu interesse pela biologia marinha, - e continuou com a sua actividade presente - como é fazer ciência no mar a navegar e mergulhar. Falámos ainda do Guia Prático da Flora e Fauna Marinha dos Açores, livro recentemente publicado, no qual colaborou, e do seu trabalho de ilustração científica.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Mais lento do que a luz

    Que mitos esconde a psicologia?

    23/03/2026 | 32min
    Francisco Miranda Rodrigues, psicólogo com uma longa carreira na psicologia do trabalho e das organizações, antigo bastonário da Ordem dos Psicólogos e actual director executivo da Ordem dos Médicos Dentistas, é o convidado deste episódio de Mais Lento do Que a Luz. Autor de Mitos da Psicologia, o seu mais recente livro, saído na Manuscrito, traz para a conversa uma reflexão informada sobre aquilo que sabemos acerca da mente humana. Começamos por falar do seu trajecto profissional e discutimos o papel da psicologia nas organizações. O foco principal da nossa conversa é, contudo, o seu livro: uma desmontagem rigorosa de ideias feitas que persistem no senso comum, desde o mito de que usamos apenas 10% do cérebro até ao alegado “efeito Mozart” ou à crença no poder mágico ou quase do pensamento positivo. Discutimos também algumas consequências práticas desses equívocos. Dando exemplos concretos, este episódio ajuda-nos a pensar e a decidir melhor.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Mais lento do que a luz

    Fernando Seabra Santos e as cheias no Mondego

    09/03/2026 | 27min
    O nosso convidado é Fernando Seabra Santos, professor catedrático aposentado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
    Engenheiro civil formado em Coimbra e doutorado pela Universidade de Grenoble, em França, Seabra Santos desenvolveu uma carreira científica na área da engenharia de recursos hídricos, hidráulica e ambiente, tendo contribuído para o desenvolvimento desta área em Portugal. Para além do seu percurso na investigação e ensino, teve também uma carreira marcante na gestão universitária: foi reitor da Universidade de Coimbra entre 2003 e 2011 e presidiu ao Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Como Reitor teve várias iniciativas institucionais relevantes, como a criação do Instituto de Investigação Interdisciplinar e do Colégio das Artes, e o início e desenvolvimento do processo que levou a Universidade de Coimbra a tornar-se em 2013 Património Mundial da UNESCO.
    A conversa começou pelo seu trajecto académico, mas centrou-se sobretudo num tema particularmente actual: a gestão da água e o risco de cheias, em particular na bacia do rio Mondego, que Seabra Santos tem estudado.
    A propósito das recentes cheias do Mondego, associadas a um «comboio» de tempestades, discutiram-se as causas destes episódios extremos e o modo como as suas consequências envolvem variabilidade climáticas, gestão de barragens e ordenamento do território. Foram as maiores cheias do rio Mondego? Até que ponto esteve a Baixa de Coimbra perto de ser inundada? O que correu bem e o que correu mal? A conversa abordou em particular o papel das infra estruturas hidráulicas, como as barragens, a montante de Coimbra, e os sistemas de diques, a jusante, na mitigação do risco de cheias, e a proposta da barragem de Girabolhos, em Seia. Quais são as suas vantagens? Será realmente necessária para proteger Coimbra?
    See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mais podcasts de Ciência

Sobre Mais lento do que a luz

Uma conversa sobre ciência, o Universo e tudo o resto com David Marçal e Carlos Fiolhais. O som é muito mais lento do que a luz: 340 m/s em contraste com os estonteantes 300 000 km/s da luz, a sua velocidade no vazio. A voz dos convidados deste podcast chegará aos microfones à velocidade da som e daí seguirá, mais lento do que a luz no vazio, através dos cabos de fibra óptica, que formam a Internet hoje.
Sítio Web de podcast

Ouve Mais lento do que a luz, Ciência Pop e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Informação legal
Aplicações
Social
v8.8.15| © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 5/8/2026 - 3:55:05 AM