Saltar para o conteúdo

Matar o Papa

Observador
Matar o Papa
Último episódio

70 episódios

  • Matar o Papa

    Episódio 4: Uma “deusa” no 25 de Abril | Os Escândalos de uma Revolucionária

    05/10/2026 | 45min
    Doze anos depois de ter entrado num avião com Raymond Quendoz rumo a Cuba, Annie vai ter finalmente motivos para voltar a Portugal pela primeira vez.
    Com o pai preso em Caxias, regressa à casa da Rua de Moçambique mas não é para confortar a mãe: a filha do diretor da PIDE está de volta a Lisboa para viver e ajudar a fazer a revolução.
    Convidada pelos revolucionários para trabalhar na 5.ª Divisão do Movimento das Forças Armadas — com o aval do próprio Fidel Castro —, Annie Silva Pais transforma-se numa espécie de ícone do 25 de Abril.
    Mas, ao mesmo tempo, também vai fazer tudo o que está ao seu alcance para tentar salvar o pai.
    "Os Escândalos de uma Revolucionária" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Bárbara Branco e tem banda sonora original de Frankie Chávez.
    Pode ouvir semanalmente os episódios de"Os Escândalos de uma Revolucionária" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador têm acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt. Pode assinar aqui.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Matar o Papa

    Episódio 3: “Aqui o papá não manda nada” | Os Escândalos de uma Revolucionária

    28/09/2026 | 36min
    De volta a Havana, Annie instala-se sozinha num apartamento no bairro do Nuevo Vedado. É uma casa simples, sem os luxos a que estava habituada na embaixada da Suíça, que lhe é atribuída pelo regime cubano. A portuguesa que acaba de juntar-se à revolução não quer apenas ficar em Cuba, quer viver como uma verdadeira cubana.
    Mas continua a ser filha do diretor da PIDE. E Fernando Silva Pais e Armanda Palhota não estão dispostos a deixá-la passar tão facilmente para o lado do inimigo. Como ele não pode viajar para o país, vai enviar a mulher, para tentar convencer a filha a voltar para Portugal.
    Só há um problema: Annie e a mãe nunca se deram bem. E não é agora que isso vai mudar.
    "Os Escândalos de uma Revolucionária" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Bárbara Branco e tem banda sonora original de Frankie Chávez.
    Pode ouvir semanalmente os episódios de"Os Escândalos de uma Revolucionária" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador têm acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt. Pode assinar aqui.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Matar o Papa

    Episódio 2. Deslumbrada por Che Guevara | Os Escândalos de uma Revolucionária

    21/09/2026 | 42min
    No segundo episódio de "Os Escândalos de uma Revolucionária", dois meses depois do desaparecimento, chegam finalmente a Lisboa notícias de Annie. Depois de aliviados, os Silva Pais ficam furiosos: a filha esteve sempre em Cuba, escondida do marido e dos amigos portugueses, numa casa do regime. Abandonou tudo para se juntar à luta de Fidel Castro e Che Guevara.
    Nessa altura, Raymond Quendoz, que conheceu Annie em julho de 1960, depois de pôr um anúncio no Diário de Notícias, e se casou com ela três meses depois, já pediu o divórcio.
    Pouco tempo depois de chegarem a Havana, foram juntos assistir a um discurso de Che Guevara. Logo nesse dia, o diplomata suíço apercebeu-se da devoção especial que a mulher parecia ter pelo ícone da revolução cubana. A partir daí, a situação só piorou: Annie chegou a cortar o cabelo como Che. E nunca mais usou o vestido decotado de renda, vermelho, que o próprio revolucionário lhe elogiou, numa festa em que estiveram juntos, na embaixada da Holanda em Havana.
    Foi justamente a partir desse dia que a vida de Annie Silva Pais mudou para sempre.
    "Os Escândalos de uma Revolucionária" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Bárbara Branco e tem banda sonora original de Frankie Chávez. Pode ouvir semanalmente os episódios de"Os Escândalos de uma Revolucionária" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador têm acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt. Pode assinar aqui.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Matar o Papa

    Estreia."Os Escândalos de uma Revolucionária". Episódio 1: A filha do diretor da PIDE desapareceu

    14/09/2026 | 42min
    Outubro de 1965. Na estreia de "Os Escândalos de uma Revolucionária", o diplomata suíço Raymond Quendoz espera pela mulher na pista do aeroporto de Havana, mas a portuguesa Annie Silva Pais simplesmente não aparece.
    Toda a gente quer saber onde está a portuguesa. Porque Annie não é só casada com um diplomata suíço. Também é filha de um dos homens mais importantes do Estado Novo, Fernando Silva Pais, o diretor da PIDE.
    O desaparecimento de Annie vai dar origem a um mistério de dimensão internacional que vai mobilizar o responsável da CIA em Havana, o chefe dos serviços de segurança suíços, o mais alto representante de Portugal em Cuba, e até Salazar e Fidel Castro.
    Durante meses, todas estas pessoas vão andar à procura de Annie. Todas, menos uma: há alguém que sabe muito bem onde ela está.
    "Os Escândalos de uma Revolucionária" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Bárbara Branco e tem banda sonora original de Frankie Chávez. Pode ouvir semanalmente os episódios na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast.
    Os assinantes standard e premium do Observador têm acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt. Pode assinar aqui.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • Matar o Papa

    A música de Frankie Chavez para "Os Escândalos de uma Revolucionária" | Novo Podcast Plus estreia a 15 de setembro

    14/09/2026 | 3min
    Frankie Chavez é o autor da banda sonora original do novo Podcast Plus do Observador, "Os Escândalos de uma Revolucionária". Estreia a 15 de setembro.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mais podcasts de Documentário
Sobre Matar o Papa
Esta é a história do padre espanhol que tentou matar o Papa João Paulo II em Portugal. E é também a história do misterioso segredo, fechado durante décadas num cofre do Vaticano, que conduziu estes dois homens, o Papa e o padre que o queria matar, a Fátima em maio de 1982.  Exatamente um ano antes João Paulo II tinha sido vítima de um atentado a tiro em plena Praça de São Pedro e esteve entre a vida e a morte. Foi ainda deitado numa cama de hospital, em Roma, que o Papa se apercebeu de um facto que recusou encarar como uma mera coincidência: tinha sobrevivido à tentativa de assassinato no dia 13 de maio, praticamente à mesma hora das aparições de 1917, na Cova da Iria. Só podia significar uma coisa: tinha sido salvo pela Virgem de Fátima.  Foi para agradecer essa proteção divina que João Paulo II, já então um Papa estrela, que movia multidões, viajou até Portugal, um ano mais tarde. O que não lhe poderia passar pela cabeça é que à sua espera estaria outro homem que também o queria assassinar: o padre Juan Fernández Krohn, que acreditava que a terceira parte do segredo de Fátima o legitimava para matar o Papa. Narração: Pedro Laginha Banda sonora: Rodrigo Leão Voz em português de Juan Fernández Krohn: Adriano Luz Guião: João Francisco Gomes Entrevistas: João Francisco Gomes Sonoplastia e pós-produção áudio: Bernardo Almeida Design gráfico: Miguel Feraso Cabral  Edição: Tânia Pereirinha e João Santos Duarte  Coordenação: Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Pedro Jorge Castro, Ricardo Conceição e Sara Antunes de Oliveira.
Sítio Web de podcast

Ouve Matar o Papa, A Eleição Mais Louca de Sempre e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Matar o Papa: Podcast do grupo
  • Podcast Quando o Mundo Parou
    Quando o Mundo Parou
    História
  • Podcast A História das Histórias
    A História das Histórias
    História
Aplicações
Social
v8.22.0 | © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 10/6/2026 - 4:40:47 AM