Episódio 5: Cinquenta e duas chamadas não atendidas | Os ficheiros do caso Carlos Castro
04/05/2026 | 41min
Os ficheiros a que o Observador teve acesso permitem reconstituir o dia do homicídio de Carlos Castro, mas também o momento do crime: a confissão de Renato Seabra do que aconteceu no quarto de hotel. "Os ficheiros do caso Carlos Castro" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Joana Santos e tem banda sonora original de Júlio Resende. Pode ouvir semanalmente os episódios de "Os ficheiros do caso Carlos Castro" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador têm acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt. Pode assinar aqui. See omnystudio.com/listener for privacy information.
Episódio 4: Alguém não está a cumprir o acordo | Os ficheiros do caso Carlos Castro
27/04/2026 | 37min
Nos primeiros dias em Nova Iorque, Carlos e Renato estão em lua de mel. Depois, deixam de estar. Passam a noite antes do crime a discutir. Mas o jovem de Cantanhede tinha dado sinais de alerta antes. O Observador teve acesso a ficheiros da investigação que comprovam como a relação entre Carlos Castro e Renato Seabra se deteriorou dias antes do brutal crime num hotel de luxo em Times Square. "Os ficheiros do caso Carlos Castro" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Joana Santos e tem banda sonora original de Júlio Resende. Pode ouvir semanalmente os episódios de "Os ficheiros do caso Carlos Castro" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador têm acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt. Pode assinar aqui. See omnystudio.com/listener for privacy information.
Episódio 3: Desta vez é amor | Os ficheiros do caso Carlos Castro
20/04/2026 | 35min
Um beijo no primeiro encontro e três viagens em menos de três meses. Carlos Castro contou ao mundo que estava apaixonado. Já Renato Seabra só queria ser modelo. Por isso mesmo, tomou uma “decisão”. "Os ficheiros do caso Carlos Castro" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Joana Santos e tem banda sonora original de Júlio Resende. Pode ouvir semanalmente os episódios de "Os ficheiros do caso Carlos Castro" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador têm acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt. Pode assinar aqui. See omnystudio.com/listener for privacy information.
Episódio 2: O meu nome é Jesus Cristo | Os ficheiros do caso Carlos Castro
13/04/2026 | 36min
Os médicos estimam que Renato Seabra esteja estabilizado numa semana, mas o suspeito do homicídio de Carlos Castro vai passar 95 dias numa ala psiquiátrica. A defesa decide apostar tudo numa estratégia arriscada. "Os ficheiros do caso Carlos Castro" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Joana Santos e tem banda sonora original de Júlio Resende. Pode ouvir semanalmente os episódios de "Os ficheiros do caso Carlos Castro" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador têm acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt. Pode assinar aqui. See omnystudio.com/listener for privacy information.
As Histórias da Bíblia. Será que o Messias é um contador de histórias?
12/04/2026 | 38min
Durante anos, Jesus percorreu Galileia e Judeia a pregar o reino de Deus. Nos seus discursos, registados na Bíblia, eram abundantes as parábolas. Porquê? O nono episódio de "As Histórias da Bíblia". See omnystudio.com/listener for privacy information.
Esta é a história do padre espanhol que tentou matar o Papa João Paulo II em Portugal. E é também a história do misterioso segredo, fechado durante décadas num cofre do Vaticano, que conduziu estes dois homens, o Papa e o padre que o queria matar, a Fátima em maio de 1982.
Exatamente um ano antes João Paulo II tinha sido vítima de um atentado a tiro em plena Praça de São Pedro e esteve entre a vida e a morte. Foi ainda deitado numa cama de hospital, em Roma, que o Papa se apercebeu de um facto que recusou encarar como uma mera coincidência: tinha sobrevivido à tentativa de assassinato no dia 13 de maio, praticamente à mesma hora das aparições de 1917, na Cova da Iria. Só podia significar uma coisa: tinha sido salvo pela Virgem de Fátima.
Foi para agradecer essa proteção divina que João Paulo II, já então um Papa estrela, que movia multidões, viajou até Portugal, um ano mais tarde. O que não lhe poderia passar pela cabeça é que à sua espera estaria outro homem que também o queria assassinar: o padre Juan Fernández Krohn, que acreditava que a terceira parte do segredo de Fátima o legitimava para matar o Papa.
Narração: Pedro Laginha
Banda sonora: Rodrigo Leão
Voz em português de Juan Fernández Krohn: Adriano Luz
Guião: João Francisco Gomes
Entrevistas: João Francisco Gomes
Sonoplastia e pós-produção áudio: Bernardo Almeida
Design gráfico: Miguel Feraso Cabral
Edição: Tânia Pereirinha e João Santos Duarte
Coordenação: Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Pedro Jorge Castro, Ricardo Conceição e Sara Antunes de Oliveira.