No 32º episódio do podcast Walking Meeting, Inês Simas do Departamento de Marketing conversou com a Inês Drummond Borges da Sonae Sierra sobre Transformação. A Inês iniciou a sua carreira na McKinsey. Seguiu-se a Vodafone e depois a Direção de Marketing Iberica na Worten. Atualmente é Chief Transformation Officer na Sonae Sierra e membro na comissão executiva. Num dia de chuva, optámos por conversar no My Plcae to Work em pleno Colombo, que funcionou como uma espécie de mini-estudio. Falámos de transformação cultural, comercial e digital. Conversámos sobre imaginação, quick-wins, confirmation bias, margem de erro e boleias para acelerar a mudança. O lado racional e emocional, a transformação pessoal e as dificuldades de liderar uma mudança também foram parte desta super conversa. Calce os ténis, coloque os auriculares e venha connosco!
--------
52:09
Pedro Brito | A cultura que come a estratégia
No 31º episódio do podcast Walking Meeting, Inês Simas do Departamento de Marketing conversou com o Pedro Brito da Nova SBE sobre 'A cultura que come a estratégia'. O Pedro iniciou a sua carreira na Arthur Andersen e depois seguiu-se a Michael Page. Co-Fundou a Jason Associates, mais tarde adquirida pela Mercer onde foi Country Business Leader. É Associate Dean na Nova School of Business & Economics, e CEO Executive Education Business School. No Campus de Carcavelos da Nova SBE conversámos sobre aquilo a que o Pedro chama 'a vaca sagrada da Cultura Organizacional'. Falámos sobre o papel da liderança e dos colaboradores, das dimensões que as pessoas procuram nas organizações, das diferenças entre as grandes empresas e as start ups. Palavras como paixão e amor entram de forma muito natural nesta conversa. Calce os ténis, coloque os auriculares e venha connosco!
--------
39:44
Sérgio Leal | Marcas com Relevância Local
No 30º episódio do podcast Walking Meeting, Inês Simas do Departamento de Marketing conversou com o Sérgio Leal da McDonald's sobre marcas com relevância local. O Sérgio iniciou a sua carreira na Mars, seguindo depois para a Vodafone. Em 2005, entrou na McDonald's Portugal onde em 2019 assumiu o cargo de Diretor de Marketing e Comunicação. No Lagoas Parque conversámos sobre o ADN e a evolução da marca em Portugal, a influencia dos franquiados e os must-have da relevância local. A Sérgio considera que o 'Mac' já é mais local do que global e confessa que a sua luta é para que a marca nunca se torne paisagem e continuem corajosos e criativos. Calce os ténis, coloque os auriculares e venha connosco!
--------
29:47
IA e Jorge Borges: O CMO do futuro
No 29º episódio do podcast Walking Meeting, a Inês Simas do Departamento de Marketing não conversou com um, mas sim com três convidados: duas máquinas e um marketeer!
Numa conversa gerada por IA, com a curadoria e o comentário final de Jorge Borges, docente e consultor de marketing, explorámos como será o CMO do futuro, qual o conjunto de competências essencial para o sucesso e de que forma a IA vem reforçar esta função.
O realismo dos “convidados” impressiona e chegámos concordámos que o CMO do futuro não pode ser apenas um especialista em marketing.
Falámos ainda sobre como a inteligência artificial está a transformar o marketing e como é fundamental que o CMO opere como um redutor da complexidade, traduzindo dados e tecnologia em impacto real.
Calce os ténis, coloque os auriculares e venha connosco!
--------
35:26
Mandamentos de Marketing 2025 (edição especial)
Nesta edição especial do podcast Walking Meeting. o Departamento de Marketing trocou as habituais caminhadas por uma sessão inspiradora: reunimos os convidados e a nossa equipa para criar os Mandamentos de Marketing para 2025.São mais de 20 princípios fundamentais que definem as nossas ações para este ano – e que, esperamos, também inspirem as vossas!Obrigado aos fantásticos discípulos (pela ordem em que aparecem): Mónica Nogueira da IKEA, António Fuzeta da Ponte, Carlos Martins da BMW Portugal, Pedro Soeiro Dias da Critical Software, Joana Garoupa da Garoupa Inc., Luís Carvalho da Bands and Brands, e à nossa equipa Marta Amorim, Laura Catarino, Inês Simas, Luís Vera Cruz, Nuno Figueiredo, Daniel Coelho, Catarina Dias e Tiago Lemos.
No blog do Departamento de Marketing deixamos a lista completa de mandamentos e, aqui fica um mandamento extra: Não deixarás de ouvir o próximo episódio do podcast walking meeting.Calce os ténis, coloque os auriculares e venha connosco!
Podcast Walking Meeting é uma marca do Departamento de Marketing Portugal. Desde o dia um que somos adeptos e praticantes assíduos de walking meetings. Depois de muitos kms de reuniões, decidimos lançar um podcast.
O podcast Walking Meeting é feito de conversas a caminhar, sem tema nem lugar fixo e apenas com uma única condição: Kms de boa conversa com alguém que como nós tem paixão pelo marketing, pelas pessoas e pelos negócios que querem crescer.
Calce os tenis, venha dai!