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Uma palavra no seu caminho

Luís M. Figueiredo Rodrigues
Uma palavra no seu caminho
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5 de 1066
  • XXIV Dom. Tempo Comum (Santa Cruz) -Homilia
    Hoje, a liturgia apresenta-nos os paramentos vermelhos.Estamos no Tempo Comum… mas hoje, vigésimo quarto domingo, a cor é vermelha porque celebramos também a festa da Exaltação da Santa Cruz.Em Braga, este nome soa-nos familiar. Logo pensamos na Igreja de Santa Cruz.Mas eu gostava que olhássemos para a cruz não apenas como um nome ou um sinal externo, mas no seu sentido mais profundo: vivencial, existencial.A cruz revela algo de cada um de nós.Diz o Senhor:«Ninguém subiu ao Céu senão aquele que desceu do Céu, o Filho do Homem».Ninguém é salvo sem a oferta de salvação que Deus quis dar.Não é mérito das nossas boas obras… é dom.Um dom que Deus nos oferece, entregando-se por nós no seu Filho.Na cruz, Cristo liberta-nos, cura-nos, transforma-nos.A segunda leitura é clara e belíssima:Cristo, sendo de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus.Antes, humilhou-Se.Assumiu a condição de servo, tornando-Se semelhante a nós.Este movimento de Deus é de uma beleza imensa:Ele não rejeita aquilo que somos.Assume-nos, para nos salvar.Na primeira leitura, do Livro dos Números, ouvimos uma história muito significativa.O povo, a caminho da Terra Prometida, começou a desesperar.«Porque nos tiraste do Egito? Para morrermos neste deserto?».E murmuravam contra Deus e contra Moisés.Então o Senhor enviou serpentes venenosas, e muitos morreram.Mas, na verdade, o veneno já tinha começado antes…quando o povo se deixou dominar pelo desespero e pela murmuração.Quantas vezes também nós deixamos escapar palavras que parecem apenas desabafos,mas que envenenam o nosso coraçãoe o coração de quem nos ouve.O povo reconheceu o pecado e pediu a Moisés:«Intercede por nós».E o Senhor disse:«Faz uma serpente de bronze e coloca-a sobre um poste.Quem for mordido e olhar para ela, ficará curado».É interessante: a serpente, sinal de condenação, torna-se aqui sinal de cura.Ainda hoje, em símbolos de farmácia e de medicina, aparece a serpente erguida num bastão.Também nós, muitas vezes, usamos um crucifixo ao pescoço, no carro, em casa.Mas atenção: o crucifixo não é um amuleto para dar sorte.É o sinal do remédio que Deus nos oferece.Olhar para a cruz não é magia.É conversão.É mudar o olhar.É deixar que Cristo cure o nosso coração.Assim como a serpente suspensa no deserto foi remédio de vida para os mordidos,Cristo suspenso na cruz é remédio de salvação para todos os que acreditam.Não precisamos fingir ser outros para que Deus nos ame.É como somos — com fragilidades e feridas — que Ele nos quer salvar.A grande pergunta é:Será que eu gosto de mim o suficiente para acreditar que Deus também gosta de mim?Será que eu confio que o amor de Deus é maior do que as minhas fragilidades?É no nosso lugar concreto, no tempo em que vivemos, que o Senhor nos escolhe e nos salva.Cada um de nós tem sombras, sim… mas também tem luzes.Cristo assumiu tudo isso.Assumiu a nossa condição, para levar luz aos lugares mais tristes e sombrios da nossa vida.Por isso, hoje somos chamados a converter-nos.A olhar para Cristo suspenso na cruz.Não como quem olha apenas para uma morte horrível,mas como quem contempla o sinal do amor levado até ao extremo.O crucifixo mostra-nos o quanto Deus nos ama.Mostra-nos que, apesar das nossas infidelidades, Ele nunca deixa de nos querer salvar.Por isso, cada crucifixo que temos — na igreja, em casa, connosco —não é um talismã, mas um sinal do amor de Deus.Ao olharmos para ele, voltamos o coração para Cristoe encontramos n’Ele a cura e a salvação da nossa vida.
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    10:58
  • XXIV Dom. Tempo Comum (Santa Cruz) -Evangelho
    XXIV Dom. Tempo Comum (Santa Cruz) -Evangelho
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    2:26
  • XXIV Dom. Tempo Comum (Santa Cruz) - Segunda Leitura
    XXIV Dom. Tempo Comum (Santa Cruz) - Segunda Leitura
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    2:06
  • XXIV Dom. Tempo Comum (Santa Cruz) - Primeira Leitura
    XXIV Dom. Tempo Comum (Santa Cruz) - Primeira Leitura
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    1:40
  • XXIII Domingo do Tempo Comum - Homilia
    No Evangelho que acabamos de ouvir, o texto está todo enquadrado, digamos assim, entre duas frases:«Se alguém vem ter comigo sem preferir ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos... não pode ser meu discípulo.»Depois, Jesus conta a questão da verificação da torre e a questão do rei que encontra outro rei e que, antes de fazer guerra, procura as condições de paz. E conclui assim:«Quem dentre vós não renunciar a todos os seus bens não pode ser meu discípulo.»Pode parecer um bocado a mais... mas é aí que está a exigência da nossa opção livre e consciente por Jesus Cristo. Não é algo que fazemos num momento de euforia, nem de ânimo leve, nem de forma pouco ponderada. É algo amadurecido. É uma opção que dura no tempo, que atravessa diversas fases da vida e que se vai tomando de forma consciente. Não porque me disseram, não porque agora parece bem, mas porque vou fazendo a experiência de ser transformado pelo jeito de Jesus.A primeira leitura, nesse aspeto, é muito elucidativa:«Qual o homem que pode conhecer os desígnios de Deus? Quem pode sondar as intenções do Senhor?»Nós não somos capazes de conhecer os planos de Deus. Mas é Ele quem nos dá sabedoria, quem nos envia o seu Espírito, para conhecermos os seus desígnios.É esta a importância de sentar-se, de considerar, de pensar, de analisar, como dizia Jesus: seremos capazes de construir a torre? Seremos capazes de ganhar a guerra?E, no nosso dia a dia, o que é que o Senhor põe à nossa disposição para que possamos preferi-lo a Ele, e não às riquezas materiais? Para que possamos optar por Jesus acima até da família?Não se trata de escolher entre o pai ou a mãe e Jesus, mas de perceber por que razão optamos por Cristo, mesmo quando Ele usa palavras tão radicais:«Quem não toma a sua cruz para me seguir não pode ser meu discípulo.»Muitas vezes ouvimos esta frase como se fosse: “aguenta, sofre, porque também Ele sofreu”. Mas não é isso. O sentido é: quem não toma a sua vida na totalidade, com tudo o que a vida envolve, não pode ser discípulo. Não é possível seguir Jesus apenas em alguns aspetos. Ou somos discípulos em tudo, ou não somos.Ser discípulo implica assumir a vida inteira: o que ela tem de leve, de festivo, de prazenteiro — que é fácil —, mas também o que ela tem de difícil, de fracasso, de doloroso — que é a parte mais exigente. É aí que se nota a qualidade da nossa opção por Cristo.Como cristãos, não ignoramos os aspetos difíceis da vida. Antes, vivemo-los unidos ao Senhor. Quando a vida se apresenta como trevas sem esperança, é Ele quem a transforma em lugar de luz e de esperança. Sim, há sofrimento e há dor, mas vividos com Cristo deixam de ser um beco sem saída.Estar unidos a Cristo reconfigura a nossa própria vida e o mundo em que vivemos.E aqui entra a segunda leitura: São Paulo escreve a Filémon, num contexto muito concreto e difícil. Estava preso, e diz que “gerou um filho na prisão”: Onésimo. Filémon tinha este escravo. Onésimo fugira e desaparecera. Entretanto, converte-se ao cristianismo.Paulo podia simplesmente devolvê-lo, segundo a lei civil, como escravo. Mas não. Ele pede a Filémon que o receba não já como escravo, mas como irmão em Cristo. Embora a lei o considerasse propriedade, a fé fazia dele um irmão.Isto gera uma nova forma de relação, uma nova forma de nos entendermos a nós próprios e de nos relacionarmos com os outros. Filémon não perdeu um escravo: ganhou um irmão.A pergunta que nos fica é esta:Seguir Jesus Cristo, para nós, implica a totalidade da vida?E, se sim, que relações concretas já foram convertidas pelo Senhor na nossa vida?Na forma como nos relacionamos connosco mesmos, com os outros, com o mundo e com Deus?
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    6:25

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