A Vida em Revolução. Luís Pinheiro de Almeida: “Otelo tinha um coração magnífico e era amigo. Mas ingénuo”
Passou a noite do 25 de abril a chorar agarrado à G3, no quartel de Mafra. Fez a primeira greve nas forças armadas. Foi corrido à pedrada nas campanhas de dinamização do MFA no Alentejo, por estar a tirar emprego aos locais. Luís Pinheiro de Almeida recorda a censura e a pancadaria quando o PCP tomou conta da sua agência noticiosa, onde trabalhava como jornalista ao mesmo tempo que era assessor de imprensa de Otelo. No dia 25 de novembro parecia um pistoleiro mexicano todo armado quando foi visitar o pai, que fazia anos: “Parabéns, pai, não posso ficar, estou em guerra”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
53:40
--------
53:40
O Esplendor e a Infâmia. Quem vai ser a Maria de Belém da direita nas presidenciais?
O que seria um bom resultado para 7 candidatos presidenciais? E alguém vai usar a técnica do PCP dos anos 80? Ainda os 5 mil contos de Marcelo para a festa do Pontal. E a grávida do Carregado.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
16:06
--------
16:06
A Vida em Revolução. “Balsemão tinha uma santa aliança no Expresso com o MRPP”. Maria João Avillez, parte II
Vasco Lourenço, estremunhado, em pijama, a dizer-lhe que “o Fabião borregou”. O sogro que pôs uma gravata preta pela perda de Angola. As noitadas à espera do fim das reuniões do Conselho da Revolução. A nostalgia pelo fim do maior espectáculo que viu na sua vida — o frenético ano de 1975. E a crítica a Eanes: “Hoje é um Deus, não é? Mas eu lembro-me como ele fez a vida negra a Sá Carneiro, a Balsemão e a Mário Soares. Nunca fui uma fã”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
40:09
--------
40:09
O Esplendor e a Infâmia. Quem nos dera que o problema fossem as mães que abusam
Os pequenos abusos das pouquíssimas mães que amamentam até mais tarde não são nada comparados com os grandes travões ao aumento da natalidade. Ainda a corrida anunciada à troca gratuita de fogões e fornos. E o "não vale nada" de Jorge Costa sobre a vida e a morte.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
15:46
--------
15:46
A Vida em Revolução. Maria João Avillez: “Arranjei bigodes e cabeleiras para disfarçar o Grupo dos 9”
Maria João Avillez e a primeira entrevista a um Vasco Gonçalves “desconfiado”, que prometeu acabar com o seu apelido. “Não gostavam de mim nas redações: não tinham dúvidas de que eu era uma burguesa.”See omnystudio.com/listener for privacy information.
Histórias mais ou menos conhecidas dos últimos 60 anos. Folheamos os jornais, escutamos os arquivos e as cações numa viagem surpreendente a um passado que está mais presente do que imaginávamos.