Pop Up. Estes são mesmo os melhores filmes do século XXI?
O New York Times publicou uma lista com os 100 melhores títulos da história do cinema dos últimos 25 anos. Entre confirmações, ausências e outras surpresas, o que está certo e errado neste top?See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
39:18
--------
39:18
O Esplendor e a Infâmia. Demorou, mas Santos Silva percebeu finalmente que ia perder
Depois de tantos ataques aos episódios mais sombrios da sua vida política, Augusto Santos Silva fez duas coisas bem feitas: reacendeu o suspense em torno da sua candidatura e constatou que não tinha hipótese. Ainda o bate-boca sobre a RTP entre Nicolau Santos, Adão e Silva e António José Teixeira. E os tempos em que os apresentadores do Telejornal atendiam o telefone em direto. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
16:02
--------
16:02
A Vida em Revolução. Sanches Osório: “Os generais presos no 25 de Abril temeram ser fuzilados: ‘Chegou a nossa hora?’”
Sanches Osório reconstitui as primeiras 72 horas da revolução no posto de comando. A vantagem de Spínola sobre Costa Gomes para ser o primeiro presidente, que viria a ser “embarretado por toda a gente”. As crónicas do comunista Mário Castrim que influenciavam Vasco Gonçalves. E os funcionários que faziamSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:03:26
--------
1:03:26
O Esplendor e a Infâmia. Yuhu! Vamos todos ficar milionários até 2035 (mas expliquem-nos como)
De onde virá o dinheiro para a Defesa. A cena bizarra com lugar dos deputados do Livre no Parlamento. Os limites da táctica de ignorar o Chega. E José Luís Carneiro: calado não é um poeta — nem um líder (piu, piu)See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
12:06
--------
12:06
A Vida em Revolução. João Soares, parte II: “Quem derrotou o PCP nas ruas e nas urnas foi o PS. O resto é treta”.
“O PCP não levou arquivos para Moscovo”, mas controlava a comissão de extinção da PIDE, que “estava um bocadinho em regime de regabofe”. A carga de pancada dos PIDES no aeroporto. O conselho do avô: “À frente dos PIDES não se chora”. A coragem física de Mário Soares e Salgado Zenha. Spínola e a “matança da Páscoa, uma coisa de doidos”. O DN de Saramago, “uma coisa do pior que se possa imaginar”. E o grande negócio com o livro “O Triunfo dos Porcos”. Segunda parte da conversa com João Soares.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Histórias mais ou menos conhecidas dos últimos 60 anos. Folheamos os jornais, escutamos os arquivos e as cações numa viagem surpreendente a um passado que está mais presente do que imaginávamos.