Episódio 6: Era tudo mentira | 1983: Portugal à Queima-Roupa
Último episódio. Estamos em janeiro de 1984, o assassino de Issam Sartawi vai finalmente começar a ser julgado. As autoridades não esperam surpresas: o homem confessou o crime desde a primeira hora e não deixou de colaborar com a polícia ao longo dos últimos meses, o julgamento vai ser apenas uma formalidade. Percebem que não vai ser bem assim no primeiro minuto da primeira sessão: em vez de se levantar, como exige o juiz, Al Awad vai depor sentado. Falar de pé num tribunal, explica a nova advogada que lhe foi atribuída, é o que fazem os criminosos. E, afinal, ele garante estar inocente.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
36:32
--------
36:32
Episódio 5: A primeira missão da superpolícia | 1983: Portugal à Queima-Roupa
Há quase três horas que um grupo de terroristas arménios está barricado na embaixada da Turquia em Lisboa. O edifício está a arder. E os reféns continuam no interior. Não é possível esperar mais: reunido em São Bento, o Gabinete de Crise convocado por Mário Soares decide que é preciso invadir a embaixada para pôr fim ao sequestro. Para isso, o governo chama uma nova força de elite, que está há oito meses a treinar numa quinta em Belas, mas nunca entrou em ação: o GOE, Grupo de Operações Especiais. "1983: Portugal à Queima-Roupa" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Victoria Guerra e tem banda sonora original dos Linda Martini. Pode ouvir semanalmente os episódios de "1983: Portugal à queima-roupa" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador tem acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
37:06
--------
37:06
Episódio 4: O primeiro andar explodiu | 1983: Portugal à queima-roupa
A embaixada da Turquia em Lisboa está cercada, mas a polícia não se atreve a desafiar os quatro terroristas arménios que continuam lá dentro, fortemente armados e na posse de dois reféns. Todos os homens ali posicionados têm ordens para não fazer qualquer tipo de avanço em direção à residência do embaixador. Mas há um agente que vai desobedecer aos superiores. Conhece bem o edifício, acredita que, sozinho, vai conseguir pôr fim ao assalto. Sem que ninguém se aperceba, entra por uma janela. Não muito tempo depois, vai ouvir-se uma enorme explosão. "1983: Portugal à Queima-Roupa" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Victoria Guerra e tem banda sonora original dos Linda Martini. Pode ouvir semanalmente os episódios na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador tem acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
31:18
--------
31:18
Episódio 3: Ataque à embaixada | 1983: Portugal à Queima-Roupa
108 dias depois de Issam Sartawi ser assassinado em Albufeira, por ordem da organização palestiniana Abu Nidal, Portugal volta a ser palco de um novo atentado terrorista internacional. A embaixada da Turquia, em Lisboa, vai ser invadida por um grupo de homens armados. Um jovem agente da PSP, no seu terceiro dia de trabalho, vai estar à hora errada, no sítio errado. E vai ser a primeira vítima dos terroristas, que vão conseguir entrar e fazer reféns. "1983: Portugal à Queima-Roupa" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Victoria Guerra e tem banda sonora original dos Linda Martini. Pode ouvir semanalmente os episódios de "1983: Portugal à Queima-Roupa" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador tem acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
39:34
--------
39:34
Episódio 2: O terrorista do quarto 507 | 1983: Portugal à Queima-Roupa
Horas depois de Issam Sartawi ser assassinado, num hotel em Albufeira, a polícia portuguesa vai encontrar o principal suspeito a quilómetros de distância, sentado num bar de hotel em pleno centro de Lisboa. O homem vai começar por negar o envolvimento no crime. As autoridades vão perceber rapidamente que aquele jovem moreno, de aspecto árabe e cabelo preto, não é apenas um assassino, mas um perigoso terrorista internacional. "1983: Portugal à Queima-Roupa" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Victoria Guerra e tem banda sonora original dos Linda Martini. Pode ouvir semanalmente os episódios de "1983: Portugal à queima-roupa" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador tem acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Maio de 1963. Um avião despenha-se na Guiné, em plena guerra de África. O piloto sobrevive, mas fica em cativeiro durante sete anos e meio. Esta é uma história de sobrevivência e de amor. É a história de António Lobato, o militar português que mais tempo passou como prisioneiro de guerra. E é também a história da operação secreta para o resgatar, que a ditadura do Estado Novo sempre negou. “O Sargento na Cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv.