T4, Ep. 14 | De Gullit a Rijkaard: um Suriname de doidos e a lutar por um Mundial
Suriname, sim senhor. Mas também Países Baixos. Como assim? Nada de mais, calma. O ensaio permite-nos fazer uma seleção de malta famosa com a seleção da Laranja Mecânica, mas nascida em território ultramarino, nas antigas Antilhas Holandesas - atual Suriname. Do excêntrico Stanley Menzo, recém-saído do comando técnico da atual seleção, curiosamente, a Reiziger, Rijkaard, Drenthe e Mijnals - um ilustre desconhecido, sim, mas o único a jogar pela Holanda e por Suriname. Há mais: Seedorf, Davids, Vanenburg e Gullit. Chega? Não, faltam Kluivert e Jimmy Hasselbaink. Que tal esta seleção a lutar por um Mundial? No 'Domingo Desportivo' temos a história do único jogador de Suriname a jogar na I Liga e no 'Ficheiros do Tovar' temos os bastidores de uma entrevista com... Emil Kostadinov.
--------
41:42
--------
41:42
T4, Ep. 13 | Benfica-Sporting em heróis, monstros, flops e números
O dérbi da Luz, duelo eterno entre Benfica e Sporting, é o tema central do DESTINO: SAUDADE: Rui Miguel Tovar e Pedro J. da Cunha selecionam dois «onzes» compostos exclusivamente por atletas com águias e leões no currículo, antes de partirem para histórias de heróis, dados, monstros e alguns flops. Uma antevisão à boa moda nostálgica deste podcast do mundo zerozero. No 'Domingo Desportivo' há a lembrança de um treinador mais feliz no Benfica do que no Sporting (Jimmy Hagan) e no 'Ficheiros do Tovar' recuperamos o irrepetível 'José Estebes', hilariante personagem representada por Herman José - aqui ao lado de Paulo Futre. Na Caderneta de Cromos, a época 83/84 está em destaque, em especial o saudoso Rui Jordão.
--------
55:12
--------
55:12
ESPECIAL Rui Casaca: «Ao fim de três meses, o Ruben Amorim já era o dono do balneário» | T4, Ep. 12
Nos 12 anos em Braga a dirigir o futebol profissional, Rui Casaca lidou de perto com alguns dos treinadores mais importantes do futebol português. Manuel Cajuda, Vítor Oliveira, Paulo Fonseca, Domingos Paciência, José Peseiro, Abel Ferreira, Sá Pinto, Ruben Amorim e, de forma especialmente intensa, Jorge Jesus e Sérgio Conceição. «Foram os mais difíceis», diz, entre sorrisos, nesta segunda parte da conversa no DESTINO: SAUDADE do zerozero.
--------
45:25
--------
45:25
ESPECIAL DESTINO SAUDADE | Rui Casaca: «O Jacaré foi uma barraca, o homem não dava nada»
Para compreendermos o crescimento do SC Braga nos últimos 20 anos e o grande Boavista das décadas de 80 e 90, o nome de Rui Casaca é fundamental. Médio de rara inteligência, capitão e líder, Casaca passou a carreira essencialmente no Bessa, mas mais tarde regressou à cidade onde nasceu e esteve até 2021 a comandar o futebol profissional bracarense. Lá mais para trás, no início de tudo, ainda houve espaço para o andebol no ABC e uma ida aos míticos... Jogos Sem Fronteiras. Um convidado de categoria para mais um DESTINO: SAUDADE, senhor de palavra fácil e educação acima de qualquer suspeita. Muitas revelações, incluindo o maior flop contratado pelo Boavista: Jacaré, lembra-se?
--------
1:03:15
--------
1:03:15
T4, Ep. 9 | Um Fenómeno: «O Ronaldo é o meu jogador favorito do século XXI»
Jogador que mais impressionou o Rui M. Tovar no século XXI? Esqueçam Cristiano e Messi. A resposta é Ronaldo, o Fenómeno, e o Rui vai muito bem servido. O que teria sido este avançado se não fossem as gravíssimas lesões? Um episódio desenhado a arrancadas, travagens e simulações no Destino: Saudade.
O futebol é muitas vezes um elemento de memória coletiva de uma família, de um país e até do Mundo. É por isso que o zerozero, em associação com Rui Miguel Tovar, criou o Destino: Saudade. Um espaço onde vamos recordar histórias e momentos do desporto que nos apaixona. Haverá tempo também para recordar jogadores, aqueles que nos encantaram e que fizeram sonhar