Powered by RND
PodcastsCiênciaPORQUE PRECISAMOS DOS OUTROS PARA SERMOS NÓS.

PORQUE PRECISAMOS DOS OUTROS PARA SERMOS NÓS.

Irmãs Hospitaleiras Idanha | Sintra
PORQUE PRECISAMOS DOS OUTROS PARA SERMOS NÓS.
Último episódio

Episódios Disponíveis

5 de 16
  • EPISÓDIO #17 - Catarina Pazes
    Uma pessoa vale mais que o mundo inteiro. Disse-o Bento Menni, firmando a sua missão, talvez sabendo que o mundo nunca será inteiro se não nos movermos e comovermos com o sofrimento do outro. Catarina Pazes, tem-se movido por esta causa: as pessoas e o seu sofrimento. Atualmente,  assume a responsabilidade da presidência da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, tendo sido criada há quase 3 décadas, partindo da motivação de um grupo de profissionais que reconheceu a urgência de sistematizar uma prática clínica congruente com saberes e atitudes amplamente preconizados pela ciência. Catarina Pazes, é Enfermeira, especialista em Enfermagem Comunitária e em Enfermagem à pessoa em situação paliativa, e assume a responsabilidade pelo Serviço Integrado de Cuidados Paliativos Beja, coordenando a  Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do SICPBeja+. É Professora adjunta convidada da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja, contando com três pós-graduações em Gerontologia Social, Cuidados Paliativos Pediátricos e Cuidados Paliativos não oncológicos. É Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina de Lisboa, e atualmente doutoranda em Cuidados Paliativos na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Preside a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (mandatos 2021-2023 e 2024-2026 até à atualidade. Neste episódio, Ricardo Fernandes e Catarina Pazes conversam sobre os desafios da realidade portuguesa em matéria de cuidados paliativos e em que medida estes cuidados valorizam cada pessoa, num mundo que se quer inteiro.
    --------  
    42:35
  • EPISÓDIO #16 - Telma Alves
    Como deixar partir quem mais amamos? Como deixar partir quem mais nos amou? Telma Alves tem-se aproximado da área dos cuidados paliativos de diversas maneiras: por um lado, enquanto voluntária na unidade de cuidados paliativos e, também, enquanto autora da tese de mestrado sobre a perceção do chamamento nos profissionais de cuidados paliativos. Por outro, enquanto familiar de uma utente que precisou de cuidados paliativos: a sua avó Elisa.  Neste episódio, Telma Alves e Ricardo Fernandes conversam sobre a sua experiência em cuidados paliativos. É licenciada em Política Social e Pós Graduada em Gestão de Recursos Humanos. É mestre em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos e desenvolveu a sua tese sobre “A Percepção do Chamamento nos Profissionais de Cuidados Paliativos e o Efeito nas suas Práticas Profissionais”. É voluntária na unidade de cuidados paliativos da casa de saúde da Idanha há 3 anos.  Amar e ser amado talvez seja o de mais grandioso que consigamos fazer. Mas, talvez, só ao passarmos por isto – pelo amor e pela perda – é que conseguimos responder: porque precisamos dos outros para sermos nós.
    --------  
    46:01
  • EPISÓDIO #14 - Emília Fradique
    As crianças, que têm todas as perguntas do mundo, relembram-nos que há respostas a menos para explicar aquilo que não sabemos dizer. E como explicar a uma criança em CP que tem uma doença grave? Como falar com ela sobre a sua própria morte? E como é, para os profissionais nesta área, acolher esta realidade da criança e dos seus pais e restante família?Os cuidados paliativos pediátricos assumem-se como uma área especial de intervenção pediátrica e pretendem ser globais, abrangentes e para todas as crianças que não vão melhorar da sua doença. São um direito humano básico para todas as crianças com doenças crónicas, complexas e com prognóstico reservado. No entanto, que respostas existem em Portugal? Que percurso já foi feito e que caminho devemos seguir para cumprir os objetivos destes cuidados? Neste episódio, Ricardo Fernandes conversa com Emília Fradique. É Enfermeira Especialista em Pessoa em Situação Paliativa e uma referência na área dos Cuidados Paliativos Pediatricos em Portugal. Nesta conversa, poderá ouvir sobre a realidade nacional deste tipo de cuidados e reconhecer quais as necessidades e especificidades deste contexto.
    --------  
    41:21
  • EPISÓDIO #13 - Sofia Teixeira
    Seremos nós o tempo que nos resta? Se sim, quando confrontados com o diagnóstico de uma doença terminal, como é o testemunhamos? Como é que nos vemos? Como é que nos vêem os outros? Estaremos a morrer ou a viver? Sofia Teixeira, autora do livro “A morrer ou a viver? – histórias de cuidados paliativos” (editado em maio de 2024 com o apoio da Fundação Francisco Manuel dos Santos) é a convidada deste episódio. Conversou com Ricardo Fernandes, onde nos deixa a pergunta do título do seu livro que não se fecha numa só reposta, mas que nos abre às mais difíceis interrogações.
    --------  
    40:44
  • EPISÓDIO #12 - Maria Elisa
    Qual é o peso das palavras? Cancro é uma palavra que assombra a expectativa da maior parte de nós. Desdobra-se em significados e palavras diferentes: medo, angústia, morte, mas também esperança, resilência, amar e cuidar. Maria Elisa Domingues, figura incontornável do jornalismo em Portugal, escreveu o livro “Amar e Cuidar” após a cirurgia da sua mãe a um cancro de mama. Foi editado em 2012 e nele é partilhada a sua vivência enquanto cuidadora, narrando o seu percurso ao longo da doença da sua mãe. É um trabalho literário cuidadosamente conduzido, onde se encontra a simplicidade das palavras.  Neste episódio, Ricardo Fernandes conversa com a autora, sobre amar e cuidar, sobre os cuidadores informais em Portugal, sobre cuidados paliativos e sobre a sua vivência da doença da sua mãe. E no título deste livro: amar e cuidar – qual o peso das palavras? Se amar nos expande, cuidar será, talvez, uma forma de confirmar esse mesmo amor.  
    --------  
    55:27

Mais podcasts de Ciência

Sobre PORQUE PRECISAMOS DOS OUTROS PARA SERMOS NÓS.

Um podcast que pretende ser um lugar de diálogo sobre a vida e a morte e sobre as relações que criamos no intervalo. Falaremos sobre o luto, as perdas, a doença e a morte nas diferentes perspetivas ética, estética, clínica, cultural, filosófica, artística e as demais que a vida contém. Promovido pelas Irmãs Hospitaleiras | Casa de Saúde da Idanha no âmbito Projeto de Intervenção Precoce e Apoio no Luto, com o apoio da Fundação La Caixa.
Sítio Web de podcast

Ouve PORQUE PRECISAMOS DOS OUTROS PARA SERMOS NÓS., The Science of Happiness e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções

PORQUE PRECISAMOS DOS OUTROS PARA SERMOS NÓS.: Podcast do grupo

Aplicações
Social
v7.23.9 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 10/10/2025 - 2:19:11 PM