
PÍLULA - Ruim para a saúde, ruim para o planeta
19/12/2025 | 18min
As indústrias do álcool, do cigarro e dos refrigerantes não comprometem só a saúde da população. Seja pelo consumo enorme de água, seja pelo desmatamento para dar espaço a plantações de tabaco, seja pelos plásticos e microplásticos, elas também sabotam o meio ambiente. Neste episódio, Mariana Pinho e Laura Cury, da ONG ACT Promoção da Saúde, ajudam a entender o conceito de duplo impacto, e o que é necessário fazer para amenizá-lo. Este episódio teve apoio da ACT - Promoção da Saúde, que atua na promoção e na defesa de políticas de saúde pública, especialmente em áreas como controle de tabaco e alimentação saudável. O Ciência Suja tem apoio do Instituto Serrapilheira, que fomenta a ciência e a divulgação científica no Brasil. Para participar do financiamento coletivo do Ciência Suja e conferir o material complementar do episódio, acesse o nosso site. Siga o Ciência Suja também nas redes sociais. Estamos no Instagram, TikTok, Twitter, Facebook e BlueSky. Você também pode ouvir os episódios no YouTube.

Picaretagens para adiar o fim do mundo
18/12/2025 | 1h
E se, em vez de rever o ritmo de consumo e apontar o dedo para grandes poluidores, fosse possível resolver a emergência climática com novas tecnologias e inovações científicas? Seria tão maravilhoso quanto é distante da realidade. Em um episódio especial, o Ciência Suja andou pelos corredores da COP30, avaliou documentos e conversou com diferentes especialistas para mostrar como segmentos particularmente poluentes — do agronegócio à indústria de combustíveis fósseis — tentam desviar o assunto da emergência climática para soluções irreais, como geoengenharia e até carne de laboratório. ERRATA: A sobrenome da engenheira de alimentos Cristina Leonhardt foi dito de forma errada no episódio, como Reinhardt. Pedimos desculpas pelo erro, e fizemos a correção nos materiais escritos. Este episódio teve apoio da ONG ACT - Promoção da Saúde, que atua na promoção e na defesa de políticas de saúde pública, especialmente em áreas como controle de tabaco e alimentação saudável. O Ciência Suja tem apoio do Instituto Serrapilheira, que fomenta a ciência e a divulgação científica no Brasil. Para participar do financiamento coletivo do Ciência Suja e conferir o material complementar do episódio, acesse o nosso site. Siga o Ciência Suja também nas redes sociais. Estamos no Instagram, TikTok, Twitter, Facebook e BlueSky. Você também pode ouvir os episódios no YouTube.

A máquina de Drauzios falsos
11/12/2025 | 50min
Estimativas feitas a partir de um estudo do NetLab indicam que cerca de 760 mil anúncios fraudulentos na área de saúde podem ter sido veiculados pela Meta em sete meses. E, se cada golpista espera ter a sua parcela de retorno com essas propagandas, quem ganha com todas é a própria Meta. Neste episódio, investigamos essa epidemia de golpes em saúde — e qual o impacto real deles. Até o Drauzio Varella, entrevistado nesse episódio, está incomodado com o assunto. A íntegra da resposta da Meta você encontra aqui embaixo e também ao acessar o nosso site, o www.cienciasuja.com.br O Ciência Suja tem apoio do Instituto Serrapilheira, que fomenta a ciência e a divulgação científica no Brasil. Para participar do financiamento coletivo do Ciência Suja e conferir o material complementar do episódio, acesse o nosso site. Siga o Ciência Suja também nas redes sociais. Estamos no Instagram, TikTok, Twitter, Facebook e BlueSky. Você também pode ouvir os episódios no YouTube. RESPOSTA DA META "As tentativas de golpes têm aumentado em escala e complexidade nos últimos anos, impulsionadas por redes criminosas internacionais. À medida que essa atividade se torna mais persistente e sofisticada, nossos esforços para combatê-la também se intensificam. Estamos testando o uso de tecnologia de reconhecimento facial, aplicando nossas políticas para coibir golpes e capacitando as pessoas a se protegerem por meio de diversas ferramentas de segurança e alertas disponíveis em nossas plataformas. Continuaremos tomando medidas para aprimorar a detecção e a aplicação de nossas regras contra esse tipo de atividade." Além disso, também quero compartilhar este outro posicionamento, que acredito ser relevante para o episódio: “Nos últimos 15 meses, as denúncias de usuários sobre anúncios de golpes caíram mais de 50% e, até agora em 2025, já removemos mais de 134 milhões de conteúdos de anúncios fraudulentos. Além de remover diretamente conteúdos de golpes, incorporamos o feedback das pessoas para entender melhor suas experiências e identificar situações em que pode não ser imediatamente óbvio que algo é um golpe. Usamos esse feedback para treinar nossos sistemas a detectar proativamente conteúdos semelhantes que envolvam golpes.”

[COP30] PÍLULA - Agrizone: o agro é COP
01/12/2025 | 23min
Todo um pavilhão na COP30 se propôs a discutir a agricultura — mas com um viés, digamos, um pouco otimista demais. Nesta pílula da COP, mostramos a Agrizone (e seus apoiadores) e suas contradições. O que realmente precisamos valorizar na agricultura para enfrentar a emergência climática? O Ciência Suja tem apoio do Instituto Serrapilheira, que fomenta a ciência e a divulgação científica no Brasil.

[COP30] MESACAST - O papel da ciência na COP30
20/11/2025 | 59min
Não se engane: a COP30 é um evento político. Mas isso não significa que ela está perdida — e que a ciência não tem espaço. Neste mesacast, as pesquisadoras Regina Rodrigues e Marina Hirota contam como a ciência já produziu, em edições passadas da COP, benefícios para o meio ambiente, inclusive em um ritmo menor de aquecimento global. Episódio disponível em vídeo no nosso canal no Youtube e no Spotify. Elas também apontam quais ciências sujas estão circulando por Belém nesses dias tão importantes — o greenwashing está rolando solto! O Ciência Suja tem apoio do Instituto Serrapilheira, que fomenta a ciência e a divulgação científica no Brasil. Para participar do financiamento coletivo do Ciência Suja e conferir o material complementar do episódio, acesse o nosso site: www.cienciasuja.com.br Siga o Ciência Suja também nas redes sociais. Estamos no Instagram, TikTok, Twitter, Facebook e BlueSky. Você também pode ouvir os episódios no YouTube.



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