Omnipresente no figurado dos presépios, desde o setecentista Machado de Castro, a da mulher de cântaro na cabeça e/ou na mão a ir à fonte, onde se trocavam histórias e segredos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
4:59
--------
4:59
Os peixes do rio nas memórias paroquiais de 1758
Divertida crónica baseada nas respostas às Inquirições do Marquês de Pombal a todos os cantos do Reino, 3 anos depois do Terramoto de Lisboa, sobre os peixes dos rios da BeiraSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
7:09
--------
7:09
A figura romântica do barbeiro de aldeia
O típico barbeiro da aldeia, que era sangrador de ofício, por vezes, como o velho “barbeiro de Lamosa” presente nas “Terras do Demo” e no figurado dos bonecreiros de Estremoz, de Gaia ou de BarcelosSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
4:16
--------
4:16
Memórias da “quelha da Horta” em Viseu
“Quelha” é uma viela estreita, todas as aldeias beirãs as têm; na da Horta, em Viseu, era a pensão onde Aquilino Ribeiro se hospedou em 1900 quando foi estudar Filosofia para ViseuSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
8:16
--------
8:16
A tradicional Festa das Cruzes no Guardão
Há pelo menos 3 séculos que se celebra a Festa das Cruzes em Guardão na Serra do Caramulo, que evoca as lutas entre mouros e cristãos, há mil anos, e rememora o abraço dos soldados ao fim da pelejaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
A saga dos heróis e vilões dos episódios históricos mais interessantes do distrito de Viseu. Uma história aprofundada por dia, num programa da Rádio Observador Viseu.