Relembra-se uma vista do “Compasso” na Soutosa, descrita por Aquilino Ribeiro nas “Terras do Demo”: o padre, o campainheiro, o homem da cruz, a merenda e a casa e almas benzidasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
4:33
Um camponês de Sernancelhe emigrado no Brasil
Símbolo da grande emigração para o Brasil dos inícios de novecentos, António de Figueiredo escreveu a chamar a mulher em 1914, como se lê nas cartas que se conservam no Arquivo Distrital de ViseuSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
5:27
A poética da aldeia antiga: registo no masculino
Da história trágica de um homem que ia trabalhar ao Domingo às lendas de lobisomens e bruxas, aldeia lembra jogos, romarias, campos e feirasSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
5:25
Memórias do Domingo de Ramos da infância do autor
Como era vivido o Domingo de Ramos na aldeia do autor, antes da emigração ter roubado os seus habitantes: um Dia de Festa, com os ramos decorados pelos miúdos e rematados pelas mãesSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
4:25
O barro negro de Molelos, património imaterial
A louça preta de Molelos, indústria artesanal e secular que 7 artesãos mantêm viva, cujos processos e instrumentos já figuram em museus, foi inscrita como Património Cultural ImaterialSee omnystudio.com/listener for privacy information.
A saga dos heróis e vilões dos episódios históricos mais interessantes do distrito de Viseu. Uma história aprofundada por dia, num programa da Rádio Observador Viseu.