A tonalidade das notas que o maestro Miguel Sepúlveda persegue para alcançar o sublime - Emissão 18-09-2025
Os sons e os sentimentos provocados pela música chegaram primeiro a Miguel Sepúlveda do que as notas e as pautas. O piano em casa da tia-avó, onde brincava com liberdade - qual criança a experimentar legos - e o estudo lúdico do piano com a cantora Maro, comprovaram-lhe o talento. O trabalho veio depois, quando afirmou em casa querer ser músico e procurar forma de condensar os conhecimentos em poucos anos de estudo.A Escola Profissional da Metropolitana abriu-lhe o caminho e os intervalos, bem como os concertos na Gulbenkian, mostraram-lhe que também ele queria «ser sangue e carne» quando fizesse da composição de Mozart, List, ou Mahler uma interpretação sua.O jovem maestro, de 27 anos que ganhou em 2022 o Prémio Jovens Músicos 2022, tem percorrido a Europa a dirigir orquestras e a conhecer músicos através dos encontros que a música proporciona. Enquanto houver composições, que para si são novas, não quer fixar-se. O caminho é estudar cada partitura intensamente, encontrar em cada nota a tonalidade e densidade certas para que o sublime aconteça em cada interpretação.
--------
32:09
--------
32:09
XVI Encontro de Bispos dos países Lusófonos - Emissão 13-09-2025
Portugal recebeu o XVI encontro de Bispos dos países Lusófonos. «Viver a paz na hospitalidade» foi o tema escolhido para estes dias que aconteceram entre Lisboa e Fátima mas não esqueceram arealidade mundial e os contextos políticos e sociais que a Igreja conhece nos seus países.
--------
32:07
--------
32:07
LUSOFONIAS - Tempo da Criação
Tony Neves, em RomaA História é mestra da vida e é bom fazer encontros com ela para percebermos, com profundidade, a razão de ser de certos eventos que nos marcam hoje. O mundo cristão está a viver o Tempo da Criação. O Dia de Oração pela Criação foi lançado em 1989 pelo Patriarca Ecuménico Dimitrios I para os ortodoxos, sendo assumido pelo Conselho Mundial de Igrejas anos mais tarde, estendendo-o para incluir a data da morte São Francisco de Assis. O Papa Francisco, em sintonia com o Patriarca Ecuménico Bartolomeu I, instituiu para a Igreja Católica este Dia de Oração 2015, dando força e consistência a um movimento global para renovar a relação com o Criador e a Criação. É uma iniciativa profundamente ecuménica.Com a morte do Papa Francisco e a eleição de Leão XIV, havia algumas dúvidas sobre a forma como o novo Papa iria encarar este Tempo. Ele desfez todas as dúvidas quando, a 30 de junho, publicou a Mensagem para o X Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, a ser celebrado a 1 de setembro. Em ano de Jubileu, deu-lhe o título: ‘Sementes de Paz e Esperança’. O seu conteúdo tornou inequívoco o compromisso de continuidade do novo Papa em relação aos compromissos assumidos pelo Papa Francisco. Termina: ‘A encíclica ‘Laudato Si’ acompanha a Igreja católica e muitas pessoas de boa vontade desde há dez anos: que ela continue e inspirar-nos, e que a ecologia integral seja cada vez mais acolhida e partilhada como caminho a seguir’.
--------
4:59
--------
4:59
A paixão de Nuno Archer pela educação e pelo «magis» de cada pessoa - Emissão 11-09-2025
Nuno Archer é um apaixonado pela educação – não só peloprocesso educativo em si, mas pela promessa que cada pessoa carrega. Identificá-lo como educador é uma realidade que conjuga, na sua vida, com a investigação e como trabalho de equipa em contextos diferenciados.No seu trajeto as referências e as situações de abertura aomundo: o voluntariado, a procura de soluções, a amizade com pessoas muito diversas e de diferentes contextos, a importância da palavra e o desejo de crescer, em sabedoria e abertura. Nuno Archer nunca quis deixar de aprender, nunca quis que as pessoas com quem partilha os seus caminhos deixassem de aprender, porque vidas e lugares de ensino e aprendizagem – acredita – podem ser muito mais do que regras ou conteúdos de aprendizagem. Nada é limite quando o trabalho é conjunto e quando um aluno encontra uma pessoa referência, um docente «louco» por si, que lhe afirma diariamente o otimismo e a participação a que cada pessoa é chamada.
--------
31:59
--------
31:59
LUSOFONIAS - Acutis e Frassati
Tony Neves, na Praça de S. Pedro - RomaDois jovens. Ou melhor, um adolescente e um jovem. Ambos mostraram ter uma Fé à prova de tudo. De nacionalidade italiana, cada um no seu tempo (Frassati – 1901-1925; Acutis – 1991-2006), na sua terra (Frassati – nasceu e faleceu em Turim; Acutis – nasceu em Londres – faleceu em Monza), puseram a render os seus próprios talentos.O Papa Leão juntou-os na mesma celebração, a 7 de setembro, para os declarar Santos. A cerimónia de canonização fez abarrotar a Praça de S. Pedro, como era de esperar. Fui cedo, para me submeter aos controlos na entrada da Praça. Enormes filas foram lugar de encontros, de conversas amenas, até de canções. Os rostos, tão plurais nas suas origens e cores, eram o símbolo de uma Igreja sem fronteiras.A Celebração foi longa, mas vivida com participação e dignidade. O momento mais esperado era o da canonização, e assim aconteceu, sucedido por uma enorme ovação que ecoou pela Praça e imediações e foi amplificado pelos media ali presentes.