Agência ECCLESIA

Agência ECCLESIA
Agência ECCLESIA
Último episódio

750 episódios

  • Agência ECCLESIA

    «Para além do algoritmo» - Jornada da Pastoral da Cultura - Emissão 174-01-2026

    22/1/2026 | 32min
    «Para além do algoritmo» é o tema que hoje vai estar emanálise na Jornada da pastoral da Cultura. Quer este encontro, organizado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Socais da Igreja católica, quer refletir sobre o papel da Inteligência Artificial (IA) ao serviço da pessoa humana e da sociedade.
    Indica a organização que o desenvolvimento e a utilização daIA devem defender a dignidade humana e promover o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade. Nesse contexto, a inteligência humana torna-se mais claramente compreendida como uma faculdade que faz parte integrante da forma como a pessoa, como um todo, se relaciona com a realidade. Um envolvimento autêntico requer abraçar toda a amplitude do ser: espiritual, cognitivo, corporal e relacional, apresenta a organização. Esta manhã vamos escutar Isabel Alçada Cardoso, diretora do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, conhecer declarações de D. Nuno Brás, responsável pela comissão que organiza e propõe o encontro, e partilhar algumas reflexões que o professor universitário Miguel Oliveira Panão sobre os desafios da Inteligência Artificial.
  • Agência ECCLESIA

    LUSOFONIAS - A forja dos futuros missionários

    16/1/2026 | 4min
    Tony Neves, em Ngoya, Obout e MbalmayoSou um bom pagador de promessas, prometi e cumpro! A viagem de Bertoua para Yaoundé foi digna de início de crónica. Os primeiros 108 kms, de Bertoua até Abong Mbang decorreram sem grandes percalços, viajando dentro de uma Toyota pensada para nove lugares. A condução pareceu-me responsável e em duas horas chegamos, depois de passar por Doumé, sede da Diocese fundada pelos Espiritanos.Mas, de Abong Mbang a Yoaundé tive direito a 223 longos kms, com muitos camiões em sentido contrário, ora carregados de troncos, ora com enormes contentores. Aí o chauffeur quis mostrar toda a sua classe e fez ultrapassagens e mais ultrapassagens, daquelas que não passam em nenhum exame de código. Eu ia no lugar da frente e só imaginava aqueles grandes camiões a entrar pela nossa carrinha adentro. Várias vezes perdi a respiração, mas voltei a ganha-la quando olhava para o lado e via o motorista feliz a consultar o seu telemóvel.Devo confessar que, apesar de tudo, estas viagens enchem-me as medidas pela alegria que noto nas pessoas que percorrem a pé as estradas, pelas crianças que brincam nas aldeias, pelos mercados de rua que correspondem, mais ou menos, ao número de casas, pela beleza das paisagens que ganham novo colorido quando se aproxima o pôr do sol.Há na estrada muitos camiões, carros, motas e pessoas a pé. Vê-se muita mandioca a secar junto à rua ou à venda. O mesmo se diga de carvão, inhames, lenha. Há muita banana, sendo a maioria para cozinhar. A aproximação das aldeias é anunciada pelas mangueiras enormes, infelizmente sem fruto nesta época. Os palmeirais e milheirais são frequentes, assim como os campos de mandioca e as plantações de cacau. Há muitas árvores, na maioria, altas e esguias, dando elegância à paisagem que pinta o céu de verde ondulante... O verde é, sem concorrência possível, a cor predominante da paisagem por onde quer que andemos. Nas estradas de terra batida há que destacar também o laranja da terra que está no chão ou voa sob a refinada forma de poeira. É igualmente simpático ver o povo sentado à sombra da soleira da porta e debaixo de enormes mangueiras em alegre cavaqueira.
  • Agência ECCLESIA

    A certeza de João Luís Fontes que as Igrejas se constroem em conjunto e não por oposição - Emissão 15-01-2026

    15/1/2026 | 32min
    João Luís Fontes, professor de História e investigador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, católico envolvido com o movimento ecuménico desde o final dos anos 90, tem procurado, em especial junto dos jovens, a promoção de sinais de unidade que possam dar credibilidade às Igrejas, mostrando a relevância de Jesus hoje nas suas vidas e na sociedade.
    A zona rural do patriarcado de Lisboa marca o seu crescimento. O destino traçado para o trabalho no campo foi contrariado pelas professoras, que tiveram de convencer o pai, pois viram nele a capacidade e o gosto de estudo. Também nos anos em que foi catequista gostava mais dasperguntas dos adolescentes do que da ‘doutrina’ dada às crianças.
    A pastora Eva Michel, da Igreja Presbiteriana, antes aindadas músicas e das semanas na Comunidade Ecuménica de Taizé, semearam no adolescente, que em A-dos-Cunhados nunca tinha ouvido falar de outras Igrejas cristãs, a possibilidade de construir em conjunto, evidenciando os pontos comuns que encontram em Jesus um caminho de comunhão.
    Com investigação sobre a Idade Média e em História Medieval, João Luís Fontes foi às raízes do Cristianismo para desconstruir o «sempre foi assim» e para ali encontrar, para hoje, caminhos para ser cristão e formas de pertença e aproximação aos caminhos de Jesus.
  • Agência ECCLESIA

    Os lugares de escuta na Igreja Católica– Emissão 11-01-2026

    12/1/2026 | 32min
    O padre Tiago Freitas, docente da Faculdade de Teologia da UCP, defendeu que o atual processo sinodal deve integrar o contributo de quem vive a fé de forma “frágil”, “silenciosa” ou à margem das comunidades tradicionais. “É preciso perceber até que ponto Deus fala e o Espírito trabalha naqueles interstícios, naquelas zonas de fronteira, e como integrar nesse processo os crentes nominais e os não crentes que procuram a verdade”, indicou, em entrevista à ECCLESIA. O sacerdote apresenta o seu novo livro, ‘Quando os Cristãos (não) sentem a fé’ (UCP Editora), que nasceu de uma inquietação partilhada com o cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo.
  • Agência ECCLESIA

    Sinodalidade na diocese de Beja - Emissão 10-01-2026

    10/1/2026 | 32min
    O programa Ecclesia aborda hoje o II Encontro Sinodal Nacional que reúne em Fátima responsáveis dos vários organismos católicos para avaliar o último ano e definir implicações pastorais dos processos de escuta em curso.
    O encontro vai desenvolver o tema geral ‘Da escuta à missão:espiritualidade sinodal e implicações pastorais’ e pretende ser um momento de partilha sobre a implementação das orientações do Documento Final, publicado em outubro de 2024, resultado do processo conduzido na Igreja católica entre 2021-2024.
    Esta manhã vamos conversar com Clara Palma, da diocesede Beja, que naquele território tem desde a primeira hora, acompanhado a escuta, a proposta e a implementação deste processo que diz, é transformador da ação e da presença da Igreja.

Mais podcasts de Religião e espiritualidades

Sobre Agência ECCLESIA

Agência de informação da Igreja Católica em Portugal
Sítio Web de podcast

Ouve Agência ECCLESIA, Desert Fathers with Bishop Erik Varden e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Informação legal
Aplicações
Social
v8.3.0 | © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 1/23/2026 - 8:43:53 AM