Agência ECCLESIA

Agência ECCLESIA
Agência ECCLESIA
Último episódio

762 episódios

  • Agência ECCLESIA

    LUSOFONIAS - Yaoundé e suas largas periferias

    13/2/2026 | 5min
    Tony Neves, em Yaoundé e periferiasAterrei em Yaoundé e fui levado até à Casa Provincial dos Espiritanos, no centro desta capital camaronesa. Pelo caminho, um tráfico impossível e indisciplinado, que nem sequer os semáforos respeita. O trânsito está sempre engarrafado, dia e noite, pois a cidade não dorme.  Somos constantemente ‘picados’ pelo enxame de motos que nos ameaçam por todos os lados. Há sempre diante dos nossos olhos uma mancha amarela, os incontáveis táxis, quase todos Toyota Yaris. Passamos junto da Catedral, que tive a alegria de visitar no último dia. É uma cidade enorme (sempre que perguntei pela população, recebi respostas de 3 a 6 milhões de habitantes! – não há estatísticas que resistam a um crescimento tão acelerado como descontrolado!), com comércio em todos os passeios, ruas serpenteando nas inúmeras descidas e subidas, a merecer ser chamada a ‘cidade das sete colinas’ (equiparando-a a Roma e Lisboa, apelidadas com o mesmo título!). A cidade está sempre sob uma nuvem de fumo, resultante da poluição automóvel, mas também das queimadas de lixo em plena rua.Tive a alegria de visitar três das paróquias onde os Espiritanos trabalham. Comecei por sair do centro e ir até Yeg Asi, paróquia já em contexto rural, numa área de muita plantação de cacau. Além das celebrações e reuniões na comunidade paroquial, tive a possibilidade de presidir a um funeral segundo os ritos tradicionais e católico. Faleceu um senhor de 52 anos, que deixou viúva e cinco filhos. Morreu em novembro e esteve na morgue até meados de janeiro, dando tempo ao cumprimento de todos os ritos tradicionais. O funeral foi na aldeia, junto à residência. Houve missa, sepultamento em frente à casa e, depois, comida e bebida para uma multidão de povo que ali se concentrou.
  • Agência ECCLESIA

    A procura de Deus em Auschwitz e nos dias de hoje, com o padre João Gonçalves - Emissão 12-02-2026

    12/2/2026 | 32min
    «O que é o Homem?»; «Como podemos conciliar a barbárie com a existência e a presença de Deus?»; «Deus esteve em Auschwitz?» Estas foram algumas das perguntas iniciais do padre João Gonçalves quando se propôs escrever uma tese a partir de Auschwitz, o campo de concentração onde morreram milhões de pessoas durante o regime nazi, na Alemanha, entre os anos 1939-1945.
    Como companheiros, o jovem padre encontrou na literatura racional de Elie Wiesel, nas memórias de Primo Levi ou de Dietrich Bonhoeffer, e na prosa poética orante de Etty Hillesum, pistas para afirmar que se pode falar de Deus em Auschwitz, porque ali se rezou. O sacerdote da Diocese do Funchal diz mesmo que em Auschwitz, Deus foi novamente crucificado e gaseificado, como aconteceu a tantos pequeninos e frágeis.
    Mas o livro «De profundis – pensar e acreditar em Auschwitz»não se circunscreve a um período histórico; ele quer dialogar com o tempo atual e reconhecer nos «refugiados, vítimas da guerra, pobres indevidamente repatriados, vítimas de ditaduras horrendas e escravos contemporâneos» umcaminho para que a ética reclame caminhos de intervenção na vida dos homens. Esta publicação, e o seu autor, reclama ainda um diálogo da Teologia com a Literatura e com a vida das pessoas, sob pena de os «teólogos ou crentes saberem mais das coisas do outro mundo do que deste» e falarem para anjos.
  • Agência ECCLESIA

    Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, com a irmã Maria Manoel - Emissão 07-02-2026

    12/2/2026 | 32min
    Assinala-se o Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas a 8 de fevereiro, na memória liturgia de Santra Josefina Bakhita, uma religiosa sudanesa que foiescravizada aos sete 7 anos e tornou-se um símbolo universal do compromisso da Igreja contra o tráfico de pessoas.
    Em Portugal a Comissão de apoio às vítimas de tráfico de pessoas assenta no trabalho tantas vezes silencioso de religiosas, de diferentes mas poucas congregações religiosas, que em rede e parceria com as autoridades civis, denunciam, acompanham e acolhem as vítimas no nosso país.
    A irmã Maria Manoel, da congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, fala-nos deste trabalhoque realizam.
  • Agência ECCLESIA

    LUSOFONIAS - Dóceis na Vida Consagrada

    06/2/2026 | 4min
    Tony Neves, na Basílica de S. Pedro, em RomaA Festa da Apresentação do Senhor, a 2 de fevereiro, é a Jornada Mundial da Vida Consagrada. O Papa Leão, pela primeira vez, convocou as Consagradas e os Consagrados para a Eucaristia na Basílica de S. Pedro. Estas são as celebrações que tento não perder e, por isso, lá estive.A primeira nota digna de realce é a quantidade enorme de Padres, Irmãs, Irmãos e membros de Institutos Seculares que corresponderam ao convite do Papa e encheram a Basílica de S. Pedro. Igualmente notável foi a homilia de Leão XIV. Deu continuidade à reflexão que fizera no Jubileu da Vida Consagrada, a 9 de outubro, na Praça de S. Pedro. Nessa manhã, lembrou: ‘’Pedir’, ‘procurar’, ‘bater’ – os verbos da oração usados pelo evangelista Lucas – são para vós atitudes familiares, habituados que estais, dóceis à ação de Deus, a pedir sem exigir, praticando os conselhos evangélicos’. Disse adiante: ‘Para ser verdadeiramente feliz, o ser humano precisa de experiências de amor consistentes, duradouras, sólidas, e vós, com o exemplo da vossa vida consagrada, como as árvores frondosas, podeis espalhar pelo mundo o oxigénio desta forma de amar’. Terminou a homilia do Jubileu com palavra de Paulo VI: ‘Sede verdadeiramente pobres, mansos, famintos de santidade, misericordiosos, puros de coração e daqueles graças aos quais o mundo conhecerá a paz de Deus’.
  • Agência ECCLESIA

    A Fraternidade Humana com o Xeque David Munir e com o padre Adelino Ascenso - Emissão 31-01-2026

    02/2/2026 | 32min
    Antecipamos o encontro sobre a fraternidade humana, agendado para o próximo dia 4 de fevereiro no assinalar sete anos da declaração que ficou conhecida como documento de Abu Dhabi.
    O Papa Francisco e grande imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, assinaram o Documento sobre a Fraternidade Humana emprol da Paz Mundial e da Convivência Comum, que condena o terrorismo e a intolerância religiosa.
    Sete anos depois esta data vai ser celebrada e atualizadacom um encontro em Coimbra, que junta cristãos e muçulmanos para afirmar hoje o abraço do ocidente e do oriente.
    Antecipamos nesta manhã esse momento e recebemos o padre Adelino Ascenso, missionário da Boa Nova e responsável pela Subcomissão para o Diálogo Inter-Religioso da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização,pertencente à Conferência Episcopal Portuguesa. Junta-se neste diálogo o Xeque David Munir, líder religioso muçulmano português, atual imã da Mesquita Central de Lisboa e Conselheiro Religioso da Comunidade Islâmica de Lisboa.

Mais podcasts de Religião e espiritualidades

Sobre Agência ECCLESIA

Agência de informação da Igreja Católica em Portugal
Sítio Web de podcast

Ouve Agência ECCLESIA, Bíblia em um ano (Portugal) e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Informação legal
Aplicações
Social
v8.5.0 | © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 2/16/2026 - 8:37:11 AM