Powered by RND

Agência ECCLESIA

Agência ECCLESIA
Agência ECCLESIA
Último episódio

Episódios Disponíveis

5 de 629
  • LUSOFONIAS - Um a-Deus grato ao Papa Francisco
    Tony Neves, em RomaA sua partida, tão inesperada, pôs o mundo a evocar a grandeza de humanidade do Papa vindo – como ele disse – do fim do mundo. Mais ou menos refeitas do choque inicial, muitas pessoas partilharam o que a vida, palavras e missão deste homem inspiraram e vão continuar a marcar a história.Fui, nestes dias, diversas vezes até à Praça de S. Pedro. À entrada, é impressionante a quantidade de câmaras de TV que enchem a Praça S. Pio X, com todas a apontar para a maior Basílica do mundo, construída sobre o túmulo de S. Pedro. Depois, marcaram-me as lágrimas que vi correr em  tantos rostos, a mostrar que o amor e o reconhecimento não têm fronteiras, tal a diversidade de pessoas que ali vieram prestar uma última homenagem a Francisco.Continuo a processar o que aconteceu nos últimos dias. O domingo de Páscoa foi um dia fantástico, com o Papa a aparecer à varanda da Basílica, a saudar (‘Buona Pascoa!’), e mandar ler a longa e profunda Mensagem pascal ‘Urbi et Orbe’ e, por fim, a dar uma bênção com uma voz sofrida, mas feliz. O que depois mais me cativou foi perceber, pelas movimentações da segurança na Praça, que o Papa viria saudar, de perto, aquela multidão imensa que quis celebrar a Páscoa em Roma, por ocasião do Jubileu da Esperança. Passou pertinho de mim, sorriu para todos, pegou e abençoou bebés e regressou feliz, mas cansado, à Casa Santa Marta, o lar que ele escolheu, desde a primeira hora, para simples residência papal.Foi na companhia dos seus colaboradores mais próximos que ele viveu a tarde da Páscoa. Depois, foi dormir, acordou bem disposto e um inesperado AVC abriu-lhe o caminho para a Casa do Pai, esse lugar de Paz eterna que ele tão bem foi abrindo nos 88 anos de intensa vida por terras da Argentina e de Roma.
    --------  
    4:51
  • Adeus ao Papa Francisco - Emissão 26-04-2025
    No dia em que o mundo se despede do Papa Francisco, conversamos com o vaticanista Octávio Carmo que acompanha em Roma, os passos da cerimónia, os nove dias de luto e sobre o processo vai conduzir até ao conclave quevai eleger o sucessor de Pedro.
    --------  
    32:10
  • O pontificado do Papa Francisco pelos olhos do jesuíta e provincial, o padre Miguel Almeida - Emissão 24-04-2025
    «A realidade é superior à ideia», «o tempo é superior aoespaço» - mais do que máximas, que talvez tenham resultado do discernimento do Papa, estas orientações permitiram a Francisco ler a realidade, aproximar-sepastoral e humanamente de tantas situações e ser olhado por tantos que se aproximaram da Igreja e outros que encontraram nele um líder.Desde segunda-feira que o mundo se despede de uma figura que tendo sido líder da Igreja católica, foi acarinhado, acompanhado, referenciado por tantos que o olhavam à distância e outros que partilhavam a sua simplicidade. Com ele periferias, margem, sinodalidade, discernimento, mastambém pobres e Evangelho se tornaram linguagem comum.Com a morte do Papa que chegou do «fim do mundo», propomos ler o pontificado de Francisco com quem, em Portugal, partilhou também o discernimento proposto por Santo Inácio de Loyola: o provincial da Companhia deJesus em Portugal, o padre Miguel Almeida.
    --------  
    31:13
  • Tradições da Semana Santa no Sardoal - Emissão 12-04-2025
    A semana Santa está ai, e nestes dias importantes nocalendário dos cristãos como preparação para a celebração da Páscoa, as ruas e as manifestações públicas vão anunciando a tradição que se renova a cada ano num casamento entre o sagrado e o profano que aproxima comunidades, mantém a cultura local e chama à coesão social e territorial. Tudo isto acontece no Sardoal, em propostas que a cada ano levam a este concelho do distrito de Santarém, muitas pessoas. Seja com os tapetes de flores, com as procissões e as janelas enfeitadas, seja no concurso que envolve as escolas há mais de 20 anos, a Semana Santa ganha destaque - também aqui no programa Ecclesia nesta manhã em que vamos estar à conversa com o presidente da autarquia António Borges.
    --------  
    32:03
  • LUSOFONIAS - Nos braços abertos do Pai
    Tony Neves, em RomaO Papa Francisco partiu para o Pai nesta Segunda-Feira de Páscoa. Esteve internado de 14 de fevereiro a 23 de março, com uma pneumonia bilateral. Regressou ao Vaticano e foi fazendo algumas aparições públicas onde não dava para esconder a sua extrema fragilidade. Na Catequese para a Audiência Geral da Quarta Feira, 26 de fevereiro, escreveu: ‘o idoso Simeão vê a morte não como fim, mas como cumprimento e plenitude, espera-a como ‘irmã’ que não aniquila, mas introduz na verdadeira vida que ele já anteviu e na qual acredita’. A sua Homilia para Quarta Feira de Cinzas (5 de março) é profética: ‘aprendamos, por meio da oração, a descobrir-nos necessitados de Deus ou, como dizia Jacques Maritain, ‘mendigos do céu’, para alimentar a esperança de que, nas nossas fragilidades e no fim da nossa peregrinação terrena, nos espera um Pai de braços abertos’.Marcou o mundo a sua intervenção oral para a Praça de S. Pedro, durante a recitação do Rosário, na noite de 6 de março: “Agradeço de todo o coração as orações que fazem pela minha saúde desde a Praça, acompanho-vos daqui. Que Deus vos abençoe e que a Virgem vos guarde. Obrigado.".O Cardeal Tolentino Mendonça diria, na Praça de S. Pedro, no Domingo, 8 de março: ‘Que as nossas orações e o nosso afeto estejam próximos ao Papa e que, ao mesmo tempo, nos possamos tornar cada vez mais dispostos a acolher o Magistério da fragilidade e do sofrimento que estamos a receber neste momento do Santo Padre’, ressaltando que o Magistério de Francisco é ‘precioso’ e ‘nos torna responsáveis por acompanhar e cuidar dos doentes, dos pobres e de todos aqueles que sofrem’. Em seguida, o entregou a Maria, ‘guardiã e mestra da esperança que permaneceu fielmente aos pés da cruz de Jesus’: Ela ‘nos ensina a arte de compartilhar fraternalmente o peso da cruz’.
    --------  
    5:46

Mais podcasts de Religião e espiritualidades

Sobre Agência ECCLESIA

Agência de informação da Igreja Católica em Portugal
Sítio Web de podcast

Ouve Agência ECCLESIA, Café Com Deus Pai | Podcast oficial e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Aplicações
Social
v7.16.2 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 5/2/2025 - 4:32:24 PM