Powered by RND

Agência ECCLESIA

Agência ECCLESIA
Agência ECCLESIA
Último episódio

Episódios Disponíveis

5 de 718
  • O renascer firme com vida de Paulo Cunha e Filipa Fernandes - Emissão 15-11-2025
    O programa Ecclesia conversa com Paulo Cunha e Filipa Fernandes que testemunha na primeira pessoa a suahistória de superação, de construção e sonhos.Paulo Cunha fez-me homem ao crescer na rua. Durante 25 anos, as ruas de Lisboa foram a sua casa; os biscates a arrumar carros, a levar o lixo dos cafés e restaurantes foi o seu emprego, as relações que o cuidaram foram a escola de afetos. Desde os 8 anos, quando saiu de casa até aos 33,quando decide aceitar a ajuda da Comunidade Vida e paz. Hoje acompanhado pela esposa Filipa Fernandes, contam a sua historia num livro escrito a dois  «Paulo e Filipa a dois – um renascer firme com vida».
    --------  
    32:05
  • LUSOFONIAS IX - Dia Mundial dos Pobres
    Tony Neves, em RomaFeliz e inspirada iniciativa do Papa Francisco, o Dia Mundial dos Pobres já vai na sua nona edição. Como sempre, o Papa vai presidir a uma grande celebração na Basílica de S. Pedro, este ano enquadrada no programa do Jubileu da Esperança. Na Mensagem, publicada como sempre em dia de S. António, o padroeiro dos pobres, o Papa Leão inspirou-se no Salmo 71 que afirma a confiança inabalável em Deus que nunca dececiona. Recorda que o pobre só confia em Deus porque ‘não conta com as seguranças do poder e do ter; pelo contrário, sofre-as e, muitas vezes, é vítima delas’.Entre as muitas pobrezas que fazem milhões de vítimas, o Papa Leão elege a mais grave: não conhecer a Deus. Pois – como escreveu o Papa Francisco – a pior discriminação que sofrem os pobres é a falta de cuidado espiritual’. Os cristãos, desde muito cedo, ‘quiseram identificar a esperança com o símbolo da âncora, que oferece estabilidade e segurança’. Diz o Papa Leão que ‘a esperança nasce da fé, que a alimenta e sustenta, sobre o fundamento da caridade, que é a mãe de todas as virtudes. E precisamos de caridade hoje, agora’. E deixa ficar muito claro: ‘quem carece de caridade não só carece de fé e esperança, mas tira a esperança ao seu próximo’. É que – diz o Catecismo da Igreja Católica – ‘a caridade é o maior mandamento social’. E os pobres estão no centro de toda a ação pastoral.
    --------  
    5:40
  • A presença de Deus na vida e nos cenários de Luís Santos - Emissão 13-11-2025
    Brincar, explorar, imaginar, construir com as mãos foi o caminho feliz que Luís Santos experimentou para cedo, na sua vida, para perceber que a arte era a sua linguagem. Não sabia como, não sabia onde, mas tinha a certeza que esta habilidade, esta forma de ver o mundo, era um dom de Deus. Não foi no sacerdócio - ainda que essa dúvida o tenha levado durante dois anos ao pré-seminário – mas foi no construir companhia, no descobrir diferentes camadas de um texto a encenar que a sua vocação se consolidou.O caminho foi acompanhado por mestres – Cristina Reis e Luís Miguel Cintra no Teatro do Bairro Alto com a Cornucópia - que ora lhe falavam do valor da palavra, de uma sombra, de uma luz, de um espaço que faz brilhar um momento numa encenação, ora o desafiavam para ampliar o olhar e encontrar Deus em conversas e partilhas.O cenógrafo, hoje também professor, não tem dúvida que “o protagonista invisível” – o cenário - concebido para ser efémero traduz “emoção, presença, memória” e, mesmo depois de desmontado e à espera da próxima encenação, irá dialogar com o espetador.Pela imaginação e pelas mãos de Luís santos já passaram espetáculos musicais como ‘Wojtyla’, ‘Fénix’, ‘Jesus Christ Superstar’ ou ‘Thérèse Martin’, em parceria com Matilde Trocado, mas também ‘O Estado do Bosque’ na Cornucópia, ou o palco no Parque Eduardo VII na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, são exemplos de como os materiais traduzem relações, procuras mas também certezas da presença de Deus.
    --------  
    32:12
  • Jubileu do Mundo do Trabalho - Emissão 08-11-2025
    Queremos hoje associar-nos aos trabalhadores mas a todos que integram o mundo do trabalho. Todas estas pessoas vão hoje também ser invocadas em Roma, na celebração do Jubileu.Neste programa contamos com Deolinda Machado, da Liga Operaria Católica, da diocese de Lisboa. Vamos olharpara a realidade laboral e para os desafios que a celebração deste jubileu quer desencadear.
    --------  
    32:11
  • LUSOFONIAS - O ‘Amou-te’ do Papa Leão
    Tony Neves, em Roma‘Amou-te!’ (‘Dilexi te’), sobre o amor para com os pobres - quase todos os sabemos já -, é a 1ª Exortação Apostólica do Papa Leão XIV, mesmo que esteja afirmado que quem teve a ideia e traçou as traves-mestras do documento foi o Papa Francisco. Já este Papa tinha feito o mesmo com Bento XVI, também publicando ‘A Luz da Fé’ (‘Lumen Fidei’), a 29 de junho de 2013.Quando um Papa publica um documento corre sempre muita tinta nos media tradicionais, nas redes sociais e conversas cruzadas. Se se trata do primeiro, então as ondas são mais altas e bravas e a espuma leva mais tempo a dissolver-se nas águas! ‘Dilexi te’ foi regra, não exceção. Por isso, depois de ter lido e ter sido confrontado com reações e reflexões para todos os gostos, só agora ganhei coragem (e alguma distância) para escrever algo sobre esta Exortação Apostólica.
    --------  
    5:21

Mais podcasts de Religião e espiritualidades

Sobre Agência ECCLESIA

Agência de informação da Igreja Católica em Portugal
Sítio Web de podcast

Ouve Agência ECCLESIA, Café Com Deus Pai | Podcast oficial e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Aplicações
Social
v7.23.12 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 11/18/2025 - 6:39:45 PM