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Bola Preta

Hugo Gomes
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5 de 6
  • Episódio 6 - "Há uma beleza triste na derrota", melancolias e finitudes. Uma conversa com Carolina Serranito
    Somos gerações deprimidas, melancólicas, saudosas de tempos que nunca chegámos a viver. E então, o que fazer com esse desalento acumulado e reprimido? O que exigir dela? O que reclamar? Não há respostas para estes encontros tristes, mas existem encontros que, apesar de tudo, não são em nada tristes. Um deles aconteceu com Carolina Serranito, co-fundadora e programadora do Festival Triste para Sempre, uma mostra de filmes longe do circuito “tear-jerker” ou miserabilista, obras que reflectem a nossa natureza cinzenta, por vezes derrotista, por vezes impotente. Falámos dessa tristeza como ponto de partida e viajámos longe: da animação à gaivota como prato principal, de documentários sobre avós a 'almodramas', e tudo cronometrado para um filme perdido de John Ford na Cinemateca, essa curiosidade cinéfila que desfaz qualquer discurso derrotista que tenhamos tecido até então: porque até aquilo que se perde, encontra-se.Material de ApoioSubmissões (até 31 de dezembro), questões, outras informações da 6ª edição Festival Triste para Sempre: [email protected]ódio-piloto de “Verdade seja Dita” da ETIC: https://www.youtube.com/watch?v=BpsZRbSbhM4Livro “A Existência da Vida” da escritora finlandesa Iida Turpeinen (Livros do Brasil): https://www.wook.pt/livro/a-existencia-da-vida-iida-turpeinen/31914083
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    1:27:55
  • Episódio 5: Cinefilia, a abençoada anomalia … do obsessivo ao paranóico. Uma conversa com Luís Miguel Oliveira.
    Convite feito. Convite aceite. O crítico e programador da Cinemateca, Luís Miguel Oliveira, prepara a sua “Santa Trindade” como oferenda de uma paz cinéfila, e, ao mesmo tempo, sem harmonias nem consensos. Do meu lado, o cinema obsessivo a dar lugar ao cinema paranoico como resposta, dos autores à, realça o convidado, política dos autores (riscar autores se faz favor). Foi assim, naquela tarde rendida ao tempo chuvoso, no Bar 39 Degraus: um pé na boémia, o outro na Cinemateca. “Deveres chamam”, havia alertado Luís. O tempo era curto, mas não interessa, a conversa teria de nascer a qualquer custo. Não foi um combate de boxe, nem algo que valha. Foi, antes, um brinde com copos de imperial — “À decadência!” — porque, neste plano devastado, ou melhor, nas belíssimas ruínas que contemplamos, a cinefilia, a tal anomalia num mundo que nada presta à sua gerência, deve ser debatida, discutida e, muitas vezes, contestada. Contra a consensualidade. Contra o seriado dominante do quotidiano.Material de Apoio“Por Entre Belíssimas Ruínas”, de Luís Miguel Oliveira, no Cinematograficamente Falando …: https://cinematograficamentefalando.blogs.sapo.pt/por-entre-belissimas-ruinas-2316064“Crítica e Consenso”, da autoria de Filipe Furtado, no À Pala de Walsh: https://apaladewalsh.com/2025/10/critica-e-consenso/
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    1:07:30
  • Episódio 4: Depois da Cinemateca, um jantar projectado com VistaVision. Com Samuel Andrade.
    Após um dia de trabalho, Samuel Andrade sai da cabine de projecção da Cinemateca com um único objectivo: jantar. Porém, alguém estava no seu caminho. O encontro gerou outro encontro.“Aonde vamos jantar?” “Aqui, mesmo ao lado; nem é preciso andar muito e ainda ficamos no convívio dos fantasmas da Cinemateca.” Abancamos no fundo da cervejaria, na esperança do mais discreto e sossegado possível. Fomos, contudo, traídos pela compostura daquela noite quente. Depois de solicitarmos o menu, o nosso redor começou a encher-se: cacofonia, tilintar de loiça, brindes avulsos na celebração dos mais diversos tratos. Do nosso canto, o Cinema era parte do cardápio. Samuel havia escrito recentemente um Manifesto pela Salvação da Sala de Cinema, e foi a partir dele que agendamos uma pequena luta armada. Paul Thomas Anderson e o seu “One Battle After Another” serviram de pólvora para o embate. “O streaming não tem piada nenhuma!” Chegámos a um acordo mútuo, entre cavalheiros, cada um com o seu prato, opinando entre garfadas sobre o cinema que relembramos enquanto Cinema: o da sala, e, nos mínimos dos mínimos, o do home video, para destilar os desertores. Cheers.Ler Manifesto aqui: https://filmspot.pt/artigo/manifesto-pela-salvacao-da-sala-de-cinema-14859/
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    1:30:51
  • Episódio 3: Uma tarde sem solidão. Uma conversa com Susana Bessa
    Escrever crítica de cinema é um ato solitário e nem sempre o mais pacífico. São guerras interiores, ideias em combustão, a incessante procura por um espaço “silencioso”, longe dos ruídos e da vida urbana, que, ao contrariar a corrente, libertam a inspiração de que necessitamos… ou assim acreditamos. Foi numa dessas tardes solarengas, com vista para a serra da Arrábida, do outro lado da margem do estuário (engajando o episódio inaugural), que a crítica de cinema Susana Bessa se juntou para uma conversa sobre lutas quotidianas, emoções impressas em textos e representações positivas, como também sobre o inevitável ‘entrar’ na arena sob violência intrinsecamente cultural e o sacrilégio desse ritualizado encontro entre homem e animal. Filme, esse, que no seio desta pequena sociedade chamada “cinefilia à portuguesa”, acabou por gerar um debate politizado e até ético. Alguns lamentos acerca da nossa contemporaneidade emergiram, até porque não se combinou ser rigoroso nem seguir fórmulas (aqui não se fala de cartaz). Nelas revelámos o desgaste e, sobretudo, Vida. Porque escrever crítica é aproximar da nossa Humanidade.
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    1:50:27
  • Episódio 2: O Cinema quer-se nostálgico … ou será aguerrido? Uma conversa com António Araújo.
    Queixamo-nos da falta de criatividade nos estúdios americanos, mas deixamo-nos embriagar por uma ideia de tempo distante, desses que apenas vivem na memória, como prova de uma existência alternativa. António Araújo, figura central do "podcasting" luso-cinematográfico e coautor do livro "Olhar o Medo", viagem ao cinema de terror em português de Portugal, aceitou, numa noite adentro, abordar este flagelo, porta aberta a outras necrofilias, desapropriações, princesas intergalácticas e crianças armadas. Do elevated horror constatamos a ausência: uma batalha sucedendo-se a outra — emotiva, política, cinematográfica — longe das fortalezas pueris do "cinema confortável". A nostalgia matou o cinema político? Acreditamos que sim. Mas quem somos nós para confirmar ciência exacta?
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    1:55:42

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Sobre Bola Preta

"Oh não, mais um 'podcast' de cinema!!" O horror, o horror ... No meio da saturação de vinhetas sobre cinema, estreias e outras constelações previamente alinhadas, vamos conversar, e é exactamente isso que faremos. Uma tertúlia cinematográfica, com a crítica no centro, o Cinema como um todo, e o restante a orbitar, a fervilhar ou a expelir. Contra formalidades: Cinema por "tu", sem filtros nem bandanas.
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