A solidariedade pode ganhar forma de muitas maneiras, seja no gesto de cada pessoa ou pelo trabalho das instituições. Lutam para que a comunidade seja mais forte perante os obstáculos. Fomos conhecer essa luta em dois bairros da área metropolitana: no bairro do Armador, em Lisboa, e na Cova da Moura, na Amadora.
--------
40:04
--------
40:04
Os toques do ringue | Ouvir A Cidade #3
Os ringues de bairro são viveiros de desporto, mas podem ser também uma porta aberta para o encontro de vizinhos. Fazem parte do espaço público que têm múltiplas necessidades e formas de ser pensado. Descobrimos dois ringues que tiveram destinos opostos: um espaço que foi recuperado em Almada e outro convertido em estacionamento em Sintra.
--------
32:02
--------
32:02
O burburinho do autocarro | Ouvir A Cidade #2
As carreiras de bairro procuram ligar as ruas de uma determinada localidade aos serviços locais e a um grande ponto de acesso da cidade. No caso de Lisboa, a Carris tem desde 2017 este tipo de autocarros, uma rede composta por 28 carreiras onde muitos passageiros e motoristas criam relações de afinidade.
--------
31:57
--------
31:57
O ritmo da colectividade | Ouvir A Cidade #1
A vida social de uma cidade muito deve ao trabalho das coletividades e das associações. Apostam em áreas como o desporto ou a cultura para mobilizar as pessoas e os territórios onde estão, força essa que o LPP foi testemunhar no primeiro episódio do podcast Ouvir A Cidade.
--------
30:20
--------
30:20
Os toques do ringue | Ouvir A Cidade #3
Os ringues de bairro são viveiros de desporto, mas podem ser também uma porta aberta para o encontro de vizinhos. Fazem parte do espaço público que têm múltiplas necessidades e formas de ser pensado. Descobrimos dois ringues que tiveram destinos opostos: um espaço que foi recuperado em Almada e outro convertido em estacionamento em Sintra. […]
Ouvir A Cidade é o podcast do LPP/ Lisboa Para Pessoas que procura responder à pergunta: como podemos encontrar-nos na cidade? Num território feito de ruas, praças e edifícios, também dele fazem parte os laços, os encontros e as comunidades. Partimos à redescoberta destes espaços como lugares de união. Olhamos para como a Lisboa Metropolitana conecta pessoas e fomenta um sentido de pertença.