A zona de French Quarter fica no centro histórico de New Orleans, que é uma cidade no estado do Louisiana, nos Estados Unidos da América. A cidade era chamada de Balbancha pelas pessoas Indígenas, que significa “terra de muitas línguas”. Isto porque aquela zona era o maior ponto de comércio da América do Norte, mesmo antes dos europeus chegarem. Devido à sua localização, junto à foz do rio Mississipi, muitos povos diferentes encontravam-se para trocarem mercadorias como peles, sal e alimentos.
Atualmente, New Orleans é conhecida como uma cidade histórica, com uma cultura diversificada e é muito associada à música Jazz e à Soul food, aquela comida Creole e Cajun reconfortante para a alma.
A cidade tem também um lado místico muito forte, é até mesmo considerada a capital do Vodu dos Estados Unidos da América. Outro facto interessante que contribui para este lado místico, é o facto de nos cemitérios os mortos não estarem enterrados no chão, visto que a cidade está a baixo do nível do mar. Em vez disso, os cadáveres são colocados em túmulos em cima do solo, e os cemitérios ficam a parecer umas vilas, que são chamados de Cidades dos Mortos. Mas nem toda a história de New Orleans é fascinante pela positiva, a cidade também está associada a escravatura brutal, temos por exemplo a famosa história da Delphine LaLaurie, que torturava pessoas escravizadas no sótão da sua casa.
O French Quarter, é conhecido como dos pontos mais famosos da cidade. Foi construído pelos Franceses e Espanhóis no século 18, e definitivamente vê-se esta influencia na arquitetura, desde as varandas de ferro cheias de detalhes, aos pátios interiores. O French Quarter oferece zonas residenciais misturadas com zonas de comercio e lazer. As principais zonas são: a Jackson Square, que é o coração do French Quarter. A catedral de St. Louis fica em frente ao parque de Jackson Square, que por sua vez está rodeado de lojas e museus; a Pirate’s Alley, que é considerada das zonas obrigatórias de se visitar devido às lendas de piratas da zona; o French Market, um mercado ao ar livre que oferece uma variedade de produtos e lojas; e a Bourbon Street, uma rua conhecida pela sua vida noturna, que se estende ao longo do French Quarter, que oferece uma variedade de clubes de jazz, restaurantes e bares.
Foi na Bourbon Street que um homem atropelou dezenas de pessoas, e como resultado 14 pessoas foram tragicamente assassinadas.
Este é o caso do Massacre de Ano Novo de New Orleans, onde 14 pessoas foram assassinadas no ano de 2025.
--------------
Os conteúdos apresentados neste episódio foram elaborados a partir da recolha de informações disponíveis na internet. Esta informação foi agrupada a partir de diferentes fontes de forma a apresentar o caso com a maior precisão possível. De qualquer maneira, caso alguma informação não esteja correta ou queiram dar mais contexto em falta sobre o caso, deixem um comentário.
Recursos disponíveis na descrição do vídeo do Youtube.
Obrigada!
--------------
Vídeo disponível no Youtube em https://www.youtube.com/@raizdofungo