Lei da Nacionalidade: "Governo está a cavalgar agenda anti-imigração" do Chega
As alterações à lei da nacionalidade vão a votos esta terça feira. Miguel Poiares Maduro tem dúvidas que nova lei passe no Tribunal Constitucional e lamenta que estratégia de Governo e PSD seja seguir as mesmas medidas do Chega. Já Fernando Medina avisa que opções do PSD vão fazer crescer o Chega e acusa o executivo de estar a "cavalgar a agenda" "anti-imigração" para captar eleitorado. Neste episódio, ainda as conclusões sobre o acidente do Elevador da Glória e a perda de Francisco Pinto Balsemão.
--------
37:44
--------
37:44
Proibição do uso de burca?
Fernando Medina considera que "não há qualquer tema sobre o uso da burca em Portugal", recusa a ligação com a criminalidade e acusa PSD, CDS e Iniciativa Liberal de seguirem a agenda "racista e xenófoba" do Chega. Já Miguel Poiares Maduro defende que ao dizer que não se pode proibir pessoas de estarem completamente cobertas no espaço público por se tratar de toda a religião muçulmana está a alimentar a confusão gerada pelo Chega. Em análise, ainda o apoio do PS à candidatura de António José Seguro.
--------
24:52
--------
24:52
Autárquicas. "Não anunciaria já o início do declínio do Chega"
Fernando Medina considera que o partido Chega é o "grande derrotado da noite" e apesar de concordar, Miguel Poiares Maduro considera que "é cedo" para decretar o regresso do bipartidarismo e o "início do declínio" do Chega. O antigo autarca de Lisboa socialista considera que na capital o discurso contra a presença do Bloco de Esquerda no executivo "foi mais forte" do que o apelo da esquerda ao "voto útil" na coligação liderada por Alexandra Leitão.
--------
23:01
--------
23:01
Flotilha, Orçamento e caso Ivo Rosa
No programa "Conversa de Eleição" desta semana, Miguel Poiares Maduro e Fernando Medina debatem a vigilância ao juiz Ivo Rosa, analisam os cenários de viabilização do Orçamento do Estado para 2026 e comentam as polémicas à volta da Flotilha de Gaza, incluindo a resposta do Governo português
--------
31:04
--------
31:04
Autárquicas. Chega é ameaça para PS e PSD? "Peso pode ter consequências"
Fernando Medina e Miguel Poiares Maduro admitem que peso eleitoral do Chega pode influenciar viragens entre PS e PSD nas autarquias. Sobre a Câmara Municipal do Porto diz que uma a derrota da coligação liderada pelo PSD no Porto terá certamente peso para o partido face as expectativas criadas e Medina admite que há dificuldade para os socialistas em manter a vantagem na presidência da Associação Nacional de Municípios. Neste episódio, ainda as notas positivas e os alertas para as novas medidas para a habitação.
A semana começa com a análise de Fernando Medina e Miguel Poiares Maduro sobre o que se passa no país. Às segundas-feiras é dado o pontapé de saída com a conversa política que faltava. Para ouvir na Edição da Noite, depois das 23h. Conversa de Eleição é um programa com moderação da jornalista Filipa Ribeiro que pode ouvir também em podcast.