Foi na magnífica Sala de Docentes do emblemático Colégio do Espírito Santo, o edifício central da Universidade de Évora, que tivemos o privilégio de conversar com a nossa convidada, Ana Telles — pianista, Professora e atual Vice-Reitora para a Cultura e Comunidade desta universidade.O ambiente não podia ser mais inspirador — e a conversa também não.Num percurso marcado por uma infância rica em afeto, cultura e estímulo intelectual, Ana Telles trilhou um caminho musical de excelência, fortemente influenciado por figuras e instituições de referência em dois continentes. Ao longo desta conversa, partilha connosco a sua visão apaixonada e lúcida sobre o papel da cultura, da música e da educação artística na universidade e na sociedade.Mas é sobretudo no reforço das parcerias estratégicas e institucionais que o seu contributo se revela verdadeiramente singular. Foi graças à sua visão e empenho como Vice-Reitora que se concretizou na Universidade de Évora, em junho de 2025, a realização da 32.ª Conferência da EAS (European Association for Music in Schools) e da 10.ª Conferência Regional da ISME (International Society for Music Education), coorganizadas pela APEM e pela Universidade de Évora, num modelo de cooperação académica exemplar.Ana Telles é uma voz ativa, clara e inspiradora — alguém que constrói pontes entre a universidade, a arte e a comunidade.Não perca esta conversa — um verdadeiro testemunho sobre o poder transformador da música, da cultura e da visão institucional partilhada.
--------
47:47
--------
47:47
Episódio 44 - Cristina Brito da Cruz e Leonor Camburnac
Juntámos neste episódio Cristina Brito da Cruz e Leonor Camburnac para nos falarem do que foi um Projeto pioneiro em Portugal há quase 30 anos e hoje um Programa que toda a gente ligada à música na educação não pode deixar de conhecer, o MUS-E. A história do MUS-E em Portugal nasce de encontros felizes e de sinergias verdadeiramente produtivas que levaram a música e outras manifestações artísticas como a dança e o teatro e muitos artistas a muitas comunidades educativas desfavorecidas. No centro desta ideia está o músico violinista e o grande humanista Yehudi Menuhin que acreditava profundamente ser através do exercício das artes desde a mais tenra infância o meio privilegiado e mais impactante para formar cidadãos mais solidários. As nossas convidadas sabem melhor do que ninguém como tudo aconteceu e partilharam connosco as histórias fantásticas deste Projeto/Programa e como ele próprio também influenciou as suas vidas. Ficamos sempre com a pergunta: porque é que não se replicam mais as coisas boas? Para ouvir nas plataformas habituais.
--------
1:14:33
--------
1:14:33
Episódio 43 - Manon Marques e Carlos Garcia
A Manon Marques e o Carlos Garcia são dois professores incontornáveis na nossa comunidade musical e educativa. Ambos partilham infâncias musicais, ou seja, a música esteve sempre presente nas famílias de cada um. E segundo os próprios, o papel da família de cada um foi determinante, pelo investimento, pela persistência, pelo gosto pela música!Mas os professores com que se cruzaram marcaram também as suas vidas musicais e profissionais enquanto músicos e professores.Atualmente e já há alguns anos a Manon e o Carlos são professores na Escola Superior de Música de Lisboa e foi sobre o curso de licenciatura “Música na Comunidade” que conversámos mais. Um curso inovador, uma forma de abordagem musical única, tanto ao nível dos processos de ensino e aprendizagem como na sua matriz alicerçada nos princípios de arte comunitária, arte como direito e democracia cultural. Vidas e pensamentos que devemos conhecer numa conversa a não perder!
--------
53:01
--------
53:01
Episódio 42 - Ana Isabel Pereira
Ana Isabel Pereira cresceu num meio familiar cheio de música e principalmente a música da voz cantada. A seguir à voz, o seu primeiro instrumento foi o acordeão, depois estudou órgão com o fascínio pela pedaleira, mas finalmente chegou à flauta transversal que considera a sua extensão e o seu instrumento.Estava na faculdade quando terminou o conservatório, licenciou-se em engenharia do ambiente e ainda fez uma pós-graduação em ordenamento do território, e depois ciências musicais e o doutoramento em ensino e psicologia da música. Houve peripécias várias no início da vida profissional, mas graças aos bons professores das várias áreas que apareceram na vida da Ana Isabel a música ganhou e nós todos também!Música, professora, investigadora e atualmente com a responsabilidade da formação profissional de professores de música, a Ana Isabel Pereira transborda alegria, entusiasmo, uma vontade inesgotável de aprender e tudo isto envolto numa calma e tranquilidade atenta e contagiante.Venha ouvir a nossa conversa e deixe-se levar...
--------
56:34
--------
56:34
Episódio 41 - Ana Leonor Pereira
A Ana Leonor Pereira, cantora, professora de canto, formadora de professores, poetisa e uma entusiasta e profunda conhecedora das questões do ensino e da aprendizagem do canto, está connosco desde 2009, data da publicação do seu artigo de referência “A voz cantada infantil: Pedagogia e didática” na Revista Portuguesa de Educação Musical da APEM n.132. Há 10 anos, no lançamento do Cantar Mais, Ana Leonor Pereira abriu o Encontro Nacional da APEM 2015 colocando todos os participantes a aquecer a voz e a cantar! A consistência, fundamentação, energia e alegria do seu trabalho fica bem ilustrada nesta conversa. Foi um prazer. Oiça aqui!
Sobre À MESA NÃO SE CANTA | um podcast da APEM sobre música e educação
Um podcast da APEM sobre percursos de vida e educação. Manuela Encarnação e Eduardo Lopes à conversa sobre o que a vida nos proporciona. Os convidados trazem-nos histórias e a vida na música e educação é o que nos desperta para as conversas e para uma reflexão sobre os grandes detalhes dos percursos de cada um.