Curtas - Viagem a Hokkaido: Arquitectura e Analógico
Nesta primeira Curta, o Gonçalo foge ao clássico roteiro Tóquio-Quioto e ruma a Hokkaido. Falamos de paisagens cruas, caça à arquitectura improvável e prováveis investimentos analógicos pelo caminho.
--------
3:48
--------
3:48
Ep.10 - Fotografia de obra: entre o caos e o registo
Nem só de edifícios acabados vive a fotografia de arquitectura.Fotografar em obra é ver a arquitectura antes de existir. Falamos sobre o desafio de acompanhar diferentes fases, captar a presença humana e lidar com o desgaste do equipamento - mas também sobre o privilégio de registar o instante em que o futuro ganha forma.
--------
26:00
--------
26:00
Ep.9 - Render, foto ou ficção? A Fotografia de Arquitectura na era da AI
Do uso criativo à substituição do fotógrafo, passámos em revista o papel da IA na produção e representação de arquitectura. Falámos também da relação com o projecto, da manipulação de imagem e da necessidade de repensar autoria e autenticidade.
--------
33:30
--------
33:30
Ep.8 - Uma Reportagem com... Ivo Tavares
Estreamos a nova rubrica “Uma Reportagem com…” e para abrir recebemos o fotógrafo de arquitetura Ivo Tavares, que dispensa apresentações: olhar apurado, energia inesgotável e muitas histórias para contar.Neste episódio mais longo que o habitual, mergulhamos numa reportagem escolhida pelo próprio, explorando como constrói narrativas visuais e os bastidores que normalmente ficam fora de cena. E claro… deixámos o micro ligado tempo suficiente para provar que o Ivo tem sempre mais uma boa resposta na manga.
--------
1:00:50
--------
1:00:50
Ep.7 - Photoshop ou Magia? - Onde traçar a linha na edição
Neste episódio debatemos até onde se pode (ou deve) ir na edição e pós-produção de fotografia de arquitetura. Do analógico ao digital, do bracketing à remoção de elementos, discutimos os métodos de cada um. Afinal, é arte, truque ou simplesmente bom trabalho?
Um podcast de quatro arquitectos e fotógrafos de arquitectura sobre fotografia, rolos, edifícios e obsessões. "Grande Angular", porque a amplitude de temas é grande (mesmo que a lente nem sempre apareça).