PodcastsArteAntes de Morrer

Antes de Morrer

Francisco Mota Saraiva e João Dinis
Antes de Morrer
Último episódio

10 episódios

  • Antes de Morrer

    Mataram a Cotovia

    27/1/2026 | 1h 17min
    Partindo da máxima que diz que é pecado matar uma cotovia, Francisco Mota Saraiva e João Dinis põem de lado as armas e a sua genial pontaria, propondo-se, contudo, a serem precisos a derrubar o preconceito e a salvarem todas essas aves que têm apenas por propósito cantarem-nos belas melodias.
    Narrado com a singularidade da voz de uma criança, “Mataram a Cotovia” (1960), de Harper Lee, livro frequentemente alvo de censura, seja pela sua abordagem ao racismo e aos direitos civis, à violência sexual, à desigualdades sociais, ou pelo uso de calão e expressões cruéis, faz-nos regressar ao tempo anterior à formação do conceito – à infância, à inocência, à pureza; ao que está precisamente no início do caminho percorrido desde o conceito até ao preconceito.
    Infelizmente, quando a injustiça acontece – quando essas coisas más acontecem! – parece que só as crianças é que choram e que os adjectivos não são suficientes para amenizar a dureza dos substantivos.
    De chorar por mais é também o pipiar inadjectivável do espumante servido neste episódio: um Murganheira, Grande Reserva, bruto, de 2006, impossível de qualquer juízo de censura.
  • Antes de Morrer

    O Retrato de Dorian Gray

    20/1/2026 | 1h 6min
    Francisco Mota Saraiva e João Dinis, quais Narciso diante do espelho, vendem a sua alma ao diabo para nos falarem novamente sobre o que mais gostam: livros, vinho e morte; e “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde, publicado em 1891, dá o mote neste dia de nevoeiro em que ficamos a conhecer o extraordinário e belo jovem Dorian Gray que, influenciado por um homem mais velho e imoral, Lord Henry Wotton, se predispõe a uma ideia de arte e sensualidade.
    Num esconso quarto de sótão, um quadro envelhece, revelando cada um dos pecados de Dorian enquanto este se mantém jovem e bonito. Até quando?
    Os nossos anfitriões não estão para censuras e julgamentos e servem-nos um belíssimo Lupucinus, do Douro, de 2021, e que entra muito bem com um cozido à portuguesa. Como disse Oscar Wilde, no leito da sua morte, estamos a «viver acima das nossas possibilidades».
  • Antes de Morrer

    A Fera na Selva

    13/1/2026 | 1h 3min
    Francisco Mota Saraiva e João Dinis (irritado!) são assaltados, numa tarde de chuva, com sabor a castanhas, pela fera na selva.
    Publicada em 1903, “A Fera na Selva”, do escritor norte-americano Henry James, é a história de um segredo, de uma fatalidade, o prodigioso relato de um homem a quem nada neste mundo havia de acontecer embora toda a vida se tenha preparado para isso.
    Um livro em que nada de relevante sucede até sermos finalmente tomados pelo fechar da última página e nos darmos conta que já não somos iguais e que a literatura fez algo de extraordinário connosco quando menos esperávamos.
    Isso ou um belíssimo Pontual – Grande Reserva, do Alentejo, de 2021(um Alicante Bouschet que, devemos dizer, é tanto para homens como para mulheres).
  • Antes de Morrer

    O Deus das Moscas

    06/1/2026 | 1h 3min
    Bom Ano! Francisco Mota Saraiva e João Dinis, perante a ausência completa de adultos, entram em 2026 ligeiramente tocados pela soturnidade e pela melancolia do regresso à infância, à procura de um Deus qualquer que lhes cale o medo e lhe acalente a esperança, não apenas para o novo ano, mas também para Humanidade.
    Depois da recusa de mais de 20 editoras, William Golding, veterano da II Guerra Mundial e pessimista assumido, publicou, em 1954, “O Deus das Moscas” – um retrato fortíssimo, inteligente e acutilante sobre a ordem e o poder e a decadência das sociedades modernas.
    Uma parábola construída a partir de um conjunto de crianças rapazes que se encontram sozinhos numa ilha e que lutam pela sua sobrevivência e sentido de existência.
    Para este episódio, convidaram Hitler, John Locke e um rapazinho chamado Piggy, à roda de um clássico vinícola, um Esporão, branco, reserva, de 2024, e servido nuns copos magníficos oferecidos pela sua amiga Sofia.
  • Antes de Morrer

    Admirável Mundo Novo

    30/12/2025 | 1h 18min
    Francisco Mota Saraiva e João Dinis preparam-se, antes de morrer, para a distopia “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, obra maior do autor inglês, originalmente publicada em 1932, e visão quase profética.

    Partindo de uma passagem de “A Tempestade”, de William Shakespeare, esta é uma das grandes parábolas do nosso tempo sobre a desumanização em que o progresso da biologia, da fisiologia e da psicologia tomam conta do Homem, subjugando-O.

    Qual o preço a pagar? Soma, sucedâneos de paixão violenta, ácidos, LSD e um Eddies Blend, tinto, do Douro, de 2021, cuja escolha ficou a cargo de Eurico (não confundir com Euriolando). Ah! Substituíram-se as Paez por botas Timberland.

Mais podcasts de Arte

Sobre Antes de Morrer

Podcast sobre livros para ler... antes de morrer.
Sítio Web de podcast

Ouve Antes de Morrer, O Homem Que Comia Tudo e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Informação legal
Aplicações
Social
v8.3.1 | © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 2/1/2026 - 7:28:32 AM